Boletim Informativo Nº 37/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 20 de setembro de 2015

Atitudes na Travessia do Mar Tempestuoso
 
Ainda não havia nada esclarecido com os discípulos do Senhor Jesus quanto ao milagre da multiplicação dos pães e peixes (Marcos 6:52). Jesus envia os seus discípulos para atravessarem o rio e se priva com a intenção de orar (Mateus 14:23). Na travessia do mar, na quarta vigília da noite (Mateus 14:25), os discípulos de Jesus se encontravam cansados e amedrontados, pois uma tempestade inesperada os impedia de fazer a travessia do mar. Todos os recursos cabíveis e qualificáveis de um pescador que entendia muito bem de tempestades se encontravam dentro do barco, mas não estavam sendo o suficiente para sanar aquele problema. Infere-se do evangelho de João que a tempestade estava tão brava que por mais que os discípulos se esforçassem em remar, o resultado era insignificante (João 6:19). Há coisas que parecem tão fáceis de serem resolvidas e então podemos nos colocar de forma soberba e dizer: “Eu consigo resolver tal situação! Não perturbemos o Mestre!” Contudo, por ignorância ou rebeldia não entendemos que tudo que viermos a fazer deve ser levado em consideração que os meios e os resultados precisam produzir promoção do Reino de Deus (1 Coríntios 10:31). Como fazer algo para a glória de Deus, se confiamos única e exclusivamente em nossa própria capacidade decaída? Sem dúvidas, havia uma grande tempestade no mar (João 6:18), mas a maior tempestade que precisava ser sanada era a que se encontrava nos corações dos discípulos (Marcos 6:52). Eles precisavam entender que o Senhor Jesus não era apenas o profeta que providenciara o pão do dia (João 6:14). Jesus é o Filho de Deus enviado ao mundo que revela Deus Pai, na ação do Espírito Santo (João 1:18), proporcionando salvação. Na mediação de Cristo Jesus, há comunhão com o Deus Trino e uno em todas as esferas e em todo tempo. Deus nunca deixa ou abandona os seus ou aprova que façam algo sem o seu auxílio (Hebreus 13:5-6). Mateus, Marcos e João registram que na travessia, Jesus acalmou duas tempestades: a do mar e a do coração dos discípulos. O vento que perturbava o mar cessou e todos adoraram, proclamando: “Verdadeiramente és o Filho de Deus!” (Mateus 14:32, 33). Quantos mares já tentamos atravessar confiando em nossa própria capacidade? Quantas vezes fomos incrédulos em achar que não precisávamos do auxílio de Deus nas travessias das tempestades (Hebreus 13:6)? Cristo nunca deixou seus discípulos. Ele mesmo declarou em um momento de oração: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu…” (João 17:12). Nenhum pescador, experiente ou não, gosta de passar por tempestades, mas elas acontecem. A tempestade que os discípulos enfrentaram, no auxílio do Senhor Jesus, produziu resultados positivos (Marcos 14:33), eles não fracassaram com o mar revolto e puderam entender quem é Jesus Cristo. Sendo assim, todos que foram chamados por Cristo, precisam depender do auxílio do Deus Trino e uno em todas as coisas que forem realizadas. Atravesse o mar com o auxílio de Deus.
 
Aniversariantes
 
Dia 20 Raquel dos Santos Oliveira, telefone 9153 6836.
Dia 22 Lucy Martins dos Reis, telefone 8158 7404.
Dia 23 Francinoly de Oliveira S. Nunes, telefone 9638 2536.
Dia 23 Suzete Miranda de Araújo, telefone 3201 2493.
Dia 24 Marisa Alves Cardoso, telefone 3357 6052.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!
 
Catecismo Maior de Westminster
 
9 Quantas pessoas há na Divindade?
Resposta Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; estas três pessoas são um só Deus verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais. Mateus 3:16-17 e 28:19; 2 Coríntios 13:14; João 10:30.
 
Cultos de Oração e Estudo Bíblico
 
Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de setembro, o culto de oração estará sob a responsabilidade da coordenação do Conselho Missionário.
 
Construção do Novo Templo
 
Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.
 
Atividades da Semana:
Reverendo Geomário
 
Dia 20 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 21 Manhã: folga; tarde: cuidar dos pais.
Dia 22 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dias 23 e 24 Manhã: gabinete; tarde: aconselhamento.
Dia 25 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: reunião de oração.
Dia 26 Atividades pastorais.
 
Atividades da Semana:
Seminarista Weber
 
Dia 20 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 21 Manhã: secretaria; tarde e noite: estudo.
Dia 22 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 23 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 24 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 25 Manhã e tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 26 Quartel.
 
Dados dos Membros
 
A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.
 
Resoluções do Conselho
 
1. Toma conhecimento da carta do seminarista Lucas de Oliveira Alves onde comunica ao Conselho de sua desistência da candidatura ao ministério pastoral e do seu pedido do recebimento dos valores da dívida que tem com o Seminário Presbiteriano de Brasília. O Conselho encaminha as informações declarativas do seminarista Lucas ao Presbitério do Distrito Federal – PRDF, e mantém a decisão anterior quanto ao pagamento da dívida que o seminarista tem com o Seminário Presbiteriano de Brasília.
2. O Conselho resolve homologar e encaminhar ao PRDF, para conhecimento e providências, os atos da assembleia extraordinária que elegeu o reverendo Geomário como pastor efetivo para um período de cinco anos.
3. Toma conhecimento do relatório da tesouraria da igreja e do comprovante de dízimos do Supremo Concílio, e encaminha o relatório à comissão de exame de contas.
 
Avisos
 
 No dia 26 de setembro, o Instituto Presbiteriano Simonton receberá a visita do reverendo Felipe Fontes e da professora Noemi (representantes do Sistema Mackenzie de Ensino – SME), para falar sobre a cosmovisão cristã e o material pedagógico adotado pelo SME, respectivamente. A visita será feita no horário escolar.
 Nos dias 3 e 4 de outubro, às 20h e às 9h, respectivamente, em nossa igreja, serão realizados o lançamento do SME no Simonton e palestras sobre educação cristã. Nisso, teremos a presença do presbítero Solano Portela para falar sobre “Educação Cristã versus Marxismo Cultural” no dia 3, e sobre “A Didática de Jesus – Ensinado como Jesus Ensinou” no dia 4. Convidamos as igrejas, a comunidade e pais de alunos para estarem presentes no dia do lançamento.
 Nos dias 10 e 11 de outubro, o presbítero Solano Portela estará na 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia, falando sobre “Educação e Evangelho com Pilares de Transformação”. As inscrições podem ser feitas pelo site da 1ª IPS: ipsamambaia.com.br.
 No dia 17 de outubro, às 9h, no salão da igreja, será realizada reunião com toda a liderança. Todos os presbíteros, diáconos, diretorias das sociedades internas, superintendentes e professores da Escola Dominical, devem estar na reunião. Nesse dia será tratado sobre o aniversário da igreja e os planejamentos para o ano de 2016. Não falte!
 No dia 17 de outubro, às 20h, haverá reunião com os casais no salão da igreja. Não falte!

País de Oração: Zâmbia

Localização África Oriental
Capital Lusaca
Extensão territorial 752.610 km2
Idioma Inglês
População total 15.021.002 habitantes
PIB 22.384 milhões de US$
Moeda Quacha

Zâmbia

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados