Boletim Informativo Nº 37/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 5 de outubro de 2014

Depressão — Parte 10

À semelhança do Salmo 13, pessoas podem derramar o coração a Deus, pessoas estas com dor crônica, que passaram por cirurgias, com capacidade física limitada, ministério limitado, ou outros problemas que levam a pessoa a ficar cansada, deprimida, desgastada e pensar que Deus está em silêncio. Tal salmo fala de momentos sombrios. Como pode o deprimido orar? A depressão rouba a esperança. A tentação de pensar que não podemos ser honestos com Deus sobre nossa situação aprofunda a desesperança. A oração do Salmo 13 traz esperança em momentos sombrios. No Salmo 13:1-2, é falado sobre ter honestidade com Deus. Andrew Fuller disse sobre tal salmo: “Não está sob a mais nítida, mas sim as provas mais longas, que estamos mais em perigo de exaustão”. Quando alguém está em depressão há como que dias escuros, há desejo de saber a duração do sofrimento. O salmista está desesperado. Honestamente, ele clama a Deus. Por não ver o fim, ele grita. João Calvino afirma que “quando estamos por um longo tempo sob o peso de calamidades, e quando não percebemos nenhum sinal de ajuda divina, este pensamento inevitavelmente se impõe sobre nós, que Deus se esqueceu de nós”. O salmista pensa isso porque foi agredido com a realidade de sua depressão, que lutou contra o entendimento do Deus que ele tinha. Assim, em fé, ele continua a lamentar, colocando seu coração aberto diante de Deus. As circunstâncias ditaram que Deus deve ter se esquecido dele, mas sua fé o leva a buscar ao Senhor. A batalha continua no verso 2. Enquanto busca socorro, sem sucesso, o salmista tem que lidar com outra situação. Ele esgotou as vias de alívio. A intrusão do inimigo só contribui para sua desesperança. Paz lhe escapa. As pessoas estão maltratando ele. Quando o sofrimento prolongado ocorre sem alívio ou respostas, até os amigos mais próximos se tornam frustrados com nossa situação. Um dos momentos mais desanimadores é a insistência de amigos que afirmam que há pecado em sua vida. Mal eles sabem das horas que utilizamos pedindo a Deus para iluminar as trevas do nosso coração! Tais comentários nos tentam. Este é o grito desesperado do salmista no Salmo 13. Fale honestamente com Deus. Perceba que seus gritos são declarações de fé e crença no que Deus diz que ele é. Entenda que, apesar dos que te rodeiam não poderem ministrar a você bem, eles também são criaturas finitas que precisam da graça que foi derramada sobre você. Seja honesto com Deus.

Aniversariantes

Dia 7 Noélia Pereira de Oliveira, telefone 3041 1307.
Dia 8 João Paulo de Oliveira Araújo, telefone 9153 3710.
Dia 8 Tiago de Almeida Marques, telefone 3351 2807.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo X
Funerais
Artigo 23
 Chegada a hora marcada para o funeral, o corpo será levado com decência para o cemitério e sepultado. Durante essas ocasiões solenes, todos os presentes devem portar-se com gravidade. O oficiante deverá exortá-los a considerar a fragilidade desta vida e a importância de estarem preparados para a morte e para a eternidade.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de setembro é a UPH que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 5 Manhã: escola dominical; noite: culto.
Dia 6 Folga.
Dia 7 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 8 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 9 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 10 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 5 Manhã: reflexão para boletim, aula para adultos, secretaria; noite: culto.
Dia 6 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 7 Manhã: secretaria e atendimento pastoral; noite: estudo bíblico.
Dias 8 a 9 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 10 Folga.

Resoluções do Conselho

1. Recebe carta da mesa administrativa da Congregação da 429 em Samambaia, e homologa a intenção de permanência do seminarista Reinivaldo em 2015, condicionada à apresentação de um plano de trabalho. Quanto ao assunto do transporte de crianças, decide seguir as recomendações já deliberadas anteriormente pelo Conselho.
2. Decide organizar uma comissão, composta pelo reverendo Geomário e presbíteros Jorge e Roberto, para ir à congregação no Areal, com vistas a desafiar a organização da mesma em igreja.

Atualização de Dados de Membros

Há no mural da igreja uma lista com as informações dos membros da igreja. Confira se seus dados estão atualizados. Qualquer questão, é só falar com o reverendo Luís Fernando.

Cantina da UMP

Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

País de Oração: Peru

Localização América do Sul
Capital Lima
Extensão territorial 1.285.220 km2
Idioma Espanhol, quínchua e aimará
População total 30.769.077 habitantes
PIB 204.681 milhões de US$
Moeda Novo sol

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados