Boletim Informativo Nº 39/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 27 de setembro de 2009

O Verbo Se Fez Carne
“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14.

Aqui está um texto que nos fala do verbo encarnado. Ou seja, a encarnação do verbo revela o evangelho histórico. O apóstolo João nos ensina que a encarnação do verbo é o evangelho histórico. Diz ele: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14). O apóstolo João ensina que a fé no evangelho, é fundamentada na encarnação de Jesus Cristo. Agora, o apóstolo mostra também o seu testemunho, dizendo: “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.” E acrescenta: “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.” (João 1:15,16). São palavras que esclarecem e fundamentam a fé cristã na sua caminhada para o evangelho histórico. Por que o apóstolo usa a expressão “e o verbo se fez carne”? Será que existem pessoas que não sabem da encarnação do verbo? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão refletir sobre o ensino bíblico que fala do dever que temos de confiar no evangelho histórico. É triste afirmarmos, mas há aqueles que recusam confiar no evangelho. Os cristãos que reconhecem o poder do evangelho, não podem pensar assim. Todo cristão precisa firmar a sua fé no evangelho histórico de Cristo. Este versículo reflete a verdadeira convicção e firmeza do crente que está alicerçado no evangelho histórico de Cristo. O verdadeiro crente não tem vergonha de testemunhar: “o verbo se fez carne e habitou entre nós.” Esta santa instrução vista nesta declaração de João, se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da essência do evangelho. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: o evangelho de Jesus encarnado é histórico. Vamos aqui destacar como se pode manter essa convicção, observando alguns princípios ensinados aqui por João: em primeiro lugar, a encarnação do verbo é o aspecto temporal e histórico da salvação (João 1:14). Se por um lado a salvação foi determinada antes dos tempos eternos, por outro, ela teve o seu momento específico no tempo. Paulo diz que a salvação foi manifestada pelo aparecimento do Salvador Jesus Cristo (2 Timóteo 1:10). Em segundo lugar, o aparecimento de Cristo é uma referência à sua encarnação (João 1:14). O marco temporal e histórico do evangelho se dá quando “vindo a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher.” (Gálatas 4:4), ou seja, quando “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (João 1:14). Então, a encarnação de Cristo é o fundamento temporal e histórico da nossa salvação. Em terceiro lugar, a salvação tem data e local histórico (João 1:14). Ou seja, o entendimento da salvação finca âncora em um lugar e em uma data específica do tempo. Nossa salvação não é um conceito meramente abstrato, mas absolutamente estabelecido nesse mundo. Um homem teve de nascer, viver, morrer e ressuscitar para que a salvação idealizada na eternidade fosse concretizada na história e no tempo.

Aniversariantes

Dia 27 Ângela Maria dos Santos Mendes, telefone 3561 3220.
Dia 28 Daniel Aragão Costa, telefone 8155 6372.
Dia 28 Paula Eduarda de Barros, telefone 3032 6682.
Dia 29 Miguel Batista Soares, telefone 3356 1768.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Adquira na secretaria da igreja sua Bíblia comemorativa com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil.

Palestra para Casais

No dia 28 de setembro, segunda-feira, às 16h e às 20h, Gary Chapman, consagrado pelo best-seller “As cinco linguagens do amor”, virá à Brasília e ministrará palestras para casais. Em suas palestras, Chapman falará sobre os dez principais comportamentos responsáveis por destruir casamentos e como evitá-los. Aproveite a oportunidade! Maiores informações pelos telefones 3213 6957 com Deise.

2º Fórum Social

O fórum social deste ano será realizado na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 30 e 31 de outubro, e terá como tema principal “O líder e a ação social da Igreja”. O pastor Carlos Pinheiro e o reverendo Marcos Costa serão os preletores do evento. Inscrições no valor de R$ 10,00. Informações pelo telefone 9965 0399 com o reverendo Nef Tali.

Acampamento

Prepare-se! Nos dias 30 de outubro a 2 de novembro seremos impactados com a realização do nosso acampamento. Este encontro será direcionado para a família da 3ª IPT. Todas as sociedades, todos os ministérios e todos os membros em um só espírito: “santidade”.

Comemoração dos 150 anos da IPB em Brasília

O Sínodo de Taguatinga e o Sínodo de Brasília decidiram promover um culto especial em comemoração pelo sesquicentenário do presbiterianismo no Brasil, pelos 500 anos do nascimento de Calvino e pela Reforma Protestante. A celebração será no dia 24 de outubro, às 18 horas, na Igreja Presbiteriana Nacional. Participe com toda sua família.

Pense Nisso…

Vamos colaborar com a preservação do meio ambiente? Que tal beber água utilizando sua garrafinha plástica?

Resoluções do Conselho

– Toma-se conhecimento do documento enviado pelo reverendo Sandro informando ao Conselho que, por motivo de saúde familiar, no próximo exercício eclesiástico não estará disponível para servir como pastor-auxiliar na 3ª IPT. O reverendo Sandro fixará residência no Rio Grande do Norte. Tal resolução será encaminhada para o Presbitério do Distrito Federal — PRDF, para o devido conhecimento. O Conselho resolve, com anuência do reverendo Sandro, liberá-lo após o dia 12 de outubro do corrente ano.
– Toma-se conhecimento por intermédio do reverendo Geomário da convocação para a Reunião Extraordinária do Presbitério do Distrito Federal — PRDF, no dia 3 de outubro às 9h na 1ª IPRFI.

Culto Especial

A Igreja Presbiteriana de Sobradinho convida toda a 3ª IPT para a programação especial pelo 47º aniversário. O reverendo Roberto Brasileiro será o preletor no dia 21 de novembro às 20h; e no dia 22 de novembro será o reverendo Danilo Dourado.

Celebração de Aniversário

Venha celebrar! Hoje, dia 27, no culto vespertino, será oferecido um culto de gratidão a Deus por mais um ano de dedicação e serviço dos membros do Ministério Ônix de Louvor. Já são 21 anos! Traga toda sua família.

Assembléia Extraordinária

O Conselho da igreja convoca os irmãos para se reunirem em Assembléia Extraordinária, no dia 4 de outubro, próximo domingo, no horário da Escola Dominical, às 9h, para eleição de pastor efetivo para o mandato de 3 (três) anos. O Conselho, após orar e reunir-se com o reverendo Geomário, está encaminhando seu nome como candidato único à reeleição. Participe deste momento de sua igreja.

Convite Especial

O Ministério de Missões da Igreja Presbiteriana do Guará II convida você para a V Conferência Missionária que se encerra hoje, dia 27, às 9h, com a palestra da missionária da APMT Rose Ferreira, e às 19h com mensagem do reverendo Francisco Ferreira. Haverá almoço missionário no dia 27. Participe.

País de Oração: Guatemala

Localização América Central
Capital Cidade da Guatemala
Extensão territorial 108.889 Km2
Idioma Espanhol
População total 14.026.947 habitantes
PIB 33.432 milhões de US$
Moeda Quetzal

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados