Boletim Informativo Nº 36/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 28 de setembro de 2014

Depressão — Parte 9

Rara é a pessoa que experimenta milagrosa, instantânea e contínua vitória sobre a depressão. A mensagem das lutas diárias é encorajadora e é verdade que vivemos em um mundo caído. Deus pode não garantir vitória sobre diversas questões, ele não promete cura ou recuperação para nossos problemas, se por isso entendermos a remoção completa de todos os sintomas da depressão, por exemplo. No entanto, Deus promete conforto, cuidado (2 Coríntios 1:3-5) e que o que não pode ser curado pode ser suportado (1 Coríntios 10:13). Por que Deus não promete felicidade o tempo todo? Paulo deixa isso claro: “[…] para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos.” (2 Coríntios 1:9b). “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” (2 Coríntios 4:7). “[…] A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza […]” (2 Coríntios 12:9). Como saber quando estou melhor da depressão? Quando você é uma pessoa mais dependente de Cristo, confia cada vez mais no Deus que ressuscita os mortos e está cada vez mais moldando sua vida à verdade da graça de Deus. Orar pela remoção dos sintomas da depressão é legítimo, assim como Paulo orou para a remoção de seu espinho na carne, mas nosso objetivo final não é sentimentos ou circunstâncias alteradas, mas responder a nossos sentimentos e circunstâncias de maneiras semelhantes a Cristo. Nosso objetivo é a semelhança com Cristo. No jardim, Cristo orou pela remoção do cálice. Ele expressou abertamente sua tristeza ao seu pai celestial, mas, mesmo a tristeza não sendo removida e o cálice não sendo removido, Cristo confiou no Deus que ressuscita os mortos. Martinho Lutero, o qual experimentou depressão espiritual e ansiedade, entendeu que o sofrimento era o remédio de Deus para nos curar de nossa doença mais profunda: a autossuficiência. Isso não significa que toda depressão se deve a nosso pecado pessoal, mas que Deus pode usar a depressão como agente curativo no processo relacional de nos tornar mais como seu filho. Como saber que você está curado? Quando encontrar a Deus for mais importante do que encontrar alívio, quando conhecer a Cristo e ser como ele ser mais importante do que encontrar uma cura. Quando você enfrentar sua depressão com Cristo, de maneira que você está cada vez mais refletindo a face de Cristo.

Aniversariantes

Dia 28 Daniel Aragão Costa, telefone 3356 2595.
Dia 28 Paula Eduarda de Barros, telefone 8182 6340.
Dia 29 Miguel Batista Soares, telefone 3356 1768.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo X
Funerais
Artigo 22
 O corpo humano, mesmo após a morte, deve ser tratado com respeito e decência.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de setembro é a UPH que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 28/9 Viagem.
Dia 29/9 Folga.
Dia 30/9 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 1/10 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 2/10 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 3/10 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 28/9 Manhã: reflexão para boletim, reflexão na Escola Dominical, aula para catecúmenos, secretaria; noite: pregação.
Dias 29/9 a 2/10 Secretaria e atendimento pastoral.
Dia 3/10 Folga.

Resoluções do Conselho

1. Recebe carta do Departamento Infantil solicitando verba para o evento do Dia das Crianças e encaminha para reavaliação do pedido, sendo este a ser feito pelo presbítero Roberto.
2. Toma conhecimento da carta de apresentação da banda Mar de Vidro.

Atualização de Dados de Membros

Há no mural da igreja uma lista com as informações dos membros da igreja. Confira se seus dados estão atualizados. Qualquer questão, é só falar com o reverendo Luís Fernando.

Cantina da UMP

Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

Reunião do Conselho

Dia 1º de outubro, às 20h, nas dependências da 3ª IPT. Todos os presbíteros e pastores estão convocados.

País de Oração: Paraguai

Localização América do Sul
Capital Assunção
Extensão territorial 406.750 km2
Idioma Espanhol e guarani
População total 6.917.579 habitantes
PIB 25.935 milhões de US$
Moeda Guarani

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados