Boletim Informativo Nº 30/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 17 de agosto de 2014

Depressão — Parte 3

O pastor Bill e sua esposa Lisa serviam em uma igreja crescente e tinham um bom casamento, mas algo estava errado. Por mais de seis meses, Bill se sentia cansado a maior parte do tempo; se encontrou distante de sua esposa e filhos; a paixão pelo púlpito foi perdida; o domingo era um dia em que ele tinha o desejo de evitar; ele parou de fazer o que amava, como andar de bicicleta e jogar golfe; e estava comendo muito e se exercitando pouco. A esposa dele e os presbíteros da igreja estavam preocupados com ele. Bill não conseguia entender. Ele estava espiritualmente seco, não conseguia se concentrar na oração, e acordava em muitas noites com ansiedade. Assim, ele buscou aconselhamento bíblico para saber o que estava ocorrendo e queria sua vida de volta ao normal. A depressão pode vir de pecado não confessado, conforme visto no Salmo 51, mas também pode vir de parte do sofrimento da perda ou devido à alma cansada. Também há fatores complicadores como distúrbio da tireoide, apneia do sono ou diabetes, que podem trazer sintomas depressivos. É necessária uma avaliação completa e descartar fatores físicos antes de se concentrar sobre o coração. Os sintomas de depressão podem ser como uma luz no painel, mas, se ignorados, são mais como máquina acometedora. Eis alguns sintomas comuns da depressão, os quais são vistos na vida de Bill ou qualquer outra pessoa: 1. Dificuldade de concentração, lembrar detalhes e tomar decisões; 2. Fadiga e diminuição da energia; 3. Sentimentos de desesperança e / ou pessimismo; 4. Insônia, despertar prematuro de manhã, ou sono excessivo; 5. Irritabilidade, agitação; 6. Perda de interesse em atividades ou hobbies uma vez prazerosos; 7. Comer em excesso ou perda de apetite; 8. Aflição ou dores persistentes, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos; 9. Sentimentos de culpa, inutilidade e / ou desamparo; 10. Tristeza persistente, ansiedade ou sentimentos vazios; 11. Pensamentos de suicídio, tentativas de suicídio. Sabendo disto, não fique parado, busque ajuda de seu pastor, conselheiro bíblico e médico. Acima de tudo, busque orientação da parte de Deus.

Aniversariantes

Dia 17 Sônia Miranda de Araújo, telefone 3201 2493.
Dia 18 Edith Lopes de Oliveira, telefone 3356 2888.
Dia 20 Gilson Pereira da Silva, telefone 3032 5394.
Dia 21 Eliete Pereira de Castro, telefone 3331 2521.
Dia 23 Shirlei Portes Tavares, telefone 3522 1828.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo VII
Administração da Ceia do Senhor
Artigo 14
 O Conselho deve cuidar de que os membros professos da igreja não se ausentem da Mesa do Senhor e velar para que não participem dela os que se encontrarem sob disciplina.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de agosto é o Ministério de Evangelização e Missões que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 17 Manhã: reflexão na escola dominical e classe de catecúmenos; noite: pregação.
Dia 18 Folga.
Dia 19 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 20 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 21 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 22 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 17 Manhã: reflexão para boletim e secretaria.
Dias 18 a 21 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 22 Folga.

UMP — Programação da Secretaria de Esporte e Cultura

Piquenique no Taguaparque, dia 23 de agosto às 14h. Levar comida ou bebida. Escala da cantina:
Dia 24/8 Secretaria 1.
Dia 7/9 Secretaria 2.
Dia 21/9 Secretaria 3.
Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento do Simpósio para Homens do Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil e autoriza a divulgação.
2. Quanto ao Cada Dia Natal, resolve encomendar mil exemplares e mudar o layout da 4ª capa e não autorizar a impressão antes de ser revisado pelo Conselho.
3. Toma conhecimento da carta da Igreja Presbiteriana de Brasília sobre conferência missionária e autoriza a divulgação.
4. Toma conhecimento da carta sobre a realização da 7ª Conferência Missionária da 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 6 e 7 de setembro, autorizando a realização e a liberação de verba.

Atualização de Dados de Membros

Há no mural da igreja uma lista com as informações dos membros da igreja. Confira se seus dados estão atualizados. Qualquer questão, é só falar com o reverendo Luís Fernando.

País de Oração: Nova Zelândia

Localização Oceania
Capital Wellington
Extensão territorial 267.710 km2
Idioma Inglês e maori
População total 4.551.349 habitantes
PIB 171.256 milhões de US$
Moeda Dólar neozelandês

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados