Boletim Informativo Nº 40/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 3 de outubro de 2010

Seguindo Seus Próprios Caminhos
“Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!” Salmo 81:13.

Aqui está um texto que nos fala da insatisfação de Deus com o seu povo, ao perceber que seguia os seus próprios caminhos. Ou seja, o salmista ensina que Deus percebeu o andar se seu povo, à parte dos seus caminhos (Salmo 81:13). Asafe nos diz aqui, por sua palavra, que o povo de Deus não quis ouvi-lo: “Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu.” (Salmo 81:11). Asafe nos mostra claramente que a inclinação do povo era seguir os seus próprios caminhos. Agora, Asafe nos mostra em que circunstância Deus permite o povo caminhar: “Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.” E acrescenta: “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!” (Salmo 81:12,13). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que a direção de Deus para o seu povo exige uma resposta de aceitação da parte deste. Por que Asafe usa a expressão: “se (…) andasse nos meus caminhos”? Como se pode entender o andar sem a direção de Deus? É uma pena que, nas igrejas, os crentes sejam frequentemente levados a pensar que podem seguir os seus próprios caminhos. E, assim, a atitude de muitos crentes é não buscar a direção de Deus para a realização de suas tarefas. Mas o prejuízo para cada crente torna-se inevitável (Salmo 81:14). Aceitar a direção de Deus é uma demonstração de que a vida será bem sucedida (Salmo 81:15). Isso é muito importante! A ação da graça comum produz vários resultados importantes na vida humana. Experimente deixar Deus dirigir a sua vida! Esta santa instrução, vista nesta declaração de Asafe, se constitui num desafio aos cristãos, no sentido de viver todo tempo sob a direção do Pai. Aqui está também a responsabilidade dos cristãos: entender que se o Pai está dando sua direção, há sempre atitudes a se tomar. Asafe destaca o que precisa estar em apreço: os cristãos precisam atender a sábia direção de Deus. Vamos aqui destacar como os cristãos devem encarar o ensinamento dessa passagem, destacando algumas atitudes que também devem assumir para experimentar as bênçãos aqui apresentadas: em primeiro lugar, pela graça comum Deus deseja restringir o pecado. Se Deus deixasse todos os seres humanos sem nenhum impedimento para a prática do pecado, nosso mundo não seria habitável. A vida neste mundo só é tolerável porque Deus não permite que os seres humanos cheguem ao ápice de sua pecaminosidade e dêem rédea solta ao seu pecado. Em segundo lugar, Deus, por exemplo, pode refrear o mal na vida das pessoas com enfermidades. Deus pode fazer com que enfermidades graves surjam em consequência da prática de certos pecados, de modo que o medo da enfermidade sirva como freio à prática desses pecados. Algumas pessoas só tomam a direção de Deus para as suas vidas por meio da enfermidade. Em terceiro lugar, sem a graça comum de Deus, trazendo direção para o ser humano, a vida seria insuportável. Vemos uma demonstração disso quando, em certas épocas, Deus abandona alguns povos aos seus próprios caminhos maus (Salmo 81:11-12).

Aniversariantes

Dia 5 Hellan Wesley Almeida Soares, telefone 3435 3158.
Dia 7 Noélia Pereira de Oliveira, telefone 3041 1307.
Dia 8 Tiago Almeida Marques, telefone 3351 2807.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 1ª – Classificação
Artigo 26
Os ministros e os presbíteros são oficiais de Concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil; os diáconos, da igreja a que pertencem.

Resoluções do Conselho

– Recebe-se da União de Mocidade Presbiteriana da 3ª IPT, representado pelo presidente diácono Jônatas de Sales Macêdo Carneiro, documento informando a este Conselho do objetivo de se realizar um acampamento no período de 4 a 8 de março de 2011. O Conselho autoriza a realização do acampamento.
– Resolve-se solicitar transferência da irmã Soraia Miranda de Araújo e do membro não comungante Carlos Henrique Araújo Rodrigues da Igreja Presbiteriana Nacional, conforme artigo 17, letra B, e artigo 18.

Gravação do 1º CD do Ministério de Louvor Ônix

Agradecemos o empenho e dedicação dos membros da 3ª IPT que, direta ou indiretamente, contribuíram através da compra das mini-pizzas, das ofertas e das orações. Regozijamos porque Deus tem realizado em nós a sua vontade. A concretização deste projeto engrandece o nome do nosso Senhor Jesus Cristo e serve para crescimento do povo de Deus.

7º Encontro de Casais

Alegria compartilhada é alegria dobrada! Participe do tradicional encontro realizado por algumas igrejas do Presbitério de Taguatinga no Hotel Golden Dolphin, em Caldas Novas, GO, nos dias 5 a 7 de novembro de 2010. Investimento de R$ 540,00. Ficha de inscrição na secretaria da igreja. Maiores informações pelo telefone 3963 5681 com Anderson e Sirlene.

Encontro Regional

O Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos do Centro-Oeste realizará no dia 23 de outubro de 2010, das 9h às 18h, na Igreja Presbiteriana de Brasília, na EQS 313/314, palestras com o tema “Terapia e espiritualidade: isto é compatível?” Inscrições até o dia 15 de outubro, no valor de R$ 30,00 para estudantes e R$ 40,00 para profissionais, depositados no Banco Bradesco, agência 3341, conta corrente 10651-8, Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – CPPC.

Acampamento

A Federação de UPAs do Presbitério de Taguatinga Norte convida todos os adolescentes para o acampamento que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no acampamento Filadélfia, Gama, DF. Investimento de R$ 85,00. Vagas limitadas. Inscreva-se já! Maiores informações com o reverendo Jarson através do e-mail jarson@hotmail.com ou pelo telefone 8457 2779.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 10, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Vera.
– 1 e 2 anos Elaene.
– 3 a 5 anos Patrícia e Natália M.
– 6 a 8 anos Roberto Vieira.
– 9 a 12 anos Jônatas.

Convite Especial

A 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga tem o prazer de convidar você e sua família para a programação em ação de Graças pelo seu 52º aniversário. Na quarta-feira, dia 20 de outubro, às 20h, o culto será ministrado pelo reverendo Roberto Brasileiro e na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, o preletor será o reverendo Hernandes Dias Lopes. Participe!

Reunião do Conselho

No dia 7 de outubro, quinta-feira, às 20h, será realizada a reunião do Conselho da 3ª IPT. Todos os pastores e presbíteros estão convocados.

País de Oração: Nepal

Localização Ásia
Capital Katmandu
Extensão territorial 140.797 Km2
Idioma Nepali
População total 20.330.505 habitantes
PIB 11.815 milhões de US$
Moeda Rupia

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados