Boletim Informativo Nº 09/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de março de 2009

O Caminho, a Verdade e a Vida
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6.

Aqui está um texto que nos apresenta Jesus como sendo o caminho, a verdade e a vida. O evangelista João apresenta aqui a forma de se viver em esperança — por dizer que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, quando coloca nos lábios do mestre esta resposta a Filipe “eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6). Mas, qual é o propósito do evangelista João ao apresentar Jesus como sendo caminho, verdade e vida? Essa apresentação tão clara tem o propósito de trazer uma segurança inquebrável a Filipe e a solução necessária para todo pecador. São palavras de esperança e salvação. Isto vem expresso nas palavras de Jesus, ao afirmar: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:9). Este versículo do evangelho de João reflete a verdadeira orientação para o nosso viver diante de Deus, de modo que se revela também o entendimento que devemos ter a respeito do conceito moderno sobre a esperança e a salvação. Aqui está aquilo que é mais valioso: eu preciso seguir com esperança e segurança àquele que é o caminho, a verdade e a vida — Jesus Cristo. A prova maior de que o evangelista João estava revelando interesse pela firmeza de propósito na vida cristã vê-se nesse texto de João 14:1-10. Estes versículos mostram a orientação do escritor quanto a segurança, a esperança e a salvação em Cristo. Só o cristão tem uma esperança infalível. Esta santa instrução sobre o caminho, a verdade e a vida gera uma segurança inquebrável, uma esperança infalível e uma salvação eterna. O autor destaca o que precisa estar em apreço: não podemos confiar em nenhum outro modelo de fé. Nosso único modelo de fé é Jesus. Vamos aqui destacar três principais pontos doutrinários sobre essa declaração de Jesus a Filipe: em primeiro lugar, o único caminho seguro para o Pai é Cristo (João 14:6). A cruz de Cristo dá acesso ao pecador arrependido pela expiação do sacrifício feito (Hebreus 9:14). Como em Hebreus 2:2-3, o escritor usa um argumento do menor para o maior. O menor é o sangue de animais oferecido pelo sumo sacerdote na terra; o maior é o sangue derramado por Cristo. O menor tinha poder cerimonial; o maior remove a culpa da consciência. Em segundo lugar, a única verdade geradora de esperança é Cristo (João 14:6). A nova aliança em Cristo que inclui a “lei da liberdade” que perfeitamente agrada a Deus fundamenta-se na verdade (João 8:32; 1 Coríntios 1:30). Sustentar o ensino de Cristo — que é a verdade (João 14:6) — conduz à verdade que torna uma pessoa livre da escravidão do pecado. A salvação não é obtida por meio de conhecimento intelectual, como imaginavam os gnósticos, mas por meio de um relacionamento vital com Jesus Cristo e do compromisso com a verdade que ele revelou (João 18:37). Em terceiro lugar, a única vida plena de salvação é Cristo (João 14:6). A vida da ressurreição de Cristo é dada a quem espera a salvação (João 11:25,26; 10:10; Colossenses 3:1-4). Essa vida é a existência em cumprimento ao desígnio de Deus, de sermos seu templo vivo.

Aniversariantes

Dia 4 Paulo Rodrigues Pereira, telefone 3352 7649.
Dia 5 João Simão de Meneses, telefone 3562 3762.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Classe de Casais

Estão abertas as inscrições para a classe de casais. Matrículas na secretaria de nossa igreja.

Curso de Aperfeiçoamento

O Curso de Aconselhamento Cristão visa tratar de assuntos do dia-a-dia, encontrados dentro da sociedade como um todo, abordando-os de forma coerente, consistente, realística e culturalmente. Início em março de 2009. Local: FE Taguatinga. Valor: 12x R$ 100,00. Informações: (61) 3491 1620 ou (61) 8460-7751.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para uma breve reunião, logo após a Escola Dominical, hoje, dia 1o de março.

IV Congresso de Pastores e Líderes

A Missão Vida convida você para participar desta conferência que abordará o tema da fidelidade da liderança para com Deus e sua palavra. O investimento é de R$ 160,00, incluindo hospedagem, alimentação e participação no evento. Informações pelo telefone (62) 3318 1985.

Educando para Cidadania

A Associação Nacional de Escolas Presbiterianas (ANEP) fará o seu VIII Encontro nos dias 21 a 23 de maio de 2009, no Instituto Presbiteriano Mackenzie de Brasília. Serão realizadas palestras, oficinas e mesas redondas com profissionais renomados da área de educação. Inscreva-se já! Maiores informações pelos telefones (61) 2106 9002 e 2106 9050.

Senhor das Alianças

No dia 21 de março, sábado, às 19h30, acontecerá aqui na 3ª IPT a abertura das atividades da Federação de UPAs do PRDF. Todos os adolescentes estão convidados. Informações com o pastor Carlos pelo 8138 3472 ou com pastor Helder no 9559 3776.

País de Oração: Coréia do Sul

Localização Ásia
Capital Seul
Extensão territorial 99.016 Km2
Idioma Coreano
População total 48.223.854 habitantes
PIB 872.789 milhões de US$

Moeda WonFonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados