Boletim Informativo Nº 36/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 13 de setembro de 2015

O Milagre da Multiplicação

O Senhor Jesus sempre atraiu multidões para si. E naquele período não fora diferente (João 6:1-13). Muitos seguiram Jesus devido aos sinais de cura que ele fizera (João 6:1). Naquele local desértico (Mateus 14:13), a multidão se acomodou, ouviu os ensinos de Jesus, recebera cura de enfermidades e se preparava para voltar para suas habitações (Marcos 6:33-34). Contudo, devido ao longo tempo que aquele povo se encontrava recebendo os ensinos e curas, houvera a necessidade de se alimentarem. Então, Jesus se preocupou em dar o pão daquele dia à multidão. Os sinais feitos pelo Senhor Jesus sempre tiveram propósitos. O apóstolo João instrui que todos os sete sinais registrados no quarto evangelho têm a finalidade de que creiam que “Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome.” (João 20:31). Quanto a multidão, a estatística dos discípulos de Jesus era que naquele local havia aproximadamente cinco mil homens (João 6:10), sem contar mulheres e crianças, para cinco pães de cevada e dois peixinhos na posse de um menino. Com aquela quantidade de pães e peixes, era impossível alimentar aquela multidão. Contudo, outro sinal aconteceu, Cristo Jesus realizou o milagre da multiplicação. O contexto do milagre da primeira multiplicação pode ser comparado com a situação que se encontrava Moisés com o povo hebreu no deserto (Números 11) e com o momento que Eliseu alimentou cem homens com vinte pães de cevada e algumas espigas de cereal (2 Reis 4:42-44). Em qualquer situação mencionada, a impressionante desproporção entre a necessidade existente e os recursos disponíveis preparava o caminho para que a manifestação da graça fosse mais notória. A incredulidade dos discípulos (João 6:9) e a fome da multidão foi retirada e suprida, respectivamente. Felipe, André, os demais discípulos e todos que foram ao encontro de Jesus presenciaram e provaram do milagre da multiplicação. Após os estômagos serem acalmados, após receberem curas sem necessitar de passar pela fila gigantesca do SUS e serem ensinadas por Cristo, poderíamos esperar que a multidão reconhecesse que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Todavia, o entendimento da multidão (e quem sabe não fora também o dos discípulos, naquele momento) era de que Jesus deveria tomar o lugar do atual governante de Roma, que deixara a inflação um caos, que cada vez mais aumentava os impostos, que apresentava um governo corrupto. Entretanto, o Senhor Jesus recusou a proposta do povo (João 6:15), pois ele sabia qual era a sua missão e não hesitou. Calvino (“Comentário Segundo João”) diz que por meio da crucificação de Cristo, fora granjeado salvação para o mundo […] caso ele permitisse ser feito rei, seu reino espiritual ficaria arruinado, o evangelho seria esmagado com infâmia eterna e a esperança da salvação teria sido completamente destruída. Mais do que o suprimento das necessidades existenciais, Cristo deu a sua vida em resgate das ovelhas sem pastor e é nele que todos precisam confiar.

Aniversariantes

Dia 13 David Mendes de Oliveira 3561 3220.
Dia 13 Humberto Santos Martins 3352 0200.
Dia 13 Jadson Aragão Oliveira 3358 3100.
Dia 13 Paulo Roberto Rachid 3353 4692.
Dia 14 Maria Cornélia Ribeiro 3562 7940.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Catecismo Maior de Westminster

8. Há mais que um Deus?
Resposta
 Há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro. Deuteronômio 6:4; Jeremias 10:10; 1 Coríntios 8:4.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de agosto, o culto de oração estará sob a responsabilidade da coordenação do Conselho Missionário.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 13 Manhã: Foz do Iguaçu; noite: culto solene.
Dia 14 Manhã: folga; tarde: cuidar dos pais.
Dia 15 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dias 16 e 17 Manhã: gabinete; tarde: aconselhamento.
Dia 18 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: reunião de oração.
Dia 19 Atividades pastorais.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 13 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 14 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: estudo.
Dia 15 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 16 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 17 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 18 Manhã: estudo; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 19 Quartel.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento do relatório da tesouraria da igreja e do comprovante de dízimos do Supremo Concílio e o encaminha à comissão de exame de contas.
2. Toma conhecimento da solicitação de ajuda financeira do Conselho Missionário para realização da conferência que será realizada nos dias 14 a 16 de julho e aprova, solicitando mais detalhes.
3. Toma conhecimento e aprova o pedido de material didático e pedagógico do Departamento Infantil.
4. Toma conhecimento e aprova o pedido do uso do salão da igreja no dia 26 de setembro pela irmã Patrícia Santos Ferreira Araújo.

Avisos

 No dia 26 de setembro, o Instituto Presbiteriano Simonton receberá a visita do reverendo Felipe Santos e da professora Noemia, representantes do Sistema Mackenzie de Ensino — SME, para falar sobre a cosmovisão cristã e do material pedagógico adotado pelo SME, respectivamente. A visita será feita no horário escolar.
 No dia 3 de outubro, às 20h, na igreja, será feito o lançamento do Sistema Mackenzie de Ensino no Instituto Presbiteriano Simonton. Nisso, teremos a presença do presbítero Solano Portela para divulgar suas obras e falar sobre educação. Convidamos as igrejas, a comunidade e pais de alunos para estarem no dia do lançamento do SME/IPS.
 O Instituto Presbiteriano Simonton divulga a Festa da Família, que acontecerá no dia 19 de setembro, das 9h às 14h, no espaço da escola. Haverá comidas gostosas, brinquedos, oficinas, apresentações dos alunos, animação e brincadeiras. Traga sua família e participe!

País de Oração: Vietnã

Localização Sudeste da Ásia
Capital Hanói
Extensão territorial 331.051 km2
Idioma Vietnamita
População total 92.547.959 habitantes
PIB 171.222 milhões de US$
Moeda Dongue

Vietnã

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados