Boletim Informativo Nº 42/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 17 de outubro de 2010

Morte Espiritual e Graça
“… e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, …” Efésios 2:5.

Aqui está um texto que nos fala da ação graciosa de Deus para trazer vida àqueles que estão mortos em seus delitos. Ou seja, o apóstolo Paulo ensina que Deus tira o ser humano do seu estado de morte por meio da ação regeneradora do Espírito (Efésios 2:5). Paulo nos diz aqui, por sua palavra, que a regeneração é uma obra exclusiva de Deus: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” (Efésios 2:1). Paulo nos mostra claramente que esta ação regeneradora do Espírito é um ato da livre graça divina. Agora, Paulo nos mostra em que circunstância se encontra o homem aprisionado em delitos e pecados: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.” E acrescenta: “entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” (Efésios 2:2,3). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que o ser humano vive aprisionado pelo mundo, pelo diabo e pela carne. Isso, ao mesmo tempo, exige uma ação regeneradora de Deus para libertar o ser humano das garras destes inimigos. Por que Paulo usa a expressão: “nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos”? Como se pode entender essa ação graciosa de Deus na vida de uma pessoa? É uma pena que, nas igrejas, os crentes sejam frequentemente levados a pensar que podem lutar por sua salvação. Muitos crentes negociam! Esta santa instrução, vista nesta declaração de Paulo, se constitui num desafio aos cristãos, no sentido de entender que a salvação não é uma conquista. Aqui está também a responsabilidade dos cristãos: entender que é o Espírito Santo quem produz vida nova. Paulo destaca o que precisa estar em apreço: o ser humano precisa experimentar a nova vida produzida pelo Espírito. Vamos aqui destacar como os cristãos devem encarar o ensinamento dessa passagem, destacando algumas lições que decorrem da necessidade da obra do Espírito na regeneração: em primeiro lugar, o ser humano necessita da obra regeneradora do Espírito para alcançar a salvação. Jesus disse a Nicodemos: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus… quem não nascer de novo não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3,5). Por si mesmo, sem a ação do Espírito, ninguém encontra a salvação. Em segundo lugar, a inteligência, a vontade e as emoções humanas estão corrompidas pelo pecado, tornando impossível ao homem uma busca pelo Senhor. Quanto à sua inteligência, o ser humano não pode, por si mesmo, entender Deus e seu reino (1 Coríntios 2:14). Quanto à sua vontade, o ser humano não quer e não pode obedecer a Deus (João 8:34). Quanto às emoções, o ser humano não pode, sem a ação do Espírito, amar a Deus (Romanos 8:7). Em terceiro lugar, há uma total incapacidade humana de conseguir a salvação por esforços próprios. Antes de nascer de novo, o ser humano está simplesmente “morto em delitos e pecados” (Efésios 2:1).

Aniversariantes

Dia 19 Reverendo Pedro Silva, telefone (64) 3453 0601.
Dia 23 Laura Pereira da Silva, telefone 3356 3614.
Dia 23 Walter Miranda Borges, telefone 3561 4634.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 1ª – Classificação
Artigo 28
A admissão a qualquer ofício depende:
a) da vocação do Espírito Santo, reconhecida pela aprovação do povo de Deus;
b) da ordenação e investidura solenes, conforme a liturgia.

Resoluções do Conselho

– Recebe-se o relatório da tesouraria referente ao mês de setembro. O Conselho encaminha para a comissão de exame de contas para análise.
– Recebe-se pedido de reserva de templo para realização de enlace matrimonial do casal Gilson e Luciana no dia 20 de novembro de 2010, às 19h30. O Conselho resolve conceder conforme contrato de locação de templo da 3ª IPT.
– Recebe-se pedido de reserva de templo para realização de enlace matrimonial do casal Israel e Elisane no dia 18 de dezembro de 2010, às 19h30. O Conselho resolve conceder conforme contrato de locação de templo da 3ª IPT.

Gravação do 1º CD do Ministério de Louvor Ônix

Agradecemos o empenho e dedicação dos membros da 3ª IPT que, direta ou indiretamente, contribuíram através da compra das mini-pizzas, das ofertas e das orações. Regozijamos porque Deus tem realizado em nós a sua vontade. A concretização deste projeto engrandece o nome do nosso Senhor Jesus Cristo e serve para crescimento do povo de Deus.

7º Encontro de Casais

Alegria compartilhada é alegria dobrada! Participe do tradicional encontro realizado por algumas igrejas do Presbitério de Taguatinga no Hotel Golden Dolphin, em Caldas Novas, GO, nos dias 5 a 7 de novembro de 2010. Investimento de R$ 540,00. Ficha de inscrição na secretaria da igreja. Maiores informações pelo telefone 3963 5681 com Anderson e Sirlene.

Acampamento

A Federação de UPAs do Presbitério de Taguatinga Norte convida todos os adolescentes para o acampamento que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no acampamento Filadélfia, Gama, DF. Investimento de R$ 85,00. Vagas limitadas. Inscreva-se já! Maiores informações com o reverendo Jarson através do e-mail jarson@hotmail.com ou pelo telefone 8457 2779.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 24, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Vera.
– 1 e 2 anos Elaene.
– 3 a 5 anos Francilene e Jan Uilles.
– 6 a 8 anos Adones.
– 9 a 12 anos Eliene.

Convite Especial

A 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga tem o prazer de convidar você e sua família para a programação em ação de Graças pelo seu 52º aniversário. Na quarta-feira, dia 20 de outubro, às 20h, o culto será ministrado pelo reverendo Roberto Brasileiro e na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, o preletor será o reverendo Hernandes Dias Lopes. Participe!

Curso de Professores Evangelistas

Crianças: alcançar ou ignorar? Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se uma vida inteira que poderá ser utilizada no serviço de Deus. Participe do workshop com a missionária Izabel, no dia 30 de outubro, das 9h às 18h na 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Inscrições na secretaria da igreja. Maiores informações com os coordenadores: presbítero Roberto Vieira e missionária Izabel.

Planejamento Estratégico

Todos os ministérios, sociedades internas e departamentos estão convocados para a reunião de planejamento que será realizada no dia 23 de outubro, sábado, a partir das 9h. Venha e participe!

Inauguração do Templo da 3ª IPC

A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia convida para a inauguração e consagração do novo templo com capacidade para 600 pessoas. Os cultos em ações de graças serão realizados nos dias 4, 5, 11 e 12 de dezembro de 2010, às 19h30. No dia 4 o preletor será o reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB, e no dia 11 será o reverendo Geomário Moreira Carneiro, presidente do Sínodo de Taguatinga.

País de Oração: Níger

Localização África
Capital Niamei
Extensão territorial 1.267.000 Km2
Idioma Francês
População total 15.290.102 habitantes
PIB 4.107 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados