Boletim Informativo Nº 08/2013

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 24 de fevereiro de 2013

Não Confunda o Evangelho com Legalismo

É difícil para muitos cristãos e igrejas resistirem a tentação teológica do moralismo. É extremamente perigoso comunicar, direta ou indiretamente, que aquilo que Deus espera da humanidade caída é um aperfeiçoamento moral. Quando a igreja faz isso, ela subverte o evangelho de Deus e passa a anunciar um falso evangelho ao mundo caído. A igreja fiel comunica uma retidão dos mandamentos e a graça dada a nós no conhecimento do que é bom e do que é mau. Isso é algo que devo testemunhar ao meu próximo: o conhecimento do bem e do mal. O poder refreador da lei é importantíssimo para a comunidade humana e para a civilização. Mas também há o aspecto da graça de Deus. É importante um pai ensinar o seu filho a obedecer a instrução moral. É importante a igreja ensinar os mandamentos morais de Deus e ser testemunha para a sociedade do que Deus declarou como bom e reto para suas criaturas. Isso é correto e necessário, mas só isso não é o evangelho de Deus. O moralismo que promete o favor de Deus e a satisfação da justiça de Deus aos pecadores, caso eles se comportem e se comprometam com o aperfeiçoamento moral, é um dos mais traiçoeiros falsos evangelhos que existem. O moralismo reduz a Bíblia a um manual de comportamento e substitui a instrução moral pelo evangelho de Jesus Cristo. Muitos são os púlpitos dados às mensagens moralistas e não à pregação do verdadeiro evangelho. A correção para este problema está em Gálatas 2:16: “… sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” Dizer aos pecadores que o que Deus exige deles é o aperfeiçoamento moral de acordo com a lei é pecar contra Cristo, é adulterar o evangelho. O moralismo é algo que faz muito sentido para os pecadores que já são acostumados desde os primeiros dias de sua vida a viver assim. Mas moralismo não é o evangelho e também não pode salvar. Somente o evangelho de Cristo é que salva: “… vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4-5). Somos justificados somente pela fé. Somos salvos somente pela graça. Somos redimidos dos pecados somente por Jesus. A única coisa que o moralismo é capaz de produzir é pecadores com comportamento melhor, potencialmente falando. O evangelho de Cristo transforma pecadores em filhos adotados por Deus. Isso não quer dizer que a igreja deva se esquivar, acomodar, revisar ou esconder-se da lei de Deus, porque é ela que mostra nosso pecado e mostra a nós a nossa total inadequação e falta de retidão. A lei não pode transmitir vida, mas ela nos serve “… de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.” (Gálatas 3:24). O perigo mortal do moralismo é uma constante tentação para a igreja. Ele funciona como um conveniente substituto do evangelho. Muitos descrentes acreditam que o moralismo é a mensagem de Deus. Só a mais ousada pregação do verdadeiro evangelho é que será capaz de corrigir tal falsa impressão e levar pecadores à salvação em Cristo Jesus. O inferno estará cheio de pessoas bem criadas. O céu estará habitado por aqueles que, pela graça e misericórdia de Deus, tiveram imputado a si a justiça de Jesus Cristo. Lembre-se: o moralismo não é o evangelho.

Aniversariantes

Dia 24 Cristielle Miranda de Araújo, telefone 3201 2493.
Dia 26 Áurea Almeida Soares, telefone 3356 1768.
Dia 26 Gláucia Angélica Almeida Marques, telefone 3351 2807.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Código de Disciplina
Capítulo III

Penalidades
Artigo 8 Não haverá pena, sem que haja sentença eclesiástica, proferida por um Concílio competente, após processo regular.
Artigo 9 Os Concílios só podem aplicar a pena de:
a) Admoestação, que consiste em chamar à ordem o culpado, verbalmente ou por escrito, de modo reservado, exortando-o a corrigir-se;
b) Afastamento, que em referência aos membros da Igreja, consiste em serem impedidos de comunhão; em referência, porém, aos oficiais, consiste em serem impedidos do exercício do seu ofício e, se for o caso, da comunhão da Igreja. O afastamento deve dar-se quando o crédito da religião, a honra de Cristo e o bem do faltoso o exigem, mesmo depois de ter dado satisfação ao tribunal. Aplica-se por tempo indeterminado, até o faltoso dar prova do seu arrependimento, ou até que a sua conduta mostre a necessidade de lhe ser imposta outra pena mais severa;
c) Exclusão, que consiste em eliminar o faltoso da comunhão da Igreja. Esta pena só pode ser imposta quando o faltoso se mostra incorrigível e contumaz;
d) Deposição é a destituição de ministro, presbítero ou diácono de seu ofício.
Artigo 10 Os Concílios superiores só podem aplicar aos inferiores as seguintes penas: repreensão, interdição e dissolução;
a) Repreensão é a reprovação formal de faltas ou irregularidades com ordem terminante de serem corrigidas;
b) Interdição é a pena que determina a privação temporária das atividades do Concílio;
c) Dissolução é a pena que extingue o Concílio.
§1º No caso de interdição ou dissolução do Conselho ou Presbitério, deverá haver recurso de ofício para o Concílio imediatamente superior.
§2º As penas aplicadas a um Concílio não atingem individualmente seus membros, cuja responsabilidade pessoal poderá ser apurada pelos Concílios competentes.
§3º É facultado a qualquer dos membros do Concílio interditado ou dissolvido recorrer da decisão para o Concílio imediatamente superior àquele que proferiu a sentença.
Artigo 11 Aplicadas as penas previstas nas alíneas “b” e “c” do artigo anterior, o Concílio superior, por sua Comissão Executiva, tomará as necessárias providências para o prosseguimento dos trabalhos afetos ao Concílio disciplinado.
Artigo 12 No julgamento dos Concílios, devem ser observadas no que lhes for aplicável, as disposições gerais do processo adotadas nesta Constituição.

Pedido da UPH

A UPH reforça o pedido a todos os membros da nossa igreja local para continuarem colaborando na doação de materiais de limpeza, de higiene pessoal e roupas a serem repassados à Casa Maanaim.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de fevereiro será a UCP que estará responsável pelo culto de oração.

Colégio Presbiteriano Simonton

Estão abertas as matrículas do Colégio Simonton! Garanta a vaga do seu filho em uma instituição com educação de qualidade e princípio cristão. Lembrando que filhos de membros da 3ª IPT tem desconto de até 20%. Informações pelo telefone (61) 3356 1785 ou pelo e-mail colegiopsimonton@gmail.com. Endereço: Área Especial 26 nº 3, setor “E” sul, Taguatinga. Faça já a matrícula do seu filho!

Um Convite Especial

A II Conferência 4/14 DF, que acontecerá nos dia 26 e 27 de abril, está se aproximando! Teremos como preletor o reverendo David Merkh e Carol Sue (eles são autores de diversos livros sobre família, criação de filhos e ministério infantil). Teremos palestras voltadas à professores e pastores, mas principalmente aos pais, mostrando a importância do envolvimento familiar na propagação do Evangelho dentro dos lares. Local: Igreja Cristã Evangélica de Brasília, EQN 309/310, Asa Norte, Brasília, DF. Horários: dia 26, das 19h30 às 22h; dia 27, das 8h às 18h. Investimento (valores até dia 10 de abril): R$ 60,00, individual; R$ 100,00, casal. Descontos para grupos. Incluso apostilas + livro + alimentação. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://bit.ly/YNshrI. Não deixe de participar com sua igreja!

1º Simpósio de Teologia

Prezados irmãos, o licenciado Luis Fernando estará palestrando nesse simpósio, juntamente com o reverendo Isaías Lobão, Marcus Quaresma e reverendo Silvio Ribeiro, no dia 9 de março, das 9h às 16h. Local: SQ 19 quadra 21 lote 4, Cidade Ocidental, Goiás, Assembléia de Deus Monte Horebe. Tema: Pneumatologia (conheça a obra e a pessoa do Espírito Santo). Investimento: R$ 15,00 com almoço. Telefones: 8403 5761, 8430 6888 e 3625 2168. Participe!

Comunicado da SAF

“O Senhor expede o decreto; Grande é a companhia das mulheres que publicam as boas novas.” Salmo 68:11. Hoje, por ocasião do culto vespertino, haverá o culto em ação de graças pelos 32º aniversário da nossa SAF. Estará pregando nesse dia a presidente da Confederação Sinodal do Trabalho Feminino do Sínodo de Taguatinga, Lucélia Cláudia de Carvalho. Seja bem vinda, querida irmã! Durante todo o ano, haverá culto de oração a cada suas semanas, às 20h nas, quartas-feiras, nos lares. Dia 20 de fevereiro foi na residência da irmã Marta. Foi muito bom! Dia 6 de março será na residência de Rita, na QNA 13 casa 4, Taguatinga. Telefone 3563 4689. Compareça! Os profissionais da igreja estão convidados a falar um pouco das suas profissões nas respectivas datas comemorativas. Próximo à data de comemoração da sua profissão, agende com a irmã Margarete para você dar o seu testemunho na Escola Dominical.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

País de Oração: Espanha

Localização Sul da Europa
Capital Madrid
Extensão territorial 505.370 km2
Idioma Espanhol
População total 46.771.596 habitantes
PIB 1.478.206 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados