Boletim Informativo Nº 01/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 4 de janeiro de 2009

“O Novo Nascimento”
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3.

Aqui está um texto que revela o que significa o novo nascimento. O evangelista João apresenta aqui a forma de se nascer de novo, pois “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”, num propósito espiritual (João 3:5). Mas qual é o propósito do evangelista ao apresentar aqui o desejo de que experimentemos o novo nascimento? Essa atitude de ser nascido de novo se revela: na vida, no comportamento e no proceder, inerente à transformação eficaz da graça. Isto vem expresso nas palavras de Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3). Este versículo do evangelho de João reflete à verdadeira orientação para o nosso viver diante de Deus, de modo que se revela também à nossa responsabilidade como filhos de Deus. Aqui está aquilo que é mais valioso: eu preciso refletir o novo nascimento de modo que a glória de Cristo se veja em minha vida. A prova maior de que o evangelista João estava revelando interesse pelo novo nascimento na vida cristã vê-se nesse texto de João 3:1-16. O versículo 3 do capítulo 3 do evangelho de João mostra a orientação do escritor sobre o novo nascimento, de modo que, se queremos cumprir a vontade divina, devemos andar no temor do Senhor (João 3:1-16). Literalmente, “não nascer de novo”. “Mas nascer de cima concorda bem com o debate das coisas ‘da terra’ e ‘do céu’, no (versículo 12), e com a discussão do subir e descer, no versículo 13.” Nicodemos, aparentemente, entendeu. Esta santa instrução sobre o novo nascimento é profundamente misteriosa. O evangelista destaca o que precisa estar em apreço: é uma obra sobrenatural de Deus e nós podemos só observar seus efeitos. Vamos aqui destacar três comentários sobre a natureza essencial do novo nascimento. Em primeiro lugar, o novo nascimento é uma transformação instantânea (versículo 3). Não é um processo gradual como a santificação progressiva. Como pode ser isso? Pensemos novamente em Efésios 2:5, onde o novo nascimento é descrito como “vivificar os mortos em pecado”; o verbo traduzido por “nos deu vida”, synezoopoiesen, está no tempo aoristo, significando ação instantânea ou momentânea. Em Atos 16:14, lemos sobre a conversão de Lídia: “O Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” O abrir do coração obviamente fala do novo nascimento. Em segundo lugar, o novo nascimento é uma transformação sobrenatural (versículo 3). Os arminianos argumentaram no Sínodo de Dort que o novo nascimento era uma mudança levada a efeito por persuasão moral. O sínodo rejeitou como sendo pelagiana e não bíblica a posição dos que ensinam que: “Esta graça pela qual somos convertidos a Deus é apenas um apelo gentil.” Em terceiro lugar, o novo nascimento é uma mudança radical (versículo 3). O termo “radical” vem da palavra latina para “raiz”, radix, significando que o novo nascimento é uma mudança na raiz de nossa natureza. No novo nascimento em sentido restrito, portanto, não somos ativos.

Aniversariantes

Dia 5 Marli da Consolação Santana Chemp, telefone 3563 2270.
Dia 9 Florinda Catarina Teixeira, telefone 3353-3045.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Classe de Casais

Neste ano implantaremos na Escola Dominical uma classe de casais. O casal que deseja participar desses momentos agradáveis e de crescimento mútuo inscreva-se na secretaria da igreja.

Semana de Oração

Comece o ano bem! A partir de segunda-feira, dia 5 de janeiro, teremos a semana mundial de oração. Participe da escala e dos cultos de oração!

Férias Pastorais

O reverendo Geomário viajou no dia 1º de janeiro com sua família. No período em que ele estiver ausente o reverendo Helder assumirá os cultos e atos pastorais.

Secretaria da 3ª IPT

No período de férias do secretário, de 1º a 30 de janeiro de 2009, o atendimento na secretaria não será afetado. O reverendo Sandro estará fazendo tanto as atividades da secretaria como os atendimentos pastorais.

País de Oração: Chile

Localização América do Sul
Capital Santiago
Extensão territorial 756.945 Km2
Idioma Espanhol
População total 16.634.758 habitantes
PIB 145.841 milhões de US$
Moeda Peso

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados