Boletim Informativo Nº 31/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 24 de agosto de 2014

Depressão — Parte 4

A depressão pode ser leve, moderada ou grave: 1. A depressão leve inclui sintomas como fadiga, aumento ou diminuição do apetite, insônia, períodos de se sentir para baixo ou triste, dificuldade de concentração, e / ou perda de motivação. Com os jovens, irritabilidade e agitação podem ser mais predominantes. 2. A depressão moderada inclui períodos de desesperança, problemas físicos irritantes, sentir-se sozinho, perda de prazer na maioria das coisas que antes eram de grande interesse. 3. A depressão grave inclui culpa, sentimento de inutilidade, momentos de choro e isolamento descontrolados, dificuldade de funcionamento no trabalho e / ou no cuidar das necessidades básicas, cansaço e letargia física. Se não for controlada, pode levar a pensamentos suicidas ou comportamento suicida. Na história de Bill, é possível perceber sintomas moderados de depressão. Ele ignorou os sinais anteriores e nunca realmente se entristeceu pela perda de sua esposa ou amigos que tiveram. Enquanto parecia lidar bem com a perda e a pressão crescente de pai solteiro, ele começou uma lenta descida na depressão que o afetou espiritual, física e mentalmente. Ele começou a contar com anos de experiência e um caminho de não deixar ninguém para baixo. Ele não estava tendo uma relação vital com Deus, nem se inclinando para sua comunidade para apoio e prestação de contas. Como Bill, muitos líderes de ministérios lutam para serem transparentes, por diversas razões. Pode parecer estranho ou contra intuitivo, mas a maioria dos pastores geralmente não tem um amigo como o de Provérbios 17:17. É cada vez mais comum ouvir: “a quem eu poderia dizer?”, “quem poderia me ajudar com tal peso?”, “em quem posso confiar?”, “eu temo poder perder meu emprego”. Como Davi, os pastores podem proferir na privacidade de seus próprios pensamentos: “ninguém se importa com minha alma” (Salmo 142:4). Outro problema para os pastores é a guerra espiritual. Satanás é um adversário real. Ele é particularmente bom em isolar e mirar pastores e suas famílias. Muitos pastores se cansam e se desconectam. Logo eles começam a renunciar sua posição em Cristo e temer a opinião dos outros, em vez de inclinar-se em comunidade. Na medida em que Bill parou de persistir, ele começou a se render. Ele estava ainda mais suscetível a ataques espirituais, se sentindo como hipócrita e correndo no vazio. Esta tempestade perfeita pode levar ao desespero, muitas vezes resultando em pastores e líderes de ministérios que vão deixando o ministério. É importante considerar se a depressão já afetou sua vida e ministério ou se você precisar fazer ajustes para evitar tal terreno escorregadio.

Aniversariantes

Dia 24 Marisa Cardoso do Nascimento, telefone 3357 6052.
Dia 28 Mayla Giovana Mosse Silva, telefone 3548 5579.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo VII
Administração da Ceia do Senhor
Artigo 15
 Os presbíteros auxiliarão o ministro na distribuição dos elementos.
Artigo 16 Poderão ser convidados a participar da Ceia do Senhor os membros, em plena comunhão, de quaisquer igrejas evangélicas.
Artigo 17 Os elementos da Santa Ceia são pão e vinho, devendo o Conselho zelar pela boa qualidade desses elementos.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de agosto é o Ministério de Evangelização e Missões que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 24 Manhã: escola dominical; noite: culto público.
Dia 25 Folga.
Dia 26 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 27 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: oração com a SAF.
Dia 28 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 29 Manhã: Gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 24 Manhã: secretaria, reflexão na escola dominical e no boletim; noite: culto.
Dia 25 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 26 Manhã: secretaria e atendimento pastoral; noite: estudo bíblico.
Dias 27 a 28 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 29 Folga.

Resoluções do Conselho

1. O reverendo Geomário comunica viagem para Goiânia nos dias 9 e 10 de agosto.
2. Resolve divulgar o culto de 155 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil, no dia 12 de agosto, na Igreja Presbiteriana Nacional.
3. Recebe o relatório da tesouraria. Toma conhecimento, encaminha para análise na Comissão de Exame de Contas, e recomenda cópia para cada membro do Conselho.

Atualização de Dados de Membros

Há no mural da igreja uma lista com as informações dos membros da igreja. Confira se seus dados estão atualizados. Qualquer questão, é só falar com o reverendo Luís Fernando.

Cantina da UMP

Dia 24/8 Secretaria 1.
Dia 7/9 Secretaria 2.
Dia 21/9 Secretaria 3.
Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

Conferência Missionária

Nos dias 6 e 7 de setembro ocorrerá a Conferência Missionária de nossa igreja, e o preletor será o reverendo Norval.

País de Oração: Omã

Localização Oriente Médio
Capital Mascate
Extensão territorial 309.500 km2
Idioma Árabe
População total 3.926.492 habitantes
PIB 78.111 milhões de US$
Moeda Rial

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados