Boletim Informativo nº 31/2019

pdf logo

“Não Deixemos de Congregar-nos”
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”
Salmo 122:1

Iniciamos no domingo passado um novo tema de estudos na Escola Dominical. Um tema que diz respeito à revitalização da igreja. Tal objetivo, de fundamental importância, só será atingido quando o Salmo 122:1 deixar de ser apenas uma referência bíblica e se tornar uma realidade impactante no meu e no seu coração. Quando isso acontecer ficaremos felizes tanto em ouvir como também em dizer: “Vamos à Casa do Senhor”. Mesmo que a distância seja grande e o clima desfavorável, devemos nos alegrar com a perspectiva de ir ao lugar de culto, tendo o Senhor da igreja como nossa motivação e modelo por excelência. A frequência e pontualidade nas atividades eclesiásticas exigem de nós basicamente duas coisas: dedicação e determinação, e a associação desses dois fatores encurtará a distância e abrandará o peso do fardo. Devemos ser zelosos quanto a isso, pois um lugar vazio no banco da igreja pode significar espaço para a ferrugem se alastrar, e você sabe que esse hidróxido causa destruição, lenta sim, mas progressiva. Dentre as razões para essa alegria destacamos: a oportunidade de adorar a Deus junto com os irmãos na fé; o privilégio de receber santas e vitais instruções procedentes da Palavra de Deus; “as palavras que eu vos digo são espírito e são vida” (João 6:63); a oportunidade de exercitar a fé, pois a frequência à casa de Deus é um dos principais meios para fortalecer nossos músculos espirituais e desfrutar do delicioso convívio com os irmãos na fé. Pense em nossos privilégios: temos uma “Casa do Senhor”, temos liberdade para ir, temos condições de ir, quer dizer, Deus nos dá boa saúde e os meios necessários para nos locomovermos. Esses três motivos são mais do que suficientes para nos alegramos quando nos disserem: “Vamos à Casa do Senhor”. Observe que quem convida não diz: “vá”; mas sim, “vamos”. Nada melhor poderia nos acontecer neste mundo do que sentir intenso desejo de ir à “Casa do Senhor”. Veja outras palavras do salmista: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente” (Salmo 42:1-2 e 84:1-4). Ir à “Casa do Senhor” com alegria, é sinal de que nos alegraremos eternamente, ao chegarmos à “cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.” (Hebreus 11:10), pois “temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2 Coríntios 5:1). Paul E. Holdcraft expressou bem, em uma única sentença, o que desejamos transmitir através destas linhas. Ele disse: “O túmulo vazio prova o cristianismo, mas uma igreja vazia o nega”. Vivamos à luz do Salmo 122:1: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor.” Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino – a definir.
  2. Oração
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino – a definir.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino – a definir.
  2. Oração de contrição

V – Adoração

  1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  1. Oração e bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXVIII
Do Batismo

IV. Não só os que professam a sua fé em Cristo e obediência a Ele, mas os filhos de pais crentes (embora só um deles o seja) devem ser batizados. Atos 9:18; Gênesis 17:7,9; Gálatas 3:9,14; Romanos 4:11-12; Atos 2:38-39.

V. Posto que seja grande pecado desprezar ou negligenciar esta ordenança, contudo, a graça e a salvação não se acham tão inseparavelmente ligadas com ela, que sem ela ninguém possa ser regenerado e salvo os que sejam indubitavelmente regenerados todos os que são batizados. Lucas 7:30; Êxodo 4:24-26; Deuteronômio 28:9; Romanos 4:11; Atos 8:13,23.

VI. A eficácia do batismo não se limita ao momento em que é administrado; contudo, pelo devido uso desta ordenança, a graça prometida é não somente oferecida, mas realmente manifestada e conferida pelo Espírito Santo àqueles a quem ele pertence, adultos ou crianças, segundo o conselho da vontade de Deus, em seu tempo apropriado. João 3:5,8; Gálatas 3:27; Efésios 5:25-26.

VII. O sacramento do batismo deve ser administrado uma só vez a uma mesma pessoa. Tito 3:5.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de setembro, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade do Ministério de Evangelização e Missões.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missiontária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: África do Sul

Localização África Meridional
Capital Pretória / Cape Town / Bloemfontein
Extensão territorial 1.219.090 km2
Idioma Africaner e inglês
População total 57.398.421 habitantes
PIB 348.872 milhões de US$
Moeda Rand

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados