Boletim Informativo Nº 34/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 23 de agosto de 2009

No Mundo, Não do Mundo
“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” João 17:15.

Aqui está um texto que nos fala do pedido de Jesus ao Pai em favor dos seus discípulos. Ou seja, Jesus pede ao Pai que não tire os seus discípulos do mundo, mas pede para que os seus discípulos sejam guardados do mal. O apóstolo João nos ensina que todo discípulo de Jesus tem uma missão no mundo, embora seja odiado pelo mundo. Diz ele: “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” (João 17:14). O apóstolo João ensina que o discípulo de Jesus deve entender que, pelo simples fato de amar a Jesus, será odiado pelo mundo. Agora, o apóstolo apresenta também que os discípulos de Jesus não pertencem ao mundo: “Eles não são do mundo, como também eu não sou.” E acrescenta: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:16,17). São palavras que esclarecem e orientam o cristão quanto ao seu viver aqui no mundo. Por que o apóstolo usa a expressão “e sim que os guardes do mal?” Será que existem pessoas que acham que são capazes de se guardarem a si próprios? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão entender que ninguém é capaz de guardar-se a si mesmo. É triste afirmarmos, mas há aqueles que pensam que são os donos do seu próprio nariz. Os cristãos que reconhecem a soberania de Deus, não podem pensar assim. Todo discípulo de Cristo precisa suplicar a proteção divina para ficar livre do mal (João 17:15). Este versículo 15 do capítulo 17 de João reflete a verdadeira segurança e proteção que devem ser buscadas em Deus. Qual é o ponto de equilíbrio bíblico? Esta santa instrução vista nesta oração de Jesus se fundamenta na orientação divina revelada na palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da essência da vida. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: todo discípulo de Jesus precisa saber que está no mundo, mas não é do mundo. Vamos aqui destacar como se pode tornar prático o ensino de que o discípulo de Cristo precisa se submeter à proteção divina, observando duas doutrinas bíblicas bem conhecidas: em primeiro lugar, a doutrina da criação. A doutrina da criação nos mostra que estamos no mundo. O próprio Jesus não pede a Deus que nos tire do mundo e, sim, que nos livre do mal (João 17:15). A Escritura nos ensina que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele (Gênesis 1), inclusive eu e você. Depois de ter criado todas as coisas, Deus viu tudo o que tinha feito e tudo era muito bom (Gênesis 1:31). Isso certamente inclui a cultura, a qual estava presente no jardim antes do pecado. Portanto, a cultura é boa e o ser humano foi criado por Deus como um ser cultural. Em segundo lugar, a doutrina da redenção. A doutrina da redenção nos diz que não somos do mundo. A doutrina da redenção nos ensina que o pecado não tem a última palavra. Se, por um lado, temos o dever de interagir com aquilo que Deus criou, por outro lado, não devemos nos render ao pecado nem àquilo que pode nos conduzir a ele. A relação do cristão com a cultura não pode ser orientada por um sistema elaborado de permissões e proibições, como é visto em várias igrejas e denominações. Isso não faz justiça ao ensinamento bíblico sobre o assunto. No mundo, mas não do mundo.

Aniversariantes

Dia 23 Schirley Portes de S. Tavares, telefone 3563 9525.
Dia 26 Carolina Aragão da Silva, telefone 3458 6584.
Dia 27 Albano José Corrêa, telefone 3964 9663.
Dia 28 Mayla Giovana Mosse Silva, telefone 8124 7876.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

IPB 150 Anos

Este é um ano especial na história de nossa igreja — completamos 150 anos. As celebrações do sesquicentenário encerrar-se-ão, oficialmente, no Rio de Janeiro, no dia 29 de agosto, às 15h, na Praça da Apoteose, onde será realizada a Cruzada Nacional de Ações de Graças e intercessão pelas famílias.

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do sesquicentenário, a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Adquira a sua na secretaria da igreja.

Acampamento dos Homens

A Federação do Trabalho Masculino do PTAN convida todos os homens da 3ª IPT para participar de um momento de estudo da Palavra de Deus, lazer e comunhão no Sítio Maranata, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Investimento de R$ 60,00. Maiores informações com Sandoval, secretário executivo.

Conferências de Aniversário da 3ª IPC

A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia convida você e sua família para participar da série de conferências alusivas ao seu 22º aniversário e aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil durante todo o mês de agosto — mês das missões. Confira a agenda das programações no cartaz afixado no mural.

XIX Conferência Missionária

O Ministério de Missões da Igreja Presbiteriana de Brasília realizará nos dias 28 e 29 de agosto às 20h, e dia 30 de agosto às 9h30 e às 19h a conferência com o tema: “Missões: do Eventual para o Habitual.” O preletor será o pastor Carlos Nogueira.

Classe de Catecúmenos

O Ministério de Educação Cristã juntamente com a Superintendência da Escola Dominical abrem as inscrições para a classe de catecúmenos. Você que frequenta nossa igreja e ainda não professou sua fé, não perca esta oportunidade, matricule-se na secretaria da igreja.

Igreja Missionária

Hoje, no culto vespertino, às 18h30min., será realizado o Culto Missionário da 3ª IPT. Serão entregues cofrinhos da Junta de Missões Nacionais da IPB. Envolva-se neste ministério.

Encontro da Mocidade

Participe de um culto abençoado e muito animado na casa do casal Denis e Schirley no dia 29, sábado, às 20h. Venha e sinta-se em casa.

Palestra para Casais

No dia 28 de setembro, sábado, às 16h e às 20h, Gary Chapman, consagrado pelo best-seller “As cinco linguagens do amor”, virá à Brasília e ministrará palestras para casais. Em suas palestras, Chapman falará sobre os dez principais comportamentos responsáveis por destruir casamentos e como evitá-los. Aproveite a oportunidade! Maiores informações pelos telefones 3213 6957 com Deise.

Resoluções do Conselho

O reverendo Sandro informa ao Conselho que, em virtude de problema de saúde do seu sogro, sua esposa Alexandra dos Santos Viana e sua filha Sabrina dos Santos Viana se mudaram para estado do Rio Grande do Norte. O reverendo Sandro informa ainda que fará viagens regulares àquele estado. O Conselho recebe estas informações e resolve divulgar à igreja e liberar o reverendo Sandro, quando oportuno, para suas viagens.

Eleição Pastoral

O Conselho da igreja comunica aos irmãos o início do processo de eleição pastoral. Neste ano de 2009 vence o mandato do reverendo Geomário, pastor titular. O Conselho, após orar e reunir-se com o reverendo Geomário, está encaminhando seu nome como candidato único à reeleição. A Assembléia para eleição será realizada no domingo, dia 4 de outubro, no horário da Escola Dominical. Entretanto, é parte do processo eleitoral abrir oportunidade aos membros que queiram indicar outros nomes de pastores para concorrer ao pleito. O prazo para essas indicações inicia-se hoje, dia 23 de agosto, e vai até o dia 6 de setembro. Aqueles que quiserem indicar algum nome devem procurar o vice-presidente do Conselho, presbítero Baptista, ou o secretário do conselho, presbítero Roberto Vieira, para serem orientados quanto ao procedimento para as indicações de outros nomes.

País de Oração: Gâmbia

Localização África
Capital Banjul
Extensão territorial 11.295 Km2
Idioma Inglês
População total 1.705.212 habitantes
PIB 644 milhões de US$
Moeda Dalasi

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados