Boletim Informativo Nº 34/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 14 de setembro de 2014

Depressão — Parte 7

Você deve compartilhar sobre sua depressão com a igreja? Como explicar isso? É benéfico considerar vários componentes que podem servir para moldar uma decisão sábia: 1. Você já compartilhou sua luta com seu cônjuge? Não fique inclinado para o silêncio e isolamento. Considere a pessoa mais importante na sua comunidade, isto é, sua esposa. É responsabilidade masculina administrar bem sua família (1 Timóteo 3:4). Incapacidade de gerir tal detalhe antes de confessar uma depressão para a igreja pode trazer mais estresse sobre a família. 2. Você conversou com seu líderes acerca de sua luta? “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Provérbios 11:14). Resista a qualquer tentação no sentido de isolamento. A liderança não é só para disciplinar as pessoas, ela também deve ajudar, encorajar e instruir na sabedoria os irmãos na fé. Quando alguém está espiritualmente cansado, é sábio ele prosseguir à segurança encontrada na abundância de conselheiros, para evitar que decisões destrutivas possam ser prejudiciais a ele e ao corpo de Cristo. 3. Você está repleto do evangelho de Cristo? O evangelho não o torna livre da luta, mas o torna livre para lutar. Paulo afirma o seguinte em Romanos 8:33-34: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? […]”. A liberdade libertadora do evangelho de Jesus liberta os crentes e os dá liberdade para fugir do jugo da escravidão legalista (Gálatas 5:1). Você tem experimentado rica compreensão bíblica do evangelho quanto ao pecado e sofrimento? Você tem desenvolvido a ideia do cristão ter que ser imune ao impacto da depravação em um mundo caído? Responder tais perguntas informará fortemente o quanto você compartilha, bem como a forma como você explica sua situação atual. 4. Você tem considerado os motivos para compartilhar? Qual o motivo para querer compartilhar sobre o assunto com a igreja? A divulgação é vista por ti como um meio de aliviar um fardo pesado de culpa? É seu meio de buscar fugir das pressões? O deprimido busca socorro e utilizará meios desesperados para encontrar alívio. Ao compartilhar sobre sua vida e depressão, certifique-se que aquele que lhe ouvirá está centrado no amor a Deus e ao próximo. Em se tratando de seu sofrimento, Deus está usando-o para trabalhar em você, de maneira que você seja conformado à imagem de Cristo (Romanos 8:28-29). Como Jesus pode ser glorificado no seu confessar da luta com a depressão? Como sua luta pode incentivar outros que estão enfrentando seus próprios momentos de dificuldades? Busque estimar a graça de Cristo na medida em que você expõe sua vulnerabilidade. Seus momentos de luta podem servir como oportunidade para testemunhar a mensagem sagrada. Paulo menciona sua disposição de suportar muitas dificuldades, aflições, calamidades, espancamentos, e noites sem dormir, a fim de evitar quaisquer obstáculos de impedir seus seguidores de ouvir sua mensagem do evangelho (2 Coríntios 6:1-10). Que a graça o leve a fazer o mesmo. Que Jesus o guie com sabedoria a fim de você poder ser capaz de dizer no fim, sem vergonha, “Para vós outros […] abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração.” (2 Coríntios 6:11).

Aniversariantes

Dia 14 Maria Cornélia Ribeiro, telefone 3562 7940.
Dia 20 Jessé Martins da Silva, telefone 3352 0200.
Dia 20 Raquel dos Santos Oliveira, telefone 3562 3968.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo VIII
Bênção Matrimonial
Artigo 20
 Nos termos das leis do país, cumpridas pelos nubentes as formalidades legais, o ministro celebrará o casamento religioso com efeito civil, de acordo com a liturgia da Igreja.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de setembro é a UPH que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 14 Manhã: viagem; noite: Culto.
Dia 15 Folga.
Dia 16 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 17 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 18 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 19 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 14 Manhã: reflexão para boletim, reflexão na Escola Dominical, secretaria e aula para catecúmenos; noite: pregação e ceia na congregação em Samambaia.

Resoluções do Conselho

1. Recebe pedidos de materiais para secretaria e salas de Escola Dominical. Decide adquirir três mesas para as salas de Escola Dominical, capas e espirais para encadernação para uso da secretaria, sendo permitido à secretaria da 3ª IPT o uso da guilhotina e máquina de encadernação do Instituto Presbiteriano Simonton.
2. Aprova a contracapa do Cada Dia Natal e encaminha para o IPS para ajuste e posterior contratação efetiva.

Atualização de Dados de Membros

Há no mural da igreja uma lista com as informações dos membros da igreja. Confira se seus dados estão atualizados. Qualquer questão, é só falar com o reverendo Luís Fernando.

Cantina da UMP

Dia 21/9 Secretaria 3.
Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

País de Oração: Papua Nova Guiné

Localização Melanésia
Capital Port Moresby
Extensão territorial 462.840 km2
Idioma Inglês, inglês dialetal e motu
População total 7.476.108 habitantes
PIB 15.677 milhões de US$
Moeda Kina

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados