Boletim Informativo nº 47/2025

Versão para impressão: pdf logo

O Grande “Eu Sou” e a Criação do Universo

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.”
João 1:3

Os estudiosos nos ensinam que a expressão “EU SOU” poderia ser traduzida também como “Eu Serei o que Serei”. Em outras palavras: “Eu sou o que fui, sou o que Sou e Sou o que serei”. O grande “Eu Sou” existe por Si mesmo, é absolutamente independente. Nós que cremos nas Escrituras sabemos que o universo foi criado mediante a Palavra dEle, que “falou, e tudo se fez; que mandou, e logo tudo apareceu” (Salmos 33:9). Consideremos: se Ele fizesse desaparecer o sol que criou, a duração da vida na terra seria muito curta, pois morreríamos por falta de luz e por um frio inimaginável. Outra hipótese: se Ele recolhesse o ar que rodeia o nosso planeta, a nossa vida duraria apenas alguns minutos, pois os nossos pulmões não suportariam a falta de oxigênio e a morte seria extremamente rápida. Ele criou tudo mediante sua Palavra. Ele disse: “Haja” e houve. Mas se Ele bradasse ao universo: “Desapareça!”, da mesma maneira que tudo passou a existir pelo poder de sua Palavra, tudo deixaria de existir pela mesma Palavra. Mas o grande Eu Sou continuaria o mesmo, continuaria sendo o que foi, o que é e o que será. Ele não depende de nada. E mais: não somente criou, mas também sustenta todas as coisas pelo poder da sua Palavra (Hebreus 1:3). Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17:28). Diante da onipotência e santidade divinas, nos prostramos em adoração. E diante daquilo que Ele requer de nós e da nossa resposta, sabemos que não podemos lançar súplicas diante dEle confiados em supostos merecimentos (Daniel 9:18), lançamos nossas petições confiados unicamente em sua graça, bondade e misericórdia. Bendito seja Aquele que por sua Palavra fez os céus e todo o seu exército (Salmos 33:6).

Em singela expressão de adoração,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Terça-Feira – Oração

Por que não?!!! A igreja está aberta e os crentes convocados para meia hora de oração das 19h30 às 20h00 nas terças-feiras em uma reunião privada, que não é transmitida nem gravada. Mantenha-se em oração pelas tratativas referentes ao colégio Simonton, agora para definição dos termos jurídicos da parceria. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja tanto em suas ações internas quanto na sociedade. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Também é muito importante orar pela liderança da igreja, pastor, presbíteros, diáconos, sociedades e departamentos.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus lhes sustente durante o período de tratamento. De forma especial oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Irani, Antônia Mendes (mãe do pastor), Amanda (prima da Verônica) e os irmãos Miguel, Alaor e presbítero Nivaldo. Suplicamos a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou pode preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer oraremos por você e pelo seu pedido.
Só meia hora. E é pouco! Tem sido tão abençoador que meia hora está começando a ser insuficiente.

Terça-Feira – Estudo Bíblico

Caso não consiga comparecer ao período de oração você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00 estudo bíblico. Terminamos uma seção do Breve Catecismo de Westminster (até a pergunta 38, você pode pedir a apostila completa em formato digital pelo e-mail marthon@gmail.com). No mês de novembro estudaremos a doutrina da eleição, e trataremos da nossa identidade em Cristo com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguir pelo menos mais uma inscrição. Retornaremos com os estudos no Breve Catecismo em janeiro.

Quinta-Feira

A partir das 20h00, sempre que há disponibilidade de residência, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para Edificação, Comunhão e Oração. Aguardamos a disponibilidade dos irmãos para nos receber em sua casa.
Atenção: A partir de novembro, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês será na casa dos irmãos Dênis e Shirley.

Domingo

Às 9h00 Escola Bíblica. Neste domingo não teremos aulas nas salas. A reunião será conjunta em culto de Ações de Graças pelos 59 anos de nossa igreja. Tema da mensagem: A Igreja dos Meus Sonhos.
Atenção: Após a Escola Bíblica a igreja permanecerá reunida para uma alegre, fraterna e deliciosa confraternização.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras tendo como porta-voz da mensagem o Reverendo Marthon Mendes baseado em 1 Tessalonicenses 4:13-18: Como o Cristão Pode Manter Firme a Esperança.
Prepare-se para o culto com antecedência. Ore ao Senhor pedindo para Ele falar ao seu coração através da leitura da Palavra, cânticos, nas orações e pela pregação. Arranje a sua agenda, chegue 10 minutos antes, cumprimente seus irmãos e acomode-se com uma oração de dedicação antes de começar o culto.

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14:22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via PIX especifique o que é dízimo e o que oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, Ag. 3328, Conta Corrente 13000174-8.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixados no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.

Catecismo Maior de Westminster

  1. Quais são os requisitos para que a oração seja aceita? Os requisitos para que a oração seja aceita são: que seja feita com entendimento, reverência, humildade, fervor, fé e perseverança, e, se estivermos sozinhos, em língua conhecida; e que, quando em assembleia, seja em nome de Jesus Cristo, com a ajuda do Espírito Santo. Salmo 145:18; 17:1; Tiago 1:6; Efésios 6:18; 1 João 5:14-15; João 14:13-14; Romanos 8:26-27.

Projetos

Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como procure o presbítero Jan Uilles ou o presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria!

Assembleia Geral Ordinária

Será no dia 30 de novembro, por ocasião da Escola Dominical. Todos os membros comungantes devem comparecer de acordo com o compromisso assumido ao se tornarem membros da igreja, de sustentá-la com seus dons, bens, talentos e presença.

Sociedades Internas

Muita atenção: o Conselho determinou que as sociedades internas encaminhem seus relatórios ao conselho, com eleição de novas diretorias, até o dia 26 de novembro devido à convocação da reunião do Presbitério para o dia 03 de dezembro.

Homens em Ação

Homens presbiterianos em ação… Este é parte do moto da UPH. Alguns dos homens da igreja assumiram o compromisso de revitalizar a ação dos homens da nossa igreja, e estão programando uma reunião para confraternização e despertamento no dia 13 de dezembro. Aguarde divulgação do local.

UPA

bit.ly/naupa-2026 Este é o endereço para inscrições e informações do NAUPA (Encontro Nacional de Adolescentes). Será entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026 na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, SP. Não perca esta oportunidade. Já está sendo organizada caravana de ônibus saindo de Brasília.

Novos Membros

Se você desejar fazer da nossa igreja a sua igreja, com todos os privilégios que os membros possuem, você será muito bem-vindo. Torne-se membro de nossa igreja. Para saber mais fale com um dos presbíteros ou com o pastor.
Já está funcionando a nossa classe de Discipulado (para egressos de igrejas não presbiterianas) e Catecumenato (para aqueles que ainda não foram batizados e professaram publicamente a sua fé). Classe destinada aos candidatos a novos membros, no mesmo horário da Escola Bíblica. Professores presbítero Jorge Marques e Thiago Marques.

Escala da Junta Diaconal

  • 23/11 Domingo: Manoel / Thiago
  • 25/11 Terça: Dênis
  • 27/11 Quinta: Raphael

Liturgia do Culto Noturno
Liturgo: Presbítero Jorge Marques

  • Leitura bíblica – Salmo 34:1-3
  • Oração de invocação
  • Leitura bíblica – Salmo 145
  • Louvor – Hino 62
  • Leitura bíblica – Salmo 103:1-4
  • Oração de contrição (confissão de pecados)
  • Louvor – Hino 150
  • Oração intercessória – pastorais
  • Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
  • Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
  • Pregação: Reverendo Marthon Mendes
  • Louvor – Hino 299
  • Oração final e bênção apostólica
  • Poslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita.

Aniversariantes (23/11 a 29/11)

23/11 Ester de Sá Costa
24/11 Maria Amélia e Marcos Antônio (cas.)
29/11 Luzia Rodrigues Araújo Alves
29/11 Rone Miguel Alencar Rodrigues

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.

País de Oração da Semana: Ruanda

Ruanda, na África Oriental, com cerca de 13 milhões de habitantes (2022), é majoritariamente cristã (cerca de 90%, incluindo católicos, protestantes e pentecostais), com a Igreja Presbiteriana em Ruanda sendo uma das maiores denominações reformadas, com mais de 1 milhão de membros. Apesar da liberdade religiosa formal, o governo impõe regulamentações rigorosas, resultando no fechamento de milhares de igrejas (cerca de 4 mil em anos recentes) por supostas falhas em normas de segurança e qualificação pastoral, afetando especialmente igrejas evangélicas e protestantes não tradicionais. Isso reflete paranoia ditatorial e protecionismo denominacional. Ore pela fidelidade das igrejas reformadas às Escrituras e confissões, capacitação de pastores, reabertura de templos e coragem para testemunhar em meio a controles estatais. Interceda por cura das feridas do genocídio de 1994 e reconciliação verdadeira em Cristo.
Fontes: Portas Abertas, site oficial da Igreja Presbiteriana em Ruanda

Ruanda

Posts Relacionados