Boletim Informativo nº 31/2018

pdf logo

A Paternidade e a Palavra de Deus
“Honra teu pai.”
Êxodo 20:12

O mandamento que requer que pai e mãe sejam honrados pelos filhos é citado pelo apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios 6:2-3, e relembra a promessa que acompanha tal ordenança: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” O versículo 1 diz: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”. A honra que devemos aos pais depende necessariamente da maneira como nos relacionamos com Deus, e o relacionamento com o Criador depende da maneira como nos relacionamos com a Palavra do bendito Soberano. A felicidade se encontra ausente do coração de grande parte da nossa juventude. E a razão é basicamente uma: ignorância quanto a Palavra de Deus. E a culpa na grande maioria é dos pais que além de apáticos, negligenciam a ordem de Deus relacionada ao assunto que estamos desenvolvendo aqui – a ordem é: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” (Deuteronômio 6:6-9, NTLH). Outro fator que tem causado inimagináveis males aos filhos é a falta de censura saudável para com os meios de comunicação. Cito aqui as palavras do pastor Isaltino, de saudosíssima memória, que escreveu: “Os dias em que vivemos são dias de tumultos domésticos. As novelas de televisão nos mostram lares onde a discórdia parece ser a tônica ou a rotina. Um lar bem estruturado, em que cada componente achou seu lugar e respeita os demais, não dá IBOPE. O que chama a atenção é gritaria, desespero, adultério, fornicação e rebeldia de filhos para com os pais. Tudo segue um fio condutor invisível: famílias sem amor. A finalidade parece ser a de destruir a família, base da sociedade. É uma subversão intelectual da família. Os pais são indiferentes aos filhos, nas novelas, vivendo apenas para seu bem-estar pessoal, este, normalmente, desvinculado da família. Os filhos são rebeldes e mostrados como idealistas. Os adultos são os cínicos e hipócritas, no que se costuma chamar de ‘falso moralismo’, sem se mostrar o ‘real moralismo’.” (Isaltino Gomes Coelho Filho, a Atualidade dos Dez Mandamentos, páginas 77-78). Neste 12 de agosto, priorizemos não as homenagens, mas o ensino da Palavra de Deus, a fim de que os pais saibam que a turbulência que atinge a nossa juventude provém de lares completa ou parcialmente desajustados. A obediência dos filhos, imperiosamente recomendada em Efésios 6:1, está fora de moda. É urgente a necessidade de se descobrir o valor e utilidade das Escrituras na boa e indispensável estrutura familiar. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Luiz.

I Prelúdio.

  1. Judas 24-25.
  2. Hino 3 – “A Igreja em Adoração”.
  3. Oração – “Invocação”.

II Pastorais.

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e ofertas.

  1. Hino 225 – “Dedicação Pessoal”.
  2. Oração de gratidão.

IV Contrição.

  1. Isaías 1:16-20.
  2. Oração silenciosa – confissão.
  3. Oração audível.
  4. 131 – “Vida Santificada”.

V Adoração.

  1. Banda Ônix.
  2. Oração.

VI Edificação.

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem – reverendo eomário.

VII Poslúdio / encerramento.

  1. Oração.
  2. Bênção.
  3. Amém Tríplice.

O pastor José Loures estará ausente no culto hoje, pois pregará a Palavra na cidade de São Sebastião, se Deus assim o permitir. Orem por ele.

Catecismo Maior de Westminster

168. O que é a Ceia do Senhor?

Resposta A Ceia do Senhor é um sacramento do Novo Testamento no qual, dando-se e recebendo-se pão e vinho, conforme a instituição de Jesus Cristo, é anunciada a sua morte; e os que dignamente participam dele, alimentam-se do corpo e do sangue de Cristo para sua nutrição espiritual e crescimento na graça; têm a sua união e comunhão com ele confirmadas; testemunham e renovam a sua gratidão e consagração a Deus e o seu mútuo amor uns para com os outros, como membros do mesmo corpo místico. Mateus 26:26,27; 1 Coríntios 10:16-21 e 11:23-27.

169. Como ordenou Cristo que o pão e o vinho fossem dados e recebidos no sacramento da Ceia do Senhor?

Resposta Cristo ordenou que os ministros da Palavra, na administração deste sacramento da Ceia do Senhor, separassem o pão e o vinho do uso comum pela palavra da instituição, ações de graça e oração; que tomassem e partissem o pão e dessem, tanto este como o vinho, aos comungantes, os quais, pela mesma instituição, devem tomar e comer o pão e beber o vinho, em grata recordação de que o corpo de Cristo foi partido e dado, e o seu sangue derramado em favor deles. Marcos 14:22-24.

170. Como se alimentam do corpo e do sangue de Cristo os que dignamente participam da Ceia do Senhor?

Resposta Desde que o corpo e o sangue de Cristo não estão, nem corporal, nem carnalmente, presentes no, com ou sob o pão e o vinho na Ceia do Senhor, mas, sim, espiritualmente à fé do comungante, não menos verdadeira e realmente do que estão os mesmos elementos aos seus sentidos exteriores, assim os que dignamente participam do sacramento da Ceia do Senhor se alimentam do corpo e do sangue de Cristo, não de uma maneira corporal e carnal, mas espiritual, contudo verdadeira e realmente, visto que pela fé recebem e aplicam a si mesmos o Cristo crucificado e todos os benefícios de sua morte.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

UCP

União de Crianças Presbiterianas – UCP, informa: Faremos, se Deus quiser, no dia 1º de setembro, o “Sábado Legal”. Horário: 15h às 18h. Local: 3ª IPT. Programação: histórias bíblicas, brincadeiras, gincanas, delicioso lanche e muita animação. Contamos com a participação de todos as crianças da igreja e possíveis visitantes!

País de Oração: Quirguistão

Localização Ásia Central
Capital Bishkek
Extensão territorial 199.949 km2
Idioma Quirguiz
População total 5.939.962 habitantes
PIB 6.572 milhões de US$
Moeda Som

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados