Boletim Informativo nº 40/2018

pdf logo

O Casamento Deve ser Respeitado por Todos
“Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro.”
1 Coríntios 7:7

No capítulo 7 de sua primeira carta aos coríntios, Paulo nos instrui acerca do casamento. Nos versículos 1-9 ele escreve sobre o celibato, dizendo que se trata de uma coisa boa, mas de modo nenhum pode ser por compulsão. O celibato é um dom de Deus. Eis o que ele diz no versículo 9: “Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo”. Ao comentar os versículos 1-9, o reverendo Hernandes Dias Lopets afirma: “Paulo proíbe o celibato compulsório. Ele disse que o celibato é bom, mas não é compulsório. O celibato é permitido, mas não ordenado. Nem todos têm o dom do celibato. É por isso que a Igreja Romana enfrenta tantos problemas com a sexualidade de seus sacerdotes. O celibato compulsório não tem base bíblica. O celibato só tem sentido e valor quando é resultado de um dom espiritual. Ele não pode ser imposto obrigatoriamente.” (1 Coríntios, como resolver conflitos na igreja, página 129). Obrigar um homem que não tem controle sobre o apetite sexual a se conservar solteiro, como a Igreja Católica Romana faz com os seus sacerdotes, é algo totalmente antibíblico. O contrassenso é tão grande que aquela igreja afirma que o apóstolo Pedro teria sido o primeiro papa. No entanto, os evangelistas Mateus (8:14-15), Marcos (1:29-31) e Lucas (4:38-39) registram a cura da sogra de Pedro. Não é necessário dizer que o apóstolo Pedro era casado. Ao falar sobre direitos e deveres de um apóstolo, Paulo escreve: “Será que nas minhas viagens eu não tenho o direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus e também Pedro?” (1 Coríntios 9:5, NTLH). Além do grande prejuízo causado pelos problemas sexuais entre seus sacerdotes, a Igreja Católica Romana amarga, talvez até sem o saber, prejuízo ainda maior que está no fato de que por causa do celibato obrigatório, ela perdeu grandes homens, isto é, perdeu no sentido de que, sentindo-se vocacionados ao sacerdócio, mas percebendo ao mesmo tempo que não tinham o dom do celibato, rejeitaram o dom pastoral, por reconhecerem que não poderiam exercer domínio sobre os desejos sexuais. A história da igreja de Roma poderia ser outra, se não tivesse permitido que a heresia do celibato compulsório penetrasse em seus corredores. Pode ser que os grandes homens perdidos por essa falsa doutrina, falsa porque não tem nenhum amparo na Palavra de Deus, tivessem evitado os inúmeros erros que permeiam o romanismo, e entre os tais destaca-se outra heresia de terríveis consequências que é colocar a igreja acima da Palavra de Deus, pois lá é a igreja que determina o que a Bíblia ensina. O grande erro relacionado à Palavra tem gerado muitos outros, entre eles, a proibição do casamento. Aliás, o apóstolo Paulo, ao se referir a apostasia dos últimos tempos, diz que a proibição do casamento é obediência a “espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Timóteo 4:1-5). “Digno de honra entre todos, seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula.” (Hebreus 13:4). Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Jorge.

I Prelúdio

  1. Hino 13 – “Contemplação”.
  2. 1 Timóteo 6:11-16.
  3. 3. Oração – “Invocação”.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. Salmo 116:12-14.
  2. Hino 55 – “Alegria e Gratidão”.
  3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Hino 130 – “Oração ao Senhor”.
  2. Jeremias 33:3 e 8.
  3. Oração silenciosa – confissão.
  4. Oração audível.

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto – João 8:31-37.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem: “O Filho de Deus e a Liberdade de seus Discípulos” – reverendo Loures.
  4. Hino 304 – “A Voz do Evangelho”.

VII Poslúdio / Encerramento.

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.
  2. Amém tríplice.

Catecismo Maior de Westminster

196. O que nos ensina a conclusão da Oração do Senhor?

Resposta A conclusão da Oração do Senhor, que é: “Porque teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém”, nos ensina a reforçar as nossas petições com argumentos que devem ser derivados, não de qualquer mérito que haja em nós ou em qualquer outra criatura, mas de Deus; e ajuntar louvores às nossas orações, atribuindo a Deus, unicamente, a soberania eterna, onipotência e gloriosa excelência; em virtude do quê, como ele pode e quer socorrer-nos, assim nós, pela fé, estamos animados a instar com ele a que atenda aos nossos pedidos, e a confiar tranquilamente que assim o fará. E para testemunhar os nossos desejos e certeza de sermos ouvidos, dizemos: amém. 1 Crônicas 29:10-13; Jó 23:3,4; Jeremias 14:20,21; Daniel 9:4,7-9; Mateus 6:13; Filipenses 4:6; Efésios 3:12,20,21; Lucas 11:13; Hebreus 10:19-22; 1 João 5:14; Romanos 8:32; 1 Coríntios 14:16; Apocalipse 22:20,21.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em setembro estão sob a responsabilidade do Ministério de Discipulado.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Dia 24 de outubro, reunião com a liderança da igreja.

• Nos dias 21 e 28 de outubro as lições da ED estarão a cargo da SAF, que abordará o tema envelhecimento.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

País de Oração: Santa Lúcia

Localização Caribe
Capital Castries
Extensão territorial 620 km2
Idioma Inglês
População total 184.999 habitantes
PIB 1.450 milhões de US$
Moeda Dólar do Caribe Oriental

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados