Boletim Informativo Nº 48/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 30 de novembro de 2008

A Misericórida de Deus
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou.” Efésios 2:4.

Aqui está um texto que revela a misericórdia de Deus. O apóstolo Paulo apresenta aqui a riqueza da misericórdia de Deus. Mas, qual é o sentido dado aqui sobre a misericórdia de Deus pelo apóstolo Paulo? Esse conceito se revela: na forma, na dimensão e no resultado. Isto vem expresso nas palavras do apóstolo Paulo: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou.” (versículo 4). Este versículo da carta de Paulo aos efésios reflete a sua verdadeira orientação para a nossa relação com Deus. Aqui está aquilo que é mais valioso: a misericórdia de Deus num ambiente de relacionamentos fraternos. A prova maior de que Paulo estava revelando interesse pelo relacionamento com Deus vê-se nesse texto de Efésios 2:1-10. O versículo 4 do capítulo 2 da carta do apóstolo Paulo aos efésios mostra a orientação de Paulo sobre a vida relacionada com Deus (Efésios 2:4). Literalmente, “Paulo pinta um quadro desolador da situação humana para colocar em destaque a resposta graciosa e misericordiosa de Deus.” (Efésios 2:4). Aquela situação revela que o ser humano está em grande prejuízo. O que se pode ver é que o ser humano sem Deus está morto, escravizado e condenado (conforme Efésios 2:1-10). Nesta passagem o que se tem é um quadro da ação misericordiosa de Deus em favor do ser humano. A palavra “misericórdia” é latina e a idéia geral é “ter o coração na miséria” (conforme Salmo 145:8,9). Misericórdia é “compaixão”. Esta santa instrução pode ser vista na atitude de Deus em revelar aquilo que pode trazer salvação. O apóstolo destaca no texto em apreço o que indagamos: em primeiro lugar, o que Deus fez (versículos 5 e 8). Numa só palavra, Deus nos deu vida. Ou seja, Deus nos salvou. Tanto no versículo 5 como no 8 a mesma declaração é feita. Pela graça sois salvos. Alguns comentaristas têm até mesmo sugerido que os versículos 4-10 são um tipo de hino que celebra as glórias da salvação e da sola gratia, que é duas vezes interrompido pela aclamação litúrgica “pela graça sois salvos”. Salvos é um particípio perfeito (sesomenoi). Enfatiza as conseqüências permanentes da ação salvadora de Deus no passado, como se Paulo dissesse: “Sois pessoas que fostes salvas e que permaneceis salvas para sempre.” Em segundo lugar, por que Deus fez (versículos 4, 5, 7 e 8). Paulo vai além de uma descrição da ação salvadora de Deus; faz-nos compreender a sua motivação. Na realidade, a ênfase principal deste parágrafo é que o que levou Deus a agir em nosso favor não foi algo em nós (algum suposto mérito), mas, sim, algo nele mesmo (seu próprio favor que não merecíamos). Paulo reúne quatro palavras para expressar as origens da iniciativa salvadora de Deus. Escreve da “misericórdia” de Deus (Deus, sendo rico em misericórdia, versículo 4a), do “amor” (por causa do grande amor com que nos amou, versículo 4b), da “graça” de Deus (pela graça sois salvos, versículos 5 e 8) e da “bondade” de Deus (em bondade para conosco, em Cristo Jesus, versículo 7). A misericórdia alcança os incapazes.

Aniversariantes

Dia 1/12 Sandro Mariano Viana, telefone 8164 3360.
Dia 5/12 Danilo Magave de Souza Silva, telefone 3257 0993.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Conselho Deliberativo do Simonton

O CDIPS abriu uma vaga para o Associado Eleito. Quem quiser indicar um irmão ou irmã, ou até mesmo se auto-indicar, deverá fazê-lo na secretaria da igreja sugerindo dois nomes.

Mandato dos Oficiais da Igreja

Está afixado no mural da igreja informações sobre os oficiais da 3ª IPT. Confira o início, a duração e o término do mandato de cada um deles.

Resoluções do Conselho

Os membros do Conselho examinaram os candidatos à profissão de fé e batismo e declara aprovados os irmãos Leonardo Candido, Norma Andréia Candido Moreira, Matheus Ferreira Alves, Elizabeth Alves de Araújo, Jan Uilles Miranda de Araujo e Pedro Boaz Nunes Martins dos Reis, e determina para o dia 7 de dezembro de 2009 a realização do ato público.
– Toma conhecimento do pedido para a utilização do templo da 3ª IPT para a realização da formatura dos alunos do Instituto Presbiteriano Simonton e concede o uso para o dia 13 de dezembro de 2008.

Culto Especial

Dia 20 de dezembro, às 20h, acontecerá aqui na igreja o culto de abertura das atividades da UMP. Na ocasião será apresentada a nova diretoria, a agenda de atividade para 2009 e participaremos de um culto abençoado! Convide seus amigos e participe!

Assembléia Ordinária

Próximo domingo, dia 7 de dezembro, no período da Escola Dominical, todas as sociedades internas e ministérios deverão apresentar o relatório de atividades realizadas no ano de 2008.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para a reunião ordinária do conselho no dia 3 de novembro, às 20h30, nas dependências de nossa igreja.

Reunião do Conselho Deliberativo do Simonton

Hoje, dia 30 de novembro, às 14h30, acontecerá aqui na igreja a reunião do CDIPS. Todos os associados estão convocados.

Atenção, Crianças e Adolescentes!

A troca do cofrinho missionário por chocolates acontecerá hoje, durante o culto vespertino. Não deixe de trazer o seu. O valor arrecadado através dos cofrinhos também é parte da campanha para a missionária Auricilene.

País de Oração: Camboja

Localização Sudeste Asiático
Capital Phnom Penh
Extensão territorial 181.035 Km2
Idioma Khmer
População total 14.443.678 habitantes
PIB 6.431 milhões de US$
Moeda Riel

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados