Boletim Informativo Nº 32/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 31 de agosto de 2014

Depressão — Parte 5

A última coisa que um deprimido precisa é de uma resposta banal, simplista ou condescendente. Paul Tripp afirma que as pessoas sofrem de depressão por várias razões. É por isso que não existe uma resposta que responde cada pergunta diante de nós. No entanto, há ao menos oito razões pelas quais pode ser sábio a pessoa ter um breve período de folga, caso ela esteja lutando com depressão significativa e prolongada. 1. Para ter tempo de receber um exame médico completo. Steve Viars conta que um de seus seminaristas estava experimentando sintomas incomuns. Inicialmente, o médico não esteve preocupado, mas acabou se oferecendo para agendar testes adicionais. Uma ressonância magnética revelou a presença de um tumor no cérebro e a necessidade imediata de cirurgia naquele seminarista. É provável que a depressão da maioria dos pastores seja de base biológica? Provavelmente não. Se os sintomas são anormais ou caracterizados por início súbito, é melhor ter um exame minucioso para descartar quaisquer problemas fisiológicos. 2. Porque Deus diz ao seu povo para descansar. Deus descansou como exemplo para todos nós seguirmos (Êxodo 20:11). Jesus convidou seus discípulos para irem para um lugar isolado e descansar (Marcos 6:31). Quão diferente um problema pode parecer após um período de descanso prolongado. 3. Para passar um tempo prolongado em oração e meditação. Jesus nos convida a nos aproximarmos com confiança ao trono da graça, para que possamos receber misericórdia e achar graça auxiliadora em tempos de necessidade (Hebreus 4:16). Jesus sabe da importância de passar longos períodos de oração com nosso pai celestial (Mateus 14:23). Aqueles que o servem seriam sábios em seguir seu exemplo. 4. Porque o sofrimento é um processo. Somos encorajados a processar nossas mágoas e decepções de maneira que nos leve para mais perto de nosso salvador. No entanto, alguns de nós acreditamos que o tempo cura todas as feridas, ou que meninos grandes não choram. Um sabático permite que o deprimido seja honesto sobre o que está acontecendo com ele, nele e ao redor dele. Esse tipo de franqueza espiritual e emocional é essencial para o crescimento de longo prazo e fervoroso. 5. Para colocar os problemas que você está enfrentando em perspectiva. O profeta Elias ficou tão deprimido quando ameaçado pela perversa Jezabel que disse: “[…] Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma […] (1 Reis 19:4). Ironicamente, no capítulo anterior, Deus deu a Elias vitória maravilhosa sobre os 450 profetas de Baal. Afastar-se do ministério por um curto período de tempo pode permitir a pessoa considerar seus desafios atuais à luz das muitas bênçãos que muitas vezes acompanham o ministério cristão.

Aniversariantes

Dia 2 Rodrigo Santos Mendes, telefone 3561 3220.
Dia 4 Francilene Santos Martins, telefone 3352 0200.
Dia 5 Sebastião Martins Vieira, telefone 3351 7356.
Dia 6 Natália Angélica de Almeida Vieira, telefone 3202 5315.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo VIII
Bênção Matrimonial
Artigo 18
 Sobre o casamento realizado segundo as leis do país e a Palavra de Deus, o ministro, quando solicitado, invocará as bênçãos do Senhor.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de agosto é o Ministério de Evangelização e Missões que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 31 Manhã: escola dominical; noite: culto público.
Dia 1 Folga.
Dia 2 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 3 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: oração com a SAF.
Dia 4 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 5 Manhã: Gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 31 Manhã: secretaria, reflexão no boletim, aula na escola dominical; noite: pregação.
Dias 1 a 4 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 5 Folga.

Resoluções do Conselho

1. O reverendo Geomário comunica viagem para Goiânia nos dias 9 e 10 de agosto.
2. Resolve divulgar o culto de 155 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil, no dia 12 de agosto, na Igreja Presbiteriana Nacional.
3. Recebe o relatório da tesouraria. Toma conhecimento, encaminha para análise na Comissão de Exame de Contas, e recomenda cópia para cada membro do Conselho.

Atualização de Dados de Membros

Há no mural da igreja uma lista com as informações dos membros da igreja. Confira se seus dados estão atualizados. Qualquer questão, é só falar com o reverendo Luís Fernando.

Cantina da UMP

Dia 7/9 Secretaria 2.
Dia 21/9 Secretaria 3.
Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

Conferência Missionária

Nos dias 6 e 7 de setembro ocorrerá a Conferência Missionária de nossa igreja, e o preletor será o reverendo Norval.

País de Oração: Palau

Localização Micronésia
Capital Melekeok
Extensão territorial 460 km2
Idioma Inglês e palauense
População total 21.097 habitantes
PIB 213 milhões de US$
Moeda Dólar americano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados