Boletim Informativo Nº 38/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 21 de setembro de 2008

A Filosofia de Autopreservação de Paulo
“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovaste a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.” Filipenses 4:10.

Aqui está um texto que revela a filosofia de autopreservação de Paulo. O objetivo desta pastoral é mostrar quais as motivações correntes e quais as motivações erradas para seguir a Jesus. O cristão deve se conscientizar de que as suas motivações determinam o seu estilo de vida. Nesta pastoral queremos enfatizar que todo cristão deve se sentir motivado a seguir a Jesus pelas motivações corretas. O verdadeiro discípulo de Cristo não está ligado ao mestre como uma fonte de consumo e sim através do reconhecimento total de que somente através dele pode-se herdar a vida eterna. Talvez um dos maiores problemas enfrentados pelo cristianismo em nossos dias seja o antropocentrismo, ou seja, a tentativa de colocar o próprio ser humano como centro e razão da religião, ignorando que esse lugar pertence a Deus. Isso não é novo. Desde a Idade Média, tentativas sucessivas se destinam a isso. As conseqüências são as mais variadas como, por exemplo, achar que o ser humano tem algum mérito na salvação ou até cogitar ter livre-arbítrio. O versículo 10 do capítulo 4 de Filipenses mostra o apóstolo Paulo voltando ao tema do primeiro capítulo — a cooperação dos filipenses no evangelho (Filipenses 1:5), especialmente seu apoio financeiro. Paulo faz uma ressalva, para que não entendam suas palavras como repreensão. Os versículos 11 a 13 não negam a necessidade por que Paulo passava mas, ao contrário, são um testemunho. Quais são, pois, as atitudes e procedimentos de Paulo com referência às necessidades materiais? Em primeiro lugar, ele era humilde, diz o texto (Filipenses 4:10). Paulo raramente falava de suas necessidades, mas quando tinha uma ele a admitia. Não havia orgulho sutil em sua personalidade que a prejudicasse pela falta de “coisas”. Ele não fingia ser o que não era. Ele vivia dentro de suas posses, e quando tinha falta de alguma coisa, não era por demais orgulhoso que não aceitasse ajuda. Ao escrever aos filipenses agradecendo as suas dádivas, ele refletiu humildade. Em segundo lugar, ele era honesto, diz o texto (Filipenses 4:11). Sua humildade e honestidade caminharam juntas — um equilíbrio importante na formação de uma filosofia acerca de necessidades materiais. Depois de informar aos filipenses quão feliz ele estava com a sua dádiva, apressa-se em dizer-lhes que não estava tirando vantagem da simpatia deles. Quão diferente de alguns crentes que metodicamente procuram dar a impressão de que sempre estão em necessidade. Os obreiros cristãos que trabalham no serviço do evangelho podem ser especialmente tentados a tirar vantagem de outros membros do corpo de Cristo. Em terceiro lugar, ele era adaptável, diz o texto (Filipenses 4:11,12). Paulo tinha uma capacidade inusitada para adaptar-se a várias situações e circunstâncias e ainda refletir contentamento. As “situações” envolviam suas necessidades materiais.

Aniversariantes

Dia 23 Francinoly de Oliveira Silva Nunes, telefone 3336 0575.
Dia 27 Ângela Maria dos Santos Mendes, telefone 3561 3220.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Energia Elétrica no Ferro Elétrico

O ferro elétrico é responsável por cerca de 5% a 7% do consumo total de uma residência. Habitue-se acumular a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido, no caso de ferro automático. Quando precisar interromper o serviço, desligue o ferro.

Informativo EBD

Hoje estaremos reunidos em classe única. Tire suas dúvidas com o reverendo Helder sobre dízimos e ofertas!

Almoço Missionário

Hoje, logo após a Escola Dominical, desfrutaremos de um delicioso almoço em prol da compra de uma motocicleta para a missionária Auricilene.

Evangelização 2008

Chegou a hora! Participe do projeto Minha Esperança, inscreva-se para o treinamento na secretaria da igreja.

III Encontrar-te

A 2ª Igreja Presbiteriana do Recanto das Emas promoverá palestras, oficinas, louvor e muito mais voltado para ministérios de adoração. Este encontro será na Chácara Bandeirante I, Riacho Fundo I. Maiores Informações com o reverendo Francisco Mano pelo 8135 7654 ou com Raquel no 8135 7658.

Resolução do Conselho

O Conselho convoca assembléia geral extraordinária para o dia 12 de outubro de 2008, durante a Escola Dominical, para eleger dois diáconos.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para esta reunião que acontecerá no dia 24 de setembro, quarta-feira, às 20h30 no salão social de nossa igreja.

País de Oração: Bolívia

Localização América do Sul
Capital La Paz
Extensão territorial 1.098.581 Km2
Idioma Espanhol, quíchua e aimará
População total 9.524.569 habitantes
PIB 10.301 milhões de US$
Moeda Boliviano

 

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados