Boletim Informativo Nº 30/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 26 de julho de 2009

Epimênides Estava Certo
“Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.” Tito 1:12.

Aqui está um texto que nos traz as palavras do poeta grego Epimênides de Creta. Ou seja, ele revela o estilo de vida dos moradores de Creta. O apóstolo Paulo nos ensina que todo ser humano é portador de talentos dados por Deus. Diz ele: “Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.” (Tito 1:12). O apóstolo Paulo ensina que devemos entender que na caneta de um escritor secular podem surgir verdades de Deus. Agora, o apóstolo apresenta também os insubordinados, os palradores frívolos e os enganadores, que precisavam de repreensão: “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.” E acrescenta ele: “Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé.” (Tito 1:10,13). São palavras que esclarecem e orientam o cristão quanto à origem da verdade. Por que o apóstolo usa a expressão “um seu profeta”? Será que existem profetas fora da comunidade cristã? Certamente existem. E se existem, toda verdade que procede de sua boca é verdade de Deus. É triste afirmarmos, mas há aqueles que pensam que são os donos da verdade. Os cristãos que reconhecem a graça comum de Deus nos outros, não podem pensar assim. Todo ser humano, criado à imagem de Deus, pode revelar verdades do coração de Deus (Tito 1:12). Este versículo 12 do capítulo 1 da carta de Paulo a Tito reflete a verdadeira orientação para o nosso entendimento sobre a graça comum. Esta santa instrução sobre a graça comum se fundamenta na orientação divina revelada na Palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da essência da vida. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: todo ser humano desfruta da graça comum. Vamos aqui destacar como se pode tornar prático o ensino de que o ser humano desfruta da graça comum, observando quatro resultados: em primeiro lugar, a graça comum restringe o pecado (Tito 1:12). Foi um profeta não cristão quem denunciava os erros dos cretenses. Isso mostra que, se o Senhor deixasse todos os seres humanos sem nenhum impedimento para a prática do pecado, ela alcançaria proporções tão alarmantes que nosso mundo não seria habitável. Há diversas passagens da Escritura ensinando que Deus refreia o mal e o pecado (Gênesis 31:7; 2 Reis 19:27,28; Romanos 13:1-4). Em segundo lugar, a graça comum promove a prática do bem social (Tito 1:15). A graça comum capacita o ser humano a praticar o bem civil, social ou natural. A Bíblia fala repetidamente de obras realizadas por não-regenerados como sendo corretas (2 Reis 10:29,30; Lucas 6:33,34; Romanos 2:14,15). Em terceiro lugar, a graça comum concede muitas bênçãos naturais (Tito 1:12). Deus concede, diariamente, suas bênçãos sobre todos os seres humanos, sem distinção, a justos e injustos. Ele é bom para com todos e satisfaz de benevolência a todo vivente (Salmo 145:9,15,16). Em quarto lugar, a graça comum é a fonte das artes e da ciência (Tito 1:12).

IPB 150 Anos

Este é um ano especial na história de nossa igreja — completamos 150 anos. As celebrações do sesquicentenário encerrar-se-ão, oficialmente, no Rio de Janeiro, onde serão realizados dois grandes eventos: Culto de Gratidão, no dia 12 de agosto, às 19h30, na Catedral Presbiteriana. O pregador será o reverendo Roberto Brasileiro. E, no dia 29 de agosto, às 15h, na Praça da Apoteose, será realizada a Cruzada Nacional de Ações de Graças e intercessão pelas famílias.

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do Sesquicentenário a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias Comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Reserve a sua na secretaria da igreja.

Acampamento dos Homens

A Federação do Trabalho Masculino do PTAN convida todos os homens da 3ª IPT para participar de um momento de estudo da Palavra de Deus, lazer e comunhão no Sítio Maranata, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Investimento de R$ 60,00. Maiores informações com Sandoval, secretário executivo.

Conferências de Aniversário da 3ª IPC

A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia convida você e sua família para participar da série de conferências alusivas ao seu 22º aniversário e aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil durante todo o mês de agosto — mês das missões. Confira a agenda das programações no cartaz afixado no mural.

Jantar para Casais

A 1ª Igreja Presbiteriana de Águas Claras promove, no dia 1º de agosto, às 20 horas, uma programação especial para os casais. Além da palestra e do filme “Prova de Fogo”, será oferecido um maravilhoso jantar. Investimento de R$ 50,00. Informações com o pastor Jooziel pelo telefone 9979 0712 ou com o pastor Márcio pelo 9975 7656.

Plenária da SAF

Hoje, dia 26 de junho, às 17h, a SAF fará sua reunião plenária. Todas as sócias estão convocadas.

Reunião do CD-IPS

Os membros do CD-IPS estão convocados para a reunião que acontecerá, hoje, dia 26 de julho, às 15h, aqui na igreja.

Plenária da UMP

Jovens, participem da reunião plenária hoje, às 17h. Nesta reunião faremos a agenda de programações do terceiro trimestre e apresentaremos a proposta do nosso acampamento!

País de Oração: Filipinas

Localização Sudeste Asiático
Capital Manila
Extensão territorial 300.000 Km2
Idioma Filipino e inglês
População total 89.651.078 habitantes
PIB 144.129 milhões de US$
Moeda Peso filipino

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados