Boletim Informativo Nº 39/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 28 de setembro de 2008

A Radiografia de uma Sociedade Decadente
“Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.” Habacuque 1:4.

Aqui está um texto que revela a radiografia de uma sociedade decadente. O objetivo desta pastoral é mostrar quais as motivações correntes por trás do problema da discriminação. O cristão deve se lembrar da maneira como foi tratado por Deus em sua conversão. Nesta pastoral queremos enfatizar como deve se relacionar o cristão com seus irmãos mais carentes de uma forma coerente ao Cristianismo. O verdadeiro discípulo de Cristo não pode discriminar ninguém, pois Deus não faz acepção de pessoas. Talvez um dos maiores problemas enfrentados pelo cristianismo em nossos dias seja a discriminação e o preconceito social. Isso não é novo. Esse assunto tem sido bastante debatido na mídia, mas o referencial é diferente. O mundo é pragmático, determinando suas leis pelo que “dá certo”, enquanto os crentes devem ser regidos por uma lei maior, a Palavra de Deus. O versículo 4 do capítulo 1 de Habacuque mostra o profeta voltando ao tema da frouxidão da lei (Habacuque 1:4). Literalmente, “a lei está entorpecida”. Habacuque usa a palavra “lei” (hebraico torah) denotando o padrão divino para a vida no contexto da aliança. Ele mostra que o poder e a influência dos ímpios tornaram a lei sem efeito. O versículo 4 fala também do perverso. São aqueles em Israel que menosprezavam a vontade e a lei do Senhor. O versículo 3 fala de contendas e litígio. Habacuque traça um perfil da decadente sociedade de Judá. Seu diagnóstico é sombrio. A doença do povo de Deus estava num estágio avançado. Eis a descrição do profeta: em primeiro lugar, uma sociedade decadente é saturada de violência (Habacuque 1:2). Russell Norman Champlin diz que a palavra “violência” é usada aqui para sumariar o tipo de mundo que o profeta estava observando. A violência em Judá estava presente no palácio, nos tribunais, nos mercados e nas ruas. A violência tinha se infiltrado em todos os segmentos da sociedade. Ela havia fermentado toda a massa e envenenado de tal forma a nação que o juízo de Deus não podia mais ser retardado ou suspenso. Ainda hoje, a violência cresce. Em segundo lugar, uma sociedade decadente é dominada pela iniqüidade, e não pela virtude (Habacuque 1:3). O que estava perturbando o profeta não era tanto a presença do mal, mas a procedência dele. A violência, a iniqüidade, a opressão, a destruição, a contenda e o litígio procediam do próprio povo de Deus. Usualmente, os inimigos externos eram a fonte das tragédias do povo de Deus, mas neste caso a fonte dos problemas era interna, ou seja, a corrupção moral e espiritual do povo de Deus. Em terceiro lugar, uma sociedade decadente é marcada pelo domínio opressor dos fortes sobre os fracos (Habacuque 1:3). Habacuque viu a opressão prevalecer em Judá. Ele disse: “Por que […] me fazes ver a opressão?…” (Habacuque 1:3). Isso era o que ele via.

Aniversariantes

Dia 28 Paula Eduarda de Barros, telefone 3032 6682.
Dia 29 Miguel Batista Soares, telefone 3356 1768.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Evangelização 2008

Chegou a hora! Participe do projeto Minha Esperança, inscreva-se para o treinamento na secretaria da igreja.

Resoluções do Conselho

– Recomenda que as sociedades internas encaminhem até o dia 29 de outubro os nomes das pessoas que farão parte das novas diretorias.
– Toma conhecimento de pedido de oferta para aquisição de uma casa para irmã Paulina, viúva no reverendo Abimael de Moura Pereira, e resolve promover uma oferta especial junto à igreja no dia 12 de outubro de 2008 no período do culto vespertino, às 18h30.

Planejamento 2008

No dia 29 de outubro, sábado, às 9h, faremos a revisão do planejamento de nossa igreja. Destaque em sua agenda!

VI Encontro da Fé Reformada

É com grande alegria que a 1ª Igreja Presbiteriana de Goiânia convida você para esta conferência nos dias 12 a 15 de novembro, onde será abordado o tema: “Chamado para Servir”, procurando compreender a doutrina da vocação. As inscrições estão abertas no site www.pipgyn.com.br/fereformada. O valor da inscrição é de R$ 25,00, no entanto, R$ 15,00 retornarão em forma de bônus na livraria do evento.

Eleição para Diácono

No próximo domingo serão distribuídas as cédulas para recomendação dos candidatos ao oficio do diaconato. Após conversar e orar com o irmão de sua preferência recomende-o com o apoio de mais três irmãos que apóiem a indicação.

Almoço Missionário

Agradecemos a participação dos irmãos no almoço para arrecadação de fundos para compra da motocicleta para a missionária Auricilene. Os valores arrecadados foram os seguintes:
– Valor líquido do almoço: R$ 955,00.
– Valor do bazar: R$ 234,00.
– Valor total: R$ 1.189,00.
“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” 1 Coríntios 9:16.

País de Oração: Bósnia e Herzegovina

Localização Europa
Capital Sarajevo
Extensão territorial 51.129 Km2
Idioma Bósnio
População total 3.934.818 habitantes
PIB 11.326 milhões de US$
Moeda Marco convertível

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados