Boletim Informativo Nº 33/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 17 de agosto de 2008

Os Deveres do Ministério
“Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade.” 1 Pedro 5:2.

Aqui está um texto que revela os deveres do ministério. O objetivo desta pastoral é mostrar que o ministério tem deveres específicos. O cristão não deve pensar que só existem direitos a usufruir. O cristão deve ter consciência dos seus deveres ministeriais. Nesta pastoral queremos enfatizar que o cristão deve se portar como um bom ministro de Cristo. Não podemos nos esquecer que é necessário nos prepararmos para desenvolver o nosso ministério cristão (1 Pedro 5:2). O crente deve buscar ser um bom líder, servindo à igreja em santidade e não visando aos seus próprios interesses. Esta pastoral enfatiza que o ministério cristão deve ser desenvolvido espontaneamente e de boa vontade. Em 1 Pedro 5:2 a ênfase está nos deveres do ministério: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade.” Os deveres do ministério estão aqui delineados. A frase, “pastoreai o rebanho de Deus”, descreve amplamente as funções dos presbíteros. Esse aspecto do dever de pastorear sugere cuidado, proteção, disciplina e orientação (1 Pedro 2:25). A correria do dia-a-dia, somada à omissão do povo de Deus, tem produzido um fenômeno bem triste em nossas igrejas: muito trabalho está sobre os ombros de poucos. Por causa disso, logo que aparece um novo convertido, a vontade é despejar responsabilidade sobre ele também. Pedro foi o líder natural e aceito do grupo apostólico. Os outros faziam o que Pedro fazia. O veterano pastor relembrou aos líderes sua responsabilidade primordial para com o rebanho confiado a seu cuidado: “Vejam que o rebanho que Deus deu a vocês esteja alimentado adequadamente.” (1 Pedro 5:2). Deve-se observar que Pedro não escreveu como chefe dos apóstolos, mas como um “presbítero, com eles”, alguém que estava exercendo responsabilidades semelhantes. Em primeiro lugar, Pedro tratou da motivação dos líderes. O líder espiritual deve assumir e desempenhar suas obrigações sem coerção, nunca sob compulsão, mas sempre “com excelente disposição e não porque você acha que não pode livrar-se da coisa.” O ministério pastoral deveria ser exercido “como Deus quer” (1 Pedro 5:2), não de acordo com as preferências e desejos do pastor. A obra para a qual Deus nos chama não deve ser recusada por causa de algum senso de indignidade ou inadequação. Em segundo lugar, o líder espiritual deve ser desinteressado de lucro em seu trabalho. Faça o seu trabalho, não visando o que você ganhará com ele, “nem por sórdida ganância.” O Dr. Paulo Rees acha que a cobiça pelo dinheiro não é o único pensamento contido nas palavras gregas “sórdida cobiça.” “Não sei qual dos dois ocupa a esfera mais baixa, se aquele que cobiça dinheiro ou o que cobiça aplauso”, escreveu o Dr. J. H. Jowett.

Aniversariantes

Dia 18 José Vieira, telefone 3356 2888.
Dia 20 Gilson Pereira da Silva, telefone 3458 6584.
Dia 21 Eliete Pereira de Castro, telefone 3331 2521.
Dia 23 Schirley Portes de S. Tavares, telefone 3336 1686.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Energia Elétrica no Chuveiro

O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência. Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável. Não tente aproveitar uma resistência queimada, isso aumenta o consumo. Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição “verão”, na posição “inverno” o consumo é aproximadamente 30% maior.

Evangelização

Estamos montando equipes de visitação das famílias das crianças que participaram da EBF. Faltam cinco duplas para iniciação do projeto. Para participar procure a Soraia ou a secretaria da igreja. Envolva-se!

Visita do PRDF

Hoje, na Escola Dominical, o Presbitério do Distrito Federal se faz presente através de uma comissão. Sejam bem vindos!

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para esta reunião no dia 28 de agosto, quinta-feira, às 20h, aqui na igreja.

Acampamento MPC

Prepare-se! A Mocidade para Cristo está organizando um acampamento para crianças de 7 a 12 anos nos dias 5 a 10 de janeiro de 2009, em Belo Horizonte. O tema será: “De volta a Narnia: Príncipe Caspian, o Acampamento e Você.” O investimento é de R$ 180,00.

III Encontro Regional de Plantação de Igreja

Nos dias 18 a 20 de setembro, no Acampamento El Rancho. As oficinas são: “A esposa do pastor na plantação de igrejas” e “Treinamento de Líderes – Ferramentas práticas”. As palestras serão ministradas pelo reverendo Walter Moura. Maiores informações pelo telefone (62) 3324 4046, com Jessica.

País de Oração: Bélgica

Localização Europa
Capital Bruxelas
Extensão territorial 30.519 Km2
Idioma Francês, alemão e holandês
População total 10.457.344 habitantes
PIB 392.706 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados