Boletim Informativo Nº 38/2012

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 16 de setembro de 2012

Amor Até o Fim
“Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” João 13:1.

Aqui está um texto que nos fala do amor de Jesus por seus discípulos. Ou seja, o evangelista João diz que Jesus amou os seus discípulos até o fim: “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (João 13:1). Esta é a descrição dada por João em relação à convivência amorosa de Jesus com os seus discípulos. O evangelista João nos ensina aqui, neste seu relato sobre o relacionamento de Jesus com os seus discípulos no ato de lavar os pés: “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos seus discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (versículo 5). ”O lava-pés era um elemento comum de hospitalidade num país poeirento, onde as pessoas usavam sandálias.” (Lucas 7:44, BG 1253). O evangelista João nos mostra claramente que esta tarefa era geralmente realizada pelo membro mais humilde da casa. Agora, o evangelista João nos mostra também que Pedro, com sua habitual impulsividade, fez objeção à atitude de Jesus de lavar-lhe os pés. Assim somos informados de que Pedro assim reagiu: “Aproximou-se, pois, Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?” (João 13:6). “Ele não podia entender a humildade de Cristo. Jesus responde que quaisquer que possam ser as expectativas de Pedro, ele precisa aceitar Jesus de acordo com o caminho que Deus traçou para o Messias seguir.” (Isaías 55:7-9; Mateus 16:23; BG 1254). Não se pode rejeitar o amor de Jesus. Esta santa instrução, vista nesta narrativa do evangelista João sobre o amor de Jesus por seus discípulos, se constitui num ensino precioso. Por este ensino podemos ver alguns pontos acerca do nosso relacionamento com Jesus. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu quero amar e ser amado do meu Senhor para desfrutar de maior intimidade. O evangelista João destaca o que precisa estar em apreço: o amor de Jesus por seus discípulos revela profundo interesse em resgatá-los. Nesse texto, vamos destacar três etapas no relacionamento com Cristo: em primeiro lugar, o amor de Jesus, como ele é, só seus amados conhecem (versículos 1-3). Nas poucas horas que lhe restavam Jesus haveria de dedicar-se àqueles que o reconheceram e receberam. De agora em diante, eles passariam a ser chamados os seus (hoi idioi). Neles, ele tinha concentrado seu amor de uma maneira especial. Em segundo lugar, a grandeza de qualquer um se mede pelo serviço que presta (versículos 4-5). Neste sentido, então, Jesus dá-lhes memorável lição objetiva. João apresenta algumas frases que põem em relevo a inigualável humildade de Jesus, bem como sugerem algo do seu significado. O próprio ato de Jesus lavar os pés era um retrato de humilhação. Em terceiro lugar, a significação espiritual daquilo que estava sendo feito deixou-os embaraçados (versículos 6-7). Provavelmente, os outros discípulos ficaram tão embaraçados como Pedro com o fato de seu Mestre fazer este serviço tão humilhante por eles, mas ele expressou o que os outros sentiam.

Aniversariantes

Dia 20 Jessé Martins da Silva, telefone 3352 0200.
Dia 20 Raquel dos Santos Oliveira, telefone 3562 3968.

Notas da Constituição da IPB

Capítulo VII
Ordens da Igreja
Seção 7ª — Eleições de Oficiais
Artigo 110
 Cabe à assembléia da igreja local, quando o respectivo Conselho julgar oportuno, eleger pastor efetivo, presbíteros e diáconos.

Encontro de Casais

A 5ª IPT está organizando um encontro de casais no Hotel Fazenda Mestre D’Armas, no período de 21 a 23 de setembro de 2012, no valor de R$ 700,00. Inscrições com o reverendo Ricardo, telefone 8426 2620, ou reverendo Joseilson, telefones 8171 0590 e 8423 2143.

Proposta de Emprego

A Editora Pai & Filho está precisando de cobrador, que tenha carteira de moto. Não precisa ser evangélico. Caso o irmão conheça alguém, pode indicá-lo. Mais informações com o presbítero Denis ou Denis Filho, pelo telefone 3522 1828.

Encontro Sinodal da 3ª idade

A secretaria Sinodal da 3ª idade realizará nos dias 24 a 27 de setembro um encontro no Hotel Hotsprings, em Caldas Novas, GO. Os preletores serão o reverendo Reginaldo José, reverendo Sabino Dourado e o reverendo Demerson Viriato. O preço é de R$ 400,00 ou 2x de R$ 200,00. Mais informações pelo telefone (61) 3351 5370 ou pelo e-mail iptaguatinga@gmail.com.

Agenda da Mocidade

Jovens e adolescentes, fiquem atentos para os próximos Café com Fé: 22 de setembro, 13 e 20 de outubro e 15 de novembro. Participe e traga seus amigos!

Aniversário do Ministério de Louvor

O aniversário do Ministério de Louvor Ônix será comemorado nos dias 5, 6 e 7 de outubro. Nos dias 5 e 6 será à partir das 19h30, e no dia 7 à partir das 18h30.

Aniversário da Congregação de Samambaia

Nos dias 29 e 30 a Congregação de Samambaia estará fazendo aniversário, e convida a 3ª IPT para participar, a partir das 19h30.

Pedido da UPH

A UPH reforça o pedido a todos os membros da nossa igreja local para continuarem colaborando na doação de materiais de limpeza, de higiene pessoal e roupas a serem repassados à Casa Maanaim.

País de Oração: China

Localização Leste da Ásia
Capital Beijing (Pequim)
Extensão territorial 9.600.000,5 km2
Idioma Mandarim
População total 1.347.565.324 habitantes
PIB 5.739.358 milhões de US$
Moeda Renminbi

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados