Boletim Informativo Nº 41/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 11 de outubro de 2009

A Nossa Suficiência
“Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.” 2 Coríntios 3:5.

Aqui está um texto que nos fala de onde vem a nossa suficiência. Ou seja, a apresentação do triunfo da graça. O apóstolo Paulo nos ensina que a nossa suficiência vem de Deus. Diz ele: “Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.” (2 Coríntios 3:5). O apóstolo Paulo ensina que a graça de Deus é suficiente. Agora, o apóstolo mostra também o seu testemunho, dizendo: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus.” E acrescenta: “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” (2 Coríntios 3:4,6). São palavras que esclarecem e fundamentam o princípio de que a graça de Deus é suficiente. Por que o apóstolo usa a expressão “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa”? Será que existem pessoas que acham que são capazes de pensar alguma coisa por si mesmas? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão refletir sobre o ensino bíblico que fala do dever que temos de confiar unicamente na graça de Deus. É triste afirmarmos, mas há aqueles que acham que são capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de si mesmos. Os cristãos que reconhecem a sua suficiência em Deus, não podem pensar assim. Todo cristão precisa firmar a sua confiança plenamente na graça de Deus. Este versículo reflete a verdadeira convicção e firmeza do crente que está alicerçado na suficiência da graça de Deus. Somente na graça de Deus há suficiência. Esta santa instrução vista nesta declaração de Paulo, se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. Isso é fundamental para nossa compreensão da suficiência da graça de Deus. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: a nossa suficiência vem de Deus. Vamos aqui destacar como se pode manter essa convicção, observando alguns princípios ensinados por Paulo: em primeiro lugar, Paulo disse a Timóteo: fortifica-te na graça de Jesus Cristo (2 Timóteo 2:1). Há um poder disponível para aqueles que não confiam em si mesmos e rejeitam o poder dos homens: é o poder da graça de Deus. Em segundo lugar, Paulo ensina que dependemos da graça para o envolvimento com o reino de Deus (2 Coríntios 3:5). A graça de Deus fez do tímido Timóteo um poderoso e ousado arauto de Jesus. Essa mesma graça pode também nos fazer triunfar em nossas batalhas pelo evangelho. Em terceiro lugar, Paulo faz questão de dizer que essa graça que pode fortalecer é a graça de Jesus (2 Timóteo 2:1). Isso nos lembra de algo que o próprio Senhor disse aos seus discípulos: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33). O poder daquele que venceu o mundo está disponível a seus discípulos para que também vençam o mundo. Vencer o mundo significa não ceder à sua influência. Nos dias de Jesus o mundo queria que ele negasse sua missão, que ele fizesse concessões.

Aniversariantes

Dia 12 Igor de Oliveira Borges, telefone 3561 4345.
Dia 12 Maria do Carmo Passos, telefone 3562 1591.
Dia 15 Sara Cardoso Silva, telefone 3561 0316.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Adquira na secretaria da igreja sua Bíblia comemorativa com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil.

2º Fórum Social

O fórum social deste ano será realizado na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 30 e 31 de outubro, e terá como tema principal “O líder e a ação social da Igreja”. O pastor Carlos Pinheiro e o reverendo Marcos Costa serão os preletores do evento. Inscrições no valor de R$ 10,00. Informações pelo telefone 9965 0399 com o reverendo Nef Tali.

Acampamento

Prepare-se! Nos dias 30 de outubro a 2 de novembro seremos impactados com a realização do nosso acampamento. Este encontro será direcionado para a família da 3ª IPT. Todas as sociedades, todos os ministérios e todos os membros em um só espírito: “santidade”.

Comemoração dos 150 anos da IPB em Brasília

O Sínodo de Taguatinga e o Sínodo de Brasília decidiram promover um culto especial em comemoração pelo sesquicentenário do presbiterianismo no Brasil, pelos 500 anos do nascimento de Calvino e pela Reforma Protestante. A celebração será no dia 24 de outubro, às 18h, na Igreja Presbiteriana Nacional. Participe com toda sua família.

Resoluções do Conselho

– Referenda a eleição do Reverendo Geomário Moreira Carneiro para o triênio 2010 a 2012 e transcreve ata 39ª da assembléia extraordinária.
– Toma-se conhecimento de carta de transferência dos irmãos presbítero Marcos Roberto Macedo Sales de Souza e Sirlene de Jesus Marcelino Macedo Sales de Souza da Igreja Presbiteriana de Várzea Nova, Bahia. E recebe conforme artigo 18 letra “a” da CI/IPB.
– O Conselho determina que as sociedades internas e os ministérios apresentem os relatórios e façam suas eleições até o final de outubro e as diretorias eleitas elaborem os planejamentos de atividades para o ano eclesiástico de 2010. No dia 21 de outubro será realizada a reunião e eleição do Conselho.

Culto Especial

A Igreja Presbiteriana de Sobradinho convida toda a 3ª IPT para a programação especial pelo 47º aniversário. O reverendo Roberto Brasileiro será o preletor no dia 21 de novembro às 20h; e no dia 22 de novembro será o reverendo Danilo Dourado.

Enlace Matrimonial

O casal Jan Uilles e Patrícia convidam toda a igreja para abençoar e testemunhar a celebração do seu casamento, ocasião especial e singular na vida deles. A cerimônia acontecerá no dia 31 de outubro, sábado, às 20h, na 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga.

Dia do Professor

Convidamos toda a igreja para participar do culto especial em Ações de Graças pela vida dos professores de nossa comunidade, no dia 18 de outubro, no horário do culto solene. Prestigie.

Encontro da Mocidade

No feriado do dia 12 de outubro, a partir das 10h, a mocidade promoverá um churrasco na casa do casal Denis e Schirley. Contamos com a colaboração de cada sócio com o valor simbólico de R$ 10,00. Participe deste momento de comunhão e descontração.

Departamental da SAF

Todas as sócias da SAF estão convidadas para a reunião que acontecerá no dia 17 de outubro, às 16h, na casa da irmã Schirley. Endereço: Colônia Agrícola Samambaia, chácara 106A, lote 30. Telefone: 3563 9525.

Família: Ideia de Deus

O pastor Jaime Kemp, doutor em Ministério da Família e fundador da missão Vencedores por Cristo, estará em Brasília ministrando este seminário na Igreja Cristã Manancial da Vida, na QSB 11 AE 11, Taguatinga. Maiores informações pelo telefone 3351 4582. Aproveite esta oportunidade!

Federação de Homens

Nos dias 13 e 14 de novembro, às 19h30, na 1ª Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo I, será realizado o VII Congresso da Federação do Trabalho Masculino do Presbitério do Distrito Federal — FETRAM/PRDF, onde cada UMP local deve enviar três delegados com disponibilidade de tempo.

Culto em Ações de Graças

A FETRAM/PRDF realizará no dia 31 de outubro, sábado, às 19h30, na 1ª Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo II, um culto em Ações de Graças pela Reforma Protestante e pelo encerramento das atividade desta federação.

País de Oração: Guiné

Localização África
Capital Conacri
Extensão territorial 245.857 Km2
Idioma Francês
População total 10.068.724 habitantes
PIB 4.233 milhões de US$
Moeda Franco guineense

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados