Boletim Informativo Nº 05/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de fevereiro de 2015

Vivendo como Filhos Adotivos

Após a introdução do prólogo do quarto evangelho, em que é apresentado o Logos (Cristo) que sempre existira antes de todas as coisas criadas, sustentadas por ele (João 1:1-5); o apóstolo João apresenta a forma de recepção e os efeitos do Logos encarnado (João 1:6-13). O prólogo do evangelho de João apresenta o objetivo da proclamação do Logos: alcançar os incrédulos por meio do anúncio de Cristo (João esperava alcançar todos que encontrasse, conforme o versículo 9) para serem feitos filhos de Deus pelo novo nascimento concedido pelo próprio Deus (conforme versículos 12-13). O apóstolo João esclarece que, na proclamação da mensagem do evangelho, há dois efeitos e respostas universais (normativa e supracultural): os que rejeitam a mensagem permanecem dominados pelas trevas (conforme versículo 5) e os que a recebem (quem quer que seja) “nascem” de Deus, pois lhes fora dado previamente “o direito de se tornarem filhos de Deus, pois de outra forma não poderiam tê-lo aceito” (Hendriksen, Comentário de João, página 99). Entrementes, a mensagem do evangelho é universal (nenhum homem pode escapar de seus efeitos, conforme versículo 9) e todos que a escutam têm os ouvidos e mentes alcançados pela mensagem: seja para salvação ou para condenação. A mensagem é para todos, mas nem todos que a escutam recebem o novo nascimento. Packer (O Conhecimento de Deus, página 184) declara que “[…] a dádiva da filiação a Deus torna-se nossa não por direito de nascimento, mas através do novo nascimento […]. Filiação é um dom da graça. Não é uma filiação natural, mas por adoção.” Nesse ínterim, o apóstolo Paulo proclama a igreja que Deus Pai “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo” (Efésios 1:5). A paternidade de Deus é dádiva e o cristão deve ter melhores esclarecimentos e grande estima por isso. “Se você quiser julgar se uma pessoa entendeu bem o Cristianismo, descubra quanto ela valoriza a ideia de ser filho de Deus e de tê-lo como seu Pai. Se não for este o pensamento que existe e domina a sua adoração, as suas orações e toda a sua perspectiva sobre a vida, isso significa que ela realmente não entendeu muito bem o cristianismo” (Packer, página 185, apud Evangelical Magazine). “Todos quanto o receberam [Cristo] fora lhes dado o poder de serem feitos filhos de Deus.” (João 1:12). O apóstolo João esclarece que o homem é totalmente passível no recebimento da dádiva da transformação em filho (não há nenhuma participação ou qualificação do homem nesse processo de transformação). Ser filho de Deus é dádiva do Deus Triuno sustentada nos méritos de Cristo. Todo o homem é passível no processo da regeneração. Logo, se o resultado da proclamação for o recebimento (conforme versículo 12), há também a transformação. Se há transformação, há a adoção da parte de Deus. Se há a adoção, há a nova identidade. Se há a nova identidade, fora dada condições para viver a nova vida. Assim, se Deus nos adotou devemos (e é perceptível) andar como filhos.

Aniversariantes

Dia 1 Márcia Elizane de Moraes Guerreiro, telefone 3263 2992.
Dia 2 Filipe de Almeida Vieira, telefone 3202 5315.
Dia 2 Jorge Afonso Marques de Souza, telefone 3351 2807.
Dia 5 Letícia Candido Moreira, telefone 3202 8227.
Dia 7 Maria Eunice de Almeida Vieira, telefone 3202 5315.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Estatuto da Igreja Presbiteriana Do Brasil
Capítulo III
Atribuições dos Membros
Artigo 7
 Ao tesoureiro, eleito quadrienalmente pelo Supremo Concílio, compete:
a) Arrecadar as verbas destinadas ao Supremo Concílio;
b) Fazer os pagamentos consignados no orçamento;
c) Manter em dia a escrita respectiva;
d) Prestar contas anualmente, de todo o movimento financeiro do Supremo Concílio à Comissão Executiva;
e) Informar o Supremo Concílio nas reuniões ordinárias da situação geral da Tesouraria.
Artigo 8 Os presidentes dos Sínodos Eclesiásticos serão substituídos na forma dos regimentos sinodais.

Culto de Oração

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de fevereiro, o culto de oração está sob a responsabilidade da UCP.

Construção do Novo Templo

Nova conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 1 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 2 Manhã: folga; tarde: cuidar dos pais.
Dia 3 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dia 4 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 5 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 6 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: reunião de oração.
Dia 7 Atividades pastorais.

Atividades Pastorais da Semana:
Seminarista Weber

Dia 1 Manhã: escola dominical.
Dia 2 Manhã: folga; tarde: secretaria.
Dia 3 Manhã: folga; tarde: secretaria.
Dia 4 Folga.
Dia 5 Manhã: secretaria; tarde: folga.
Dia 6 Manhã: folga; tarde: secretaria.
Dia 7 Estudo.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Trabalho da UPH

Hoje, após o trabalho realizado pela Escola Dominical, acontecerá a primeira reunião plenária da UPH. Atenção, homens! No dia 8 de fevereiro haverá a visita da Federação da UPH/PRDF no período da Escola Dominical. Nesse dia, no período da ED, haverá ministração de aula para os homens pela Federação da UPH/PRDF.

Ceia do Senhor

Hoje, no culto solene (às 18h30), será celebrada a Ceia do Senhor.

País de Oração: São Vicente e Granadinas

Localização Caribe
Capital Kingstown
Extensão territorial 390 km2
Idioma Inglês
População total 109.371 habitantes
PIB 694 milhões de US$
Moeda Dólar jamaicano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados