Boletim Informativo Nº 36/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 6 de setembro de 2009

Criação a Partir do que Não Existe
“Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.” Romanos 4:17.

Aqui está um texto que nos fala do Deus criador. Ou seja, a ação criativa de Deus a partir do que não existe. O apóstolo Paulo nos ensina que Deus não se utilizou de nenhum material existente para realizar a sua criação. Diz ele: “Essa é a razão por que (a justificação) provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós.” (Romanos 4:16). O apóstolo Paulo ensina que a fé que justifica é fundamentada no Deus criador. Agora, o apóstolo mostra também que a fé que justifica tem como referencial o patriarca Abraão: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito.” E acrescenta: “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara.” (Romanos 4:18,19). São palavras que esclarecem e orientam ao cristão na sua caminhada de fé. Por que o apóstolo usa a expressão “chama à existência as coisas que não existem”? Será que existem pessoas que acham que a criação foi por evolução? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão refletir sobre o ensino bíblico que fala da criação a partir do que não existe. É triste afirmarmos, mas há aqueles que pensam estar fundamentados por defenderem a teoria da evolução. Os cristãos que reconhecem a criação de Deus, não podem pensar assim. Todo cristão precisa firmar a sua fé em Deus. Esta santa instrução vista nesta orientação de Paulo se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da essência da vida. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: a criação é um ato divino e se dá a partir do que não existe. Vamos aqui destacar como se pode manter essa convicção, observando alguns princípios bíblicos bem conhecidos: em primeiro lugar, as chamadas leis da natureza não devem ser entendidas como poderes naturais autônomos. As leis da natureza não são autônomas, nem ocorrem quando uma série de condições é cumprida, pois não há nada no universo que seja independente de Deus. “Abraão não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus.” (Romanos 4:20). Isso significa que as leis da natureza são descrições humanas de fenômenos naturais e do modo pelo qual os elementos da criação se relacionam entre si. Em segundo lugar, não podemos nos esquecer que todas as coisas foram criadas por Deus e receberam dele as suas características e os seus poderes. Onde o homem natural só consegue enxergar a ação de fenômenos naturais em uma rede de causas e efeitos, a Bíblia aponta para a ação permanente de Deus através de meios criados e sustentados permanentemente por ele mesmo. O próprio apóstolo Paulo reforça este ensino em Romanos 4:21. A natureza revela a sabedoria, o poder e a beleza de Deus. Portanto, é correto admirá-la e estudá-la.

Aniversariantes

Dia 6 Natália Angélica de Almeida Vieira, telefone 3202 5315.
Dia 9 Alexandra dos Santos Viana, telefone 8184 4098.
Dia 10 Élson Amâncio dos Reis, telefone 3351 2464.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do sesquicentenário, a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Adquira a sua na secretaria da igreja.

Acampamento dos Homens

A Federação do Trabalho Masculino do PTAN convida todos os homens da 3ª IPT para participar de um momento de estudo da Palavra de Deus, lazer e comunhão no Sítio Maranata, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Investimento de R$ 60,00. Maiores informações com Sandoval, secretário executivo.

Palestra para Casais

No dia 26 de setembro, sábado, às 16h e às 20h, Gary Chapman, consagrado pelo best-seller “As cinco linguagens do amor”, virá à Brasília e ministrará palestras para casais. Em suas palestras, Chapman falará sobre os dez principais comportamentos responsáveis por destruir casamentos e como evitá-los. Aproveite a oportunidade! Maiores informações pelos telefones 3213 6957 com Deise.

Resoluções do Conselho

O reverendo Sandro informa ao Conselho que, em virtude de problema de saúde do seu sogro, sua esposa Alexandra dos Santos Viana e sua filha Sabrina dos Santos Viana se mudaram para estado do Rio Grande do Norte. O reverendo Sandro informa ainda que fará viagens regulares àquele estado. O Conselho recebe estas informações e resolve divulgar à igreja e liberar o reverendo Sandro, quando oportuno, para suas viagens.

Eleição Pastoral

O Conselho da igreja comunica aos irmãos o início do processo de eleição pastoral. Neste ano de 2009 vence o mandato do reverendo Geomário, pastor titular. O Conselho, após orar e reunir-se com o reverendo Geomário, está encaminhando seu nome como candidato único à reeleição. A Assembléia para eleição será realizada no domingo, dia 4 de outubro, no horário da Escola Dominical. Entretanto, é parte do processo eleitoral abrir oportunidade aos membros que queiram indicar outros nomes de pastores para concorrer ao pleito. O prazo para essas indicações iniciou-se no dia 23 de agosto, e vai até o dia 6 de setembro. Aqueles que quiserem indicar algum nome devem procurar o vice-presidente do Conselho, presbítero Baptista, ou o secretário do conselho, presbítero Roberto Vieira, para serem orientados quanto ao procedimento para as indicações de outros nomes.

2º Fórum Social

O fórum social deste ano será realizado na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 30 e 31 de outubro, e terá como tema principal “O líder e a ação social da Igreja”. O pastor Carlos Pinheiro e o reverendo Marcos Costa serão os preletores do evento. Inscrições no valor de R$ 10,00. Informações pelo telefone 9965 0399 com o reverendo Nef Tali.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para reunião no dia 9 de setembro, quarta-feira, às 20h, aqui na 3ª IPT.

Santa Ceia

Hoje, dia 6 de setembro, no culto vespertino, será ministrada a Santa Ceia. Venha e participe desta cerimônia.

Especialização em Teologia Bíblica

Este curso do Seminário Presbiteriano de Brasília conta com professores titulados (mestres e doutores), especializados em suas respectivas áreas e comprometidos com as Escrituras Sagradas. Início em 5 de setembro. Informações pelos telefones (61) 3244 2122 e 3242 1434 ou no site www.spbsb.com.br.

Workshop SE-SC/IPB

Nos dias 17 e 18 de setembro, no Laguna Plaza Hotel, Núcleo Bandeirante, acontecerá uma apresentação do Sistema Integrado da IPB, os dados do 1º Senso e as últimas decisões do Supremo Concílio. Alimentação e hospedagem ficarão por conta da IPB. Os participantes deverão fazer uma inscrição simbólica no valor de R$30,00, que deverá ser depositada na seguinte conta: banco Bradesco, agência 553-3, conta corrente 55200-3.

Acampamento

Prepare-se! Nos dias 30 de outubro a 2 de novembro seremos impactados com a realização do nosso acampamento. Este encontro será direcionado para a família da 3ª IPT. Todas as sociedades, todos os ministérios e todos os membros em um só espírito: “santidade”.

Comemoração dos 150 anos da IPB em Brasília

O Sínodo de Taguatinga e o Sínodo de Brasília decidiram promover um culto especial em comemoração ao sesquicentenário do presbiterianismo no Brasil. A celebração será no dia 28 de outubro, às 18h, na Igreja Presbiteriana Nacional. Participe com toda sua família.

Implantando Pequenos Grupos

O Presbitério de Taguatinga promove no dia 11, a partir das 19h30, e no dia 12 de setembro, a partir das 8h30, na Igreja Presbiteriana Fonte de Libertação, um seminário de capacitação para o trabalho de grupos pequenos ministrado pelo reverendo Marcelo Morais, pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Filadélfia em Sorocaba, SP. Taxa de inscrição de R$ 15,00. Maiores informações com o reverendo André Morais pelo telefone 8187 7719.

País de Oração: Geórgia

Localização Europa
Capital Tbilisi
Extensão territorial 69.700 Km2
Idioma Georgiano
População total 4.260.333 habitantes
PIB 10.176 milhões de US$
Moeda Lari

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados