Boletim Informativo Nº 28/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 12 de julho de 2009

 O Mundo É de Deus
“Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém.” Salmo 50:12.

Aqui está um texto que nos fala do mundo como propriedade de Deus. Ou seja, a natureza criada pertence a Deus. O salmista reconhece que as ofertas a Deus, feitas pelos homens, são na verdade dádivas de Deus aos homens. Diz ele: “Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém.” (Salmo 50:12). O salmista ensina que devemos entender que as nossas ofertas para Deus são originariamente dádivas de Deus para nós. Agora, o salmista apresenta também a pergunta se Deus come carne de touros: “Acaso, como eu carne de touros?” “Ou bebo sangue de cabritos?” Responde ele: “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo.” (Salmo 50:13,14). São palavras que esclarecem e orientam o cristão em sua prática de culto. Por que o salmista usa a expressão “o mundo é meu?”. Será que existem coisas que não pertençam a Deus? Certamente não existem. Somente o pecado, fruto da desobediência humana, fica fora do relacionamento com Deus. É triste afirmarmos, mas há aqueles crentes que pensam que algumas coisas são do diabo. Os cristãos que reconhecem a providência de Deus não podem pensar assim. A terra e tudo o que nela se contém são de Deus (Salmo 24:1). Este versículo 12 do Salmo 50 reflete a verdadeira orientação para a essência do nosso culto a Deus. Numa sociedade influenciada pela vantagem na troca é preciso entender que culto a Deus não pode haver troca. Esta santa instrução sobre o mundo como propriedade de Deus, fundamentada na orientação divina revelada na palavra é fundamental para nossa compreensão da essência do culto. O salmista destaca o que precisa estar em apreço: o mundo é propriedade de Deus. Vamos aqui destacar como se pode tornar prático o ensino de que o mundo é de Deus, observando que, em primeiro lugar, o mundo não é mau em si mesmo (Salmo 50:12). Os reformadores se preocuparam em mostrar que este mundo foi criado por Deus e, depois de terminada a obra de criação, “viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31). Isso significa que os problemas do cristão não são com o mundo em si, mas com o estrago feito nele pelo pecado. Uma das conseqüências do pecado foi a terra ser amaldiçoada por Deus (Gênesis 3:17-19). Em segundo lugar, o mundo pode ser compreendido (Salmo 50:12). Para a ciência poder se desenvolver era fundamental as pessoas acreditarem realmente que o mundo poderia ser compreendido, isto é, o estudo da natureza pode nos levar à obtenção de um conhecimento verdadeiro sobre ela. Enquanto a Igreja Católica cria que toda a verdade, em todas as áreas do conhecimento humano, tinha sido confiada à igreja, os protestantes diziam que toda a autoridade estava na Escritura. Em terceiro lugar, o mundo precisa ser visto dentro da doutrina da providência (Salmo 50:12). Como Deus não somente criou o mundo, mas também reina sobre ele de forma ininterrupta, há uma ordem no universo. Por isso, não é errado procurar padrões e leis.

Aniversariantes

Dia 17 Marcel de Sales Macêdo Carneiro, telefone 3563 4597.
Dia 18 Izaías Miranda dos Santos, telefone 8187 4815.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

6º Encontro de Casais

A Igreja Presbiteriana Iawé Nissi e a 1ª Igreja Presbiteriana do setor “P” sul realizarão nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2009, no Privê Thermas Hotel, Caldas Novas, GO, o já tradicional Encontro de Casais. O preletor será o reverendo Misael Nascimento. Maiores informações com Anderson e Sirlene pelo telefone 3963 5681.

Resoluções do Conselho

– Toma-se conhecimento do desejo do reverendo José Reinaldo exercer o pastorado auxiliar nesta igreja. O Conselho resolve indeferir pedido por já haver convidado o reverendo Djalma para a plantação da Igreja Presbiteriana no Areal.
– Resolve-se conceder férias ao reverendo Sandro no mês de julho.

Herói, Só Existe Um

Adolescente, você está convidado para ouvir muitas histórias sobre o verdadeiro herói e suas façanhas nos dias 13 a 18 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 250,00. Informações pelo telefone 3244 4049. Não perca esta chance, peça para seus pais, chame seus amigos e venha!

Federação de UPH

No domingo dia 19 de julho, no período da Escola Dominical, receberemos a visita de uma comissão da Federação do Trabalho Masculino do PRDF. Na ocasião será apresentada a agenda de atividades e os projetos para os membros da nossa UPH. Compareça e abrace esta iniciativa.

IPB 150 Anos

Este é um ano especial na história de nossa igreja — completamos 150 anos. As celebrações do sesquicentenário encerrar-se-ão, oficialmente, no Rio de Janeiro, onde serão realizados dois grandes eventos: Culto de Gratidão, no dia 12 de agosto, às 19h30, na Catedral Presbiteriana. O pregador será o reverendo Roberto Brasileiro. E, no dia 29 de agosto, às 15h, na Praça da Apoteose, será realizada a Cruzada Nacional de Ações de Graças e intercessão pelas famílias.

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do Sesquicentenário a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias Comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Reserve a sua na secretaria da igreja.

Informativo da Escola Dominical

No próximo domingo, dia 19, haverá classe única. A palestrante, irmã Guiomar, da Igreja Presbiteriana Alvorada, trará um estudo com o tema “A Glória de Deus”.

VIII Simpósio

Convide seus amigos e parentes para participarem do Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça”, nos dias 20 a 25 de julho, às 20h, aqui na 3ª IPT. Participe você também deste período de comunhão e avivamento trabalhando nas equipes de recepção, intercessão, secretaria, cafezinho, departamento infantil ou louvor.

Acampamento dos Homens

A Federação do Trabalho Masculino do PTAN convida todos os homens da 3ª IPT para participar de um momento de estudo da Palavra de Deus, lazer e comunhão no Sítio Maranata, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Investimento de R$ 60,00. Maiores informações com Sandoval, secretário executivo.

País de Oração: Fed. dos Est. da Micronésia

Localização Oceania
Capital Palikir
Extensão territorial 702 Km2
Idioma Inglês e línguas locais
População total 111.594 habitantes
PIB 253 milhões de US$
Moeda Dólar americano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados