Boletim Informativo Nº 32/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 10 de agosto de 2008

A Recompensa da Violência
“O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe.” Salmo 140:11.

Aqui está um texto que revela a recompensa da violência. O objetivo desta pastoral é mostrar que a violência é uma das conseqüências da Queda. O cristão não deve seguir seus instintos violentos. O cristão deve ter domínio próprio. Nesta pastoral queremos enfatizar que o cristão deve orar pelas vítimas e pelos agentes da violência, além de pregar o evangelho da paz. Não podemos esquecer que a violência tem sua recompensa (Salmo 140:11). O crente deve buscar a paz. Isto porque, na nova Jerusalém, a violência não mais existirá. Esta pastoral enfatiza que a violência é conseqüência da Queda e causa a desaprovação de Deus, que a controla e a vencerá definitivamente na nova Jerusalém. No Salmo 140:11 a ênfase está na recompensa da violência: “O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe.” A violência traz a sua recompensa. A recompensa da violência é desastrosa. Esse aspecto da situação de violência deve ser observado em todas as áreas da vida. O assunto que mais preocupa o cidadão brasileiro, de modo geral, é a violência. Certamente todos nós, mesmo que não tenhamos sido diretamente vitimados pela violência, conhecemos pessoas que já sofreram tipos variados de violência. Diante de uma onda de violência tão grande e tão cruel como a que temos visto em nosso país, acredito que todos os irmãos já tenha se perguntado por que Deus não age para colocar um fim na violência. Essa pergunta é legítima e já foi feita muitas vezes no passado. Aqui (Salmo 140:11) temos um exemplo bem abrangente de como Deus recompensa o violento. Enquanto olhamos para esse texto podemos ver como Deus age em relação a violência. Vejamos: primeiro, Deus abomina a violência. A violência é abominável aos olhos de Deus. Ela é conseqüência direta das inclinações pecaminosas do coração humano, sendo uma das primeiras manifestações do pecado após a Queda. Já no seio da primeira família vemos registrado o assassinato de Abel por seu irmão Caim (Gênesis 4:8-11). O que se sucede a isso são mais e mais atos de violência. Lameque, um dos descendentes de Caim, chega a se orgulhar de sua postura violenta, dizendo-se mais glorioso que o próprio Caim por causa de sua violência (Gênesis 4:23,24). A violência chegou ao ponto de Deus, nos tempos de Noé, planejar a destruição da Terra (Gênesis 6:5-8). A reação de Deus em face da violência daquela época foi o dilúvio, mostrando sua plena desaprovação a ela e declarando que, embora a injustiça humana se propague com violência e dor, ela nunca passa despercebida aos olhos de Deus, que a abomina e pune. Segundo, Deus controla a violência. Temos que entender que Deus está atento à nossa realidade, embora muitas vezes tenhamos a impressão contrária, assim como acontecia nos tempos do salmista. A situação era tão aterradora que ele exclama: “O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe.” (Salmo 140:11). Não podemos nos esquecer de que Deus controla a violência.

Reunião Culto Infantil e Departamento Infantil

O Ministério de Educação Cristã convoca todos os professores do Culto Infantil e do Departamento Infantil para uma reunião, após a EBD, no dia 10 de agosto de 2008, às 11h.

Como Economizar Energia Elétrica no Ar Condicionado

O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas pelo tempo o estritamente necessário. Mantendo portas e janelas bem fechadas para evitar entrada do ar do ambiente externo. Verifique o correto funcionamento do termostato; regulando-o adequadamente (25ºC). Se possível, instale o aparelho onde ele não fique exposto ao sol.

Evangelização

Estamos montando equipes de visitação das famílias das crianças que participaram da EBF. Faltam cinco duplas para iniciação do projeto. Para participar procure a Soraia ou a secretaria da igreja. Envolva-se!

Workshop Cristão

A Secretaria Sinodal e Presbiterial de UCPs promoverá, no dia 16 de agosto, sábado, na 4ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, cursos para produção de material pedagógico para Escola Dominical. Os cursos são: técnicas em origami, confecções de jogos, pintura, confecção de livros e encadernados. O investimento será de R$ 60,00 com almoço e material didático inclusos. Informações com Lélia no 9244 8662 ou com Elizete no 8482 3009.

Visita do PRDF

Uma comissão do Presbitério do Distrito Federal estará visitando nossa igreja no próximo domingo, dia 17, no período da EBD.

Comemoração dos 149 Anos da IPB

Sábado, dia 16 de agosto, às 19h30, estaremos na 2º Igreja Presbiteriana de Taguatinga comemorando os 149 anos de fundação da Igreja Presbiteriana no Brasil. Participe!

País de Oração: Barein

Localização    Oriente Médio
Capital    Manama
Extensão territorial    678 Km2
Idioma    Árabe
População total    752.647 habitantes
PIB    16.069 milhões de US$
Moeda    Dinar do Bahrein

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados