Boletim Informativo Nº 35/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 30 de agosto de 2009

À Semelhança de Deus
“Com ele, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” Tiago 3:9.

Aqui está um texto que nos fala do ser humano feito à semelhança de Deus. Ou seja, quando usamos a língua para ofender ao nosso próximo, estamos ofendendo alguém feito à semelhança de Deus. O apóstolo Tiago nos ensina que no uso que fazemos da língua, devemos ser bem criteriosos. Diz ele: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” (Tiago 3:8). O apóstolo Tiago ensina que o discípulo de Jesus deve entender que, é preciso saber usar a língua no trato com o nosso semelhante. Agora, o apóstolo apresenta também que os discípulos de Jesus não atuam no mundo de forma abençoadora: “De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.” E acrescenta: “Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” (Tiago 3:10,11). São palavras que esclarecem e orientam o cristão quanto ao seu trato com o próximo. Por que o apóstolo usa a expressão “feitos à semelhança de Deus”? Será que existem pessoas que acham acima do bem e do mal? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão entender que ninguém é superior ao outro, porque somos todos feitos à semelhança de Deus. É triste afirmarmos, mas há aqueles que pensam que são os donos do seu próprio nariz. Os cristãos que reconhecem a soberania de Deus não podem pensar assim. Todo discípulo de Cristo precisa usar a sua língua para abençoar o próximo (Tiago 3:9). Este versículo reflete a verdadeira segurança e proteção. Esta santa instrução vista nesta orientação de Tiago, se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da essência da vida. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: todo discípulo de Jesus precisa saber que todo ser humano é feito à semelhança de Deus. Vamos aqui destacar como se pode tornar prático o ensino de que o ser humano é feito à semelhança divina, observando alguns princípios bíblicos bem conhecidos: em primeiro lugar, a graça comum é a fonte das artes e da ciência. Tiago nos diz que “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes.” (Tiago 1:17). Isso significa que a boa arte e a boa ciência só podem ser realizadas por meio da capacitação que Deus dá a artistas e cientistas, sendo eles cristãos e não-cristãos, para que desempenhem bem o seu trabalho. Em segundo lugar, a única fonte de toda a verdade e de toda a beleza é o Espírito Santo. Onde quer que a verdade e a beleza se encontrem, mesmo que seja nos pincéis de um não-regenerado talentoso ou na caneta de um escritor secular especialmente capacitado por Deus para o cultivo da literatura, aí está a ação do Espírito Santo. O próprio apóstolo Paulo nos ensina isto com seu exemplo. Em terceiro lugar, a verdade sempre procede da única fonte que é Deus, onde quer que se encontre. Até mesmo aqueles que não são cristãos são feitos à imagem e semelhança de Deus (Tiago 3:9). Isso significa que eles também possuem sabedoria, criatividade, virtudes e são capazes de fazer grandes descobertas.

Aniversariantes

Dia 30 Gracielle Vieira da Silva, telefone 3354 5834.
Dia 1º Matheus Ferreira Alves.
Dia 2 Maria Masako Nozima Pereira, telefone 3386 6282.
Dia 2 Rodrigo Santos Mendes, telefone 3561 3220.
Dia 4 Francilene Santos Martins, telefone 3352 0200.
Dia 4 Tatiane Santana dos Santos Oliveira, telefone 3459 1152.
Dia 5 Sebastião Martins Vieira, telefone 3351 7356.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do sesquicentenário, a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Adquira a sua na secretaria da igreja.

Acampamento dos Homens

A Federação do Trabalho Masculino do PTAN convida todos os homens da 3ª IPT para participar de um momento de estudo da Palavra de Deus, lazer e comunhão no Sítio Maranata, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Investimento de R$ 60,00. Maiores informações com Sandoval, secretário executivo.

Palestra para Casais

No dia 26 de setembro, sábado, às 16h e às 20h, Gary Chapman, consagrado pelo best-seller “As cinco linguagens do amor”, virá à Brasília e ministrará palestras para casais. Em suas palestras, Chapman falará sobre os dez principais comportamentos responsáveis por destruir casamentos e como evitá-los. Aproveite a oportunidade! Maiores informações pelos telefones 3213 6957 com Deise.

Resoluções do Conselho

O reverendo Sandro informa ao Conselho que, em virtude de problema de saúde do seu sogro, sua esposa Alexandra dos Santos Viana e sua filha Sabrina dos Santos Viana se mudaram para estado do Rio Grande do Norte. O reverendo Sandro informa ainda que fará viagens regulares àquele estado. O Conselho recebe estas informações e resolve divulgar à igreja e liberar o reverendo Sandro, quando oportuno, para suas viagens.

Eleição Pastoral

O Conselho da igreja comunica aos irmãos o início do processo de eleição pastoral. Neste ano de 2009 vence o mandato do reverendo Geomário, pastor titular. O Conselho, após orar e reunir-se com o reverendo Geomário, está encaminhando seu nome como candidato único à reeleição. A Assembléia para eleição será realizada no domingo, dia 4 de outubro, no horário da Escola Dominical. Entretanto, é parte do processo eleitoral abrir oportunidade aos membros que queiram indicar outros nomes de pastores para concorrer ao pleito. O prazo para essas indicações iniciou-se no dia 23 de agosto, e vai até o dia 6 de setembro. Aqueles que quiserem indicar algum nome devem procurar o vice-presidente do Conselho, presbítero Baptista, ou o secretário do conselho, presbítero Roberto Vieira, para serem orientados quanto ao procedimento para as indicações de outros nomes.

Culto de Ações de Graças

O senhor Alfredo, pai do presbítero Nivaldo, convida toda a igreja para louvar a Deus por mais um ano de vida. A cerimônia de gratidão será no dia 5 de setembro, sábado, às 20h, aqui na 3ª IPT.

2º Fórum Social

O fórum social deste ano será realizado na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 30 e 31 de outubro, e terá como tema principal “O líder e a ação social da Igreja”. O pastor Carlos Pinheiro e o reverendo Marcos Costa serão os preletores do evento. Inscrições no valor de R$ 10,00. Informações pelo telefone 9965 0399 com o reverendo Nef Tali.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para reunião no dia 2 de setembro, quarta-feira, às 20h, aqui na 3ª IPT.

Santa Ceia

No próximo domingo, dia 6 de setembro, no culto vespertino, será ministrada a Santa Ceia. Venha e participe desta cerimônia.

Palestra para Casais

No dia 26 de setembro, sábado, às 16h e às 20h, Gary Chapman, consagrado pelo best-seller “As cinco linguagens do amor”, virá à Brasília e ministrará palestras para casais. Em suas palestras, Chapman falará sobre os dez principais comportamentos responsáveis por destruir casamentos e como evitá-los. Aproveite a oportunidade! Maiores informações pelo telefone 3213 6957 com Deise.

Especialização em Teologia Bíblica

Este curso do Seminário Presbiteriano de Brasília conta com professores titulados (mestres e doutores), especializados em suas respectivas áreas e comprometidos com as Escrituras Sagradas. Início em 5 de setembro. Informações pelos telefones (61) 3244 2122 e 3242 1434 ou no site www.spbsb.com.br.

Workshop SE-SC/IPB

Nos dias 17 e 18 de setembro, no Laguna Plaza Hotel, Núcleo Bandeirante, acontecerá uma apresentação do Sistema Integrado da IPB, os dados do 1º Senso e as últimas decisões do Supremo Concílio. Alimentação e hospedagem ficarão por conta da IPB. Os participantes deverão fazer uma inscrição simbólica no valor de R$30,00, que deverá ser depositada na seguinte conta: banco Bradesco, agência 553-3, conta corrente 55200-3.

País de Oração: Gana

Localização África
Capital Acra
Extensão territorial 238.533 Km2
Idioma Inglês
População total 23.837.261 habitantes
PIB 15.179 milhões de US$
Moeda Cedi

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados