Boletim Informativo Nº 02/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 11 de janeiro de 2015

Conhecimento Não é Poder, e Sim Louvor!

Os neurocientistas definem memória em três esferas: aquisição, consolidação e evocação. A primeira diz respeito à capacidade de adquirir informação, a segunda faz referência à capacidade de armazenar a informação adquirida e a terceira é a capacidade de recuperar a informação quando necessário. Ao contrário de que muitos acreditam não é somente o ser humano que tem memória, por exemplo, um chipanzé tem a capacidade de adquirir a informação de onde está o alimento, no entanto ele só pode retornar ao local novamente graças à capacidade de guardar a localização e recuperá-la assim que sentir fome. A memória é muito importante no mundo animal, porque através dela os indivíduos formulam as suas experiências. O nome científico da espécie humana é Homo sapiens, que significa literalmente “homem sábio”. A grande diferença entre os seres humanos e os outros animais é que seu cérebro é altamente desenvolvido, isso nos dá a capacidade de não somente memorizar informações, mas nos dota da capacidade de termos um pensamento abstrato. Um exemplo desse pensamento pode vir da nossa vida cristã. Nós lemos a Bíblia e buscamos o melhor entendimento dela através do nosso intelecto. Quão maravilhoso é ser dotado de inteligência! A Bíblia, no Salmo 8:6, diz que o domínio de toda a criação foi dado ao homem pelo próprio Deus, e o homem só pode dominar a criação porque Deus o dotou de inteligência. Por esse e por outros textos bíblicos, como Gênesis 1:28, podemos inferir que o homem que não utiliza seu intelecto está abrindo mão da beleza do Criador em sua vida. Talvez esse seja um dos grandes problemas dentro da igreja, a ignorância. A ignorância não nos aproxima de Deus, mas sim dos animais que são bons memorizadores mas péssimos pensadores. Muitos crentes no passado sabiam disso. As principais universidades nos Estados Unidos surgiram de esforço constante dos cristãos protestantes, como as Universidades de Harvard e Yale. Uma das missões da Igreja Presbiteriana do Brasil é promover a educação cristã. A escola Dominical, idealizada pelo jornalista Robert Raikes (1735-1811) tinha o objetivo de ensinar crianças a ler a fim de que pudessem ler a Bíblia. Nos Estados Unidos do século 18, além da leitura, a Escola Dominical ensinava educação em geral e abriu caminho para o início da escola pública americana. Por mais que sair da sombra da ignorância seja uma obrigação para o crente, muitos tem medo de se esforçar e chegam a pensar: “se começar a estudar demais certamente me afastarei de Deus”. Isso é uma grande falácia! Se acaso sentirmos essas coisas lembremo-nos que “… quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31). Estudar não é um serviço somente a nós mas é antes de tudo louvor a Deus, e como se é louvor a Deus está a serviço do bem, por isso não nos esqueçamos que “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17). Amados, que nós possamos nos esforçar para que usemos o intelecto dado pelo Criador para Ele, e que a cada dia possamos desmentir as difamações de alguns que insistem em pensar que cristãos são ignorantes.

Aniversariantes

Dia 8 Izabel Cristina Alves, telefone 3381 1021.
Dia 11 Guilherme Miranda, telefone 3562 5159.
Dia 15 Denis Tavares, telefone 3528 1828.
Dia 15 Helena Martins, telefone 3351 6051.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo XVII
Disposição Geral
Artigo 44
 Estes Princípios de Liturgia são Lei Constitucional da Igreja Presbiteriana do Brasil, só reformável nos mesmos trâmites da Constituição. E, assim, pela autoridade que recebemos, determinamos que estes Princípios de Liturgia sejam divulgados e fielmente cumpridos em todo o território da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Estatuto da Igreja Presbiteriana Do Brasil
Capítulo I
Definição e Fins
Artigo 1
 A Igreja Presbiteriana do Brasil, anteriormente denominada Igreja Cristã Presbiteriana do Brasil, é uma comunidade religiosa, constituída de uma federação de igrejas locais, com sede civil na Capital da República, organizada de acordo com sua própria Constituição.
§1º As igrejas federadas, que se compõem de membros que adotam como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve, representam-se pelos deputados eleitos pelos concílios regionais, no Supremo Concílio, que é a assembleia geral da Igreja Presbiteriana do Brasil.
§2º A igreja tem por fim adorar a Deus conforme as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamento, propagar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, promover educação cristã e obras de caridade e administrar o seu patrimônio, bem como supervisionar e orientar, através dos concílios competentes, a ação das igrejas federadas.

Doutrina e Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Construção do Novo Templo

Estamos com uma nova conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Seminarista Lucas

Dia 11 Manhã: auxílio a Igreja Presbiteriana de Alexânia; tarde: pregação no culto solene.
Dia 12 Manhã: secretaria; tarde: folga.
Dia 13 Manhã: folga.
Dia 14 Manhã: secretaria; tarde: folga.
Dia 15 Manhã: folga.
Dia 16 Manhã: secretaria; tarde: folga.
Dia 17 Folga.
O seminarista Weber encontra-se em recesso até o dia 11 de janeiro. O reverendo Geomário encontra-se de férias até o dia 20 de janeiro.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento do reajuste de 7% nas côngruas pastorais, estabelecido pelo Presbitério do Distrito Federal (PRDF), e encaminha ao contador e ao tesoureiro para ajustes.
2. Recebe o pedido de avaliação do valor do repasse da igreja ao Conselho de Missões, e decide avaliar junto à Comissão de Orçamento.
3. Recebe na membresia da 3ª IPT a irmã Aline Caetano dos Santo, filha de Adão Alves dos Santos e Cleide Caetano. O recebimento de Aline se dá por jurisdição a pedido conforme a CI/IPB artigo 16 letra “d”.

Culto Solene

O responsável pela pregação no culto solene de hoje será o seminarista Lucas Alves. Que Deus o abençoe!

País de Oração: Santa Lúcia

Localização Caribe
Capital Castries
Extensão territorial 620 km2
Idioma Inglês
População total 183.598 habitantes
PIB 1.318 milhões de US$
Moeda Dólar do Caribe Oriental

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados