Boletim Informativo Nº 29/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 19 de julho de 2009

 Todo Ser Humano é Portador da Imagem de Deus
“Com ela (a língua), bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela (a língua), amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” Tiago 3:9.

Aqui está um texto que nos fala do ser humano como portador da imagem de Deus. Ou seja, o ser humano é moeda de cunhagem divina. O apóstolo Tiago reconhece que todo ser humano é portador da imagem de Deus. Diz ele: “Com ela (a língua), bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela (a língua), amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tiago 3:9). O apóstolo Tiago ensina que devemos entender que todo ser humano é portador da imagem de Deus. Agora, o apóstolo apresenta também as feras, as aves, os répteis e os seres marinhos como domáveis: “Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano.” Acrescenta ele: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” (Tiago 3:7,8). São palavras que esclarecem e orientam o cristão em seu uso da língua. Por que o apóstolo usa a expressão “feitos à semelhança de Deus?”. Será que existem seres humanos que não sejam portadores da imagem Deus? Certamente não existem. Mas, existem seres humanos mergulhados no pecado, de tal forma, que ofuscam a imagem de Deus neles. É triste afirmarmos, mas há aqueles que pensam que podem dizer o que quiserem do seu semelhante. Os cristãos que reconhecem a imagem de Deus nos outros, não podem pensar assim. Todo ser humano é portador da imagem de Deus (Tiago 3:9). Este versículo 9 do capítulo 3 da carta de Tiago reflete a verdadeira orientação para o nosso entendimento sobre a imagem de Deus. Esta santa instrução sobre o ser humano como portador da imagem de Deus, se fundamentada na orientação divina revelada na palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da essência da vida. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: todo ser humano é portador da imagem de Deus. Vamos aqui destacar como se pode tornar prático o ensino de que o ser humano é portador da imagem de Deus, observando que, em primeiro lugar, até mesmo aqueles que não são cristãos são feitos à imagem e semelhança de Deus (Tiago 3:9). Os reformadores se preocuparam em mostrar que os não cristãos foram criados por Deus e, isso significa que eles também têm capacidade para criar boa ciência, boa cultura e boa arte. Assim lemos: “viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31). Isso significa que, embora não sejam alvos da graça especial, são sim, alvos da graça comum, isto é, a graça de Deus que concede talentos e habilidades para todos. Em segundo lugar, apesar dos efeitos do pecado, Deus é quem sustenta o mundo e refreia o mal (Tiago 3:9). É Deus quem faz “nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Se os ímpios, quando produzem boa cultura, são capacitados por Deus para isso, por que não podemos aproveitar aquilo que é realmente bom? Em terceiro lugar, as criaturas todas são movidas com a virtude do Espírito de Deus (Tiago 3:9). Calvino diz: “Deus não cessa de encher, vivificar e mover desse mesmo Espírito todas as criaturas.”

Aniversariantes

Dia 19 Rosemary Novais Neto, telefone 3352 0126.
Dia 21 Anderson Luís Santos Martins, telefone 3352 0200.
Dia 21 Anielly Luiza Silveira Nunes, telefone 8427 0591.
Dia 22 Elaine Cristina Souza da Silva, telefone 3526 9141.
Dia 22 Luana da Silva Gama Marques, telefone 3526 9141.
Dia 24 Davi Almeida Rodrigues, telefone 3352 7649.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Federação de UPH

Hoje, dia 19 de julho, no período da Escola Dominical, receberemos a visita de uma comissão da Federação do Trabalho Masculino do PRDF. Na ocasião será apresentada a agenda de atividades e os projetos para os membros da nossa UPH. Compareça e abrace esta iniciativa.

IPB 150 Anos

Este é um ano especial na história de nossa igreja — completamos 150 anos. As celebrações do sesquicentenário encerrar-se-ão, oficialmente, no Rio de Janeiro, onde serão realizados dois grandes eventos: Culto de Gratidão, no dia 12 de agosto, às 19h30, na Catedral Presbiteriana. O pregador será o reverendo Roberto Brasileiro. E, no dia 29 de agosto, às 15h, na Praça da Apoteose, será realizada a Cruzada Nacional de Ações de Graças e intercessão pelas famílias.

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do Sesquicentenário a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias Comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Reserve a sua na secretaria da igreja.

Informativo da Escola Dominical

Hoje, na Escola Dominical, haverá classe única. A palestrante, irmã Guiomar, da Igreja Presbiteriana Alvorada, trará um estudo com o tema “A Glória de Deus”.

VIII Simpósio

Convide seus amigos e parentes para participarem do Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça”, nos dias 20 a 25 de julho, às 20h, aqui na 3ª IPT. Participe você também deste período de comunhão e avivamento trabalhando nas equipes de recepção, intercessão, secretaria, cafezinho, departamento infantil ou louvor.

Acampamento dos Homens

A Federação do Trabalho Masculino do PTAN convida todos os homens da 3ª IPT para participar de um momento de estudo da Palavra de Deus, lazer e comunhão no Sítio Maranata, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Investimento de R$ 60,00. Maiores informações com Sandoval, secretário executivo.

Equipes do Simpósio

Hoje, logo após o Culto Vespertino, faremos uma reunião com os membros das equipes de apoio do simpósio. Serão os últimos ajustes para este grande evento.

Conferências de Aniversário da 3ª IPC

A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia convida você e sua família para participar da série de conferências alusivas ao seu 22º aniversário e aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil durante todo o mês de agosto — mês das missões. Confira a agenda das programações no cartaz afixado no mural.

Jantar para Casais

A 1ª Igreja Presbiteriana de Águas Claras promove, no dia 1º de agosto, às 20 horas, uma programação especial para os casais. Além da palestra e do filme “Prova de Fogo”, será oferecido um maravilhoso jantar. Investimento de R$ 50,00. Informações com o pastor Jooziel pelo telefone 9979 0712 ou com o pastor Márcio pelo 9975 7656.

Plenária da SAF

No próximo domingo, dia 26 de junho, às 17h, a SAF fará sua reunião plenária. Todas as sócias estão convocadas.

Camisas do Simpósio

As belas camisas do VIII Simpósio já estão prontas e serão vendidas para custear a recepção aos nossos convidados. Procure as irmãs Marli e Neide e compre a sua!

País de Oração: Fiji

Localização Oceania
Capital Suva
Extensão territorial 18.274 Km2
Idioma Fijano e inglês
População total 844.046 habitantes
PIB 3.366 milhões de US$
Moeda Dólar fijano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados