Boletim Informativo Nº 11/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 13 de março de 2011







Colhendo no Sábado
“Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas.” Marcos 2:23.


Aqui está um texto que revela que o evangelho abre as portas da liberdade para os prisioneiros do legalismo. Ou seja, Marcos nos diz que há bênçãos singulares no Evangelho de Jesus e uma dela é: “abrir as portas da liberdade para os prisioneiros do legalismo” (Marcos 2:23). Esta é uma verdade demonstrada pelo ensino de Cristo. Marcos nos ensina aqui, expondo o fato da colheita das espigas, por seus discípulos, num sábado, que todo ato quando submetido ao propósito divino, não pode impedir o homem de glorificar a Deus. Assim o Senhor Jesus fez ao responder àquela indagação dos fariseus: “Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?” (Marcos 2:25). Marcos nos mostra claramente que o evangelho abre as portas da liberdade para os prisioneiros do legalismo. Agora, Marcos nos mostra também que quando os cristãos compreendem este ensino, se comprometem no propósito de fazer conhecido o evangelho. Por isso acrescentou: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” E disse mais: “de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado.” (Marcos 2:27,28). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que o evangelho abre as portas da liberdade para os prisioneiros do legalismo. O sábado judaico tinha se transformado num carrasco do homem. Ele era um fardo insuportável em vez de um elemento terapêutico. Ele era um fim em si mesmo em vez de ser um instrumento de bênção para o homem. Os fariseus advertiram (Marcos 2:24). Esta santa instrução, vista nesta narrativa de Marcos, se constitui num ensino precioso, no sentido de mostrar que o evangelho abre as portas da liberdade para os prisioneiros do legalismo. Deve haver essa convicção no coração do crente: sou livre em Cristo. Marcos destaca o que precisa estar em apreço: o evangelho liberta-nos do legalismo. Nesse texto, vamos destacar várias lições importantes: em primeiro lugar, os discípulos não estavam fazendo algo proibido (versículos 23,24). A prática de colher espigas nas searas para comer estava rigorosamente de conformidade com a lei de Moisés (Deuteronômio 23:24,25). Mas os escribas e fariseus estavam escondendo a verdadeira lei de Deus debaixo da montanha de tradições tolas que eles tinham fabricado. Em segundo lugar, o conhecimento da Palavra é o meio de nos livrarmos do legalismo (versículos 25,26). Jesus cita a Escritura para os fariseus e mostra como Davi quebrou a lei cerimonial comendo com seus homens os pães da proposição só permitidos aos sacerdotes. Em terceiro lugar, o homem vale mais do que os ritos sagrados (versículo 27). John Charles Ryle diz que Deus fez o sábado para Adão no paraíso e o renovou para Israel no Monte Sinai. Em quarto lugar, o senhorio de Cristo traz liberdade e não escravidão (versículo 28). Jesus é o Senhor do sábado. Seu senhorio não é escravizante nem opressor. O legalismo é um caldo mortífero que envenena, asfixia e mata as pessoas. Ele é vexatório e massacrante.

Aniversariantes
 
Dia 13 José Farias Vieira, telefone 3202 5315.
Dia 14 Irani Angélica de Oliveira, telefone 3351 9071.
Dia 15 Vinícius Aragão Costa, telefone 3202 6542.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo IV – Oficiais
Seção 2ª – Ministros do Evangelho
Artigo 49 O ministro poderá ser jubilado por motivo de saúde, idade, tempo de trabalho ou invalidez.
§ 1º Ao atingir trinta e cinco anos de atividades efetivas, inclusive a licenciatura, o ministro terá direito à jubilação.
§ 2º Ao completar setenta anos de idade a jubilação será compulsória.
§ 3º A lei ordinária regulamentará a jubilação por motivo de saúde ou invalidez.
§ 4º A jubilação põe fim ao exercício pastoral; não importa, porém, na perda dos privilégios de ministro, a saber: pregar o evangelho, ministrar os sacramentos, presidir Conselho, quando convidado, e ser eleito secretário executivo ou tesoureiro.
§ 5º O ministro jubilado, embora membro dos Concílios, não tem direito a voto: tê-lo-á se eleito secretário executivo ou tesoureiro.
§ 6º Cabe ao Presbitério propor a jubilação e ao Supremo Concílio efetivá-la de acordo com a lei de jubilação que estiver em vigor.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 20 de março, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Vera.
– 3 a 5 anos Patrícia.
– 6 a 8 anos Francilene.
– 9 a 12 anos Elaene.
 
3º Fórum de Ação Social
 
Nos dias 25 de março, às 19h30, e 26 de março, às 9h, na 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia, será realizado o 3º Fórum Social, realizado pelo Sínodo de Taguatinga, Presbitérios e UPHs. Palestras com o pastor Carlos Queiroz, atual diretor executivo da Diaconia, ONG fundada e mantida pelas igrejas evangélicas de Pernambuco. Inscrições por R$ 10,00. Participe!
 
Encontro da Terceira Idade
 
A Secretaria Sinodal da Terceira Idade promove nos dias 15 a 17 de abril de 2011, no Hotel Morada do Sol, Caldas Novas, GO, um encontro para as senhoras e senhores com o tema: “Vivendo o melhor da idade na idade do melhor”. Investimento de R$ 230,00 divididos em 3x. Maiores informações pelo telefone 3351 5370. Participe!

Famílias da 3ª IPT em Oração
 
O Ministério de Oração trabalhará este tema no ano de 2011. Convide toda sua família para se envolver em oração. Participe das reuniões de oração, todas as sextas-feiras, às 20h, no templo da 3ª IPT.
 
Encontro de Mocidades do Centro-Oeste
 
Nos dias 21 a 24 de abril de 2011, em Barra do Garças, MT, será promovido um encontro de mocidades do Centro-Oeste com o tema: “Ser Testemunha: Fortes na Fé”, que terá como preletor o reverendo Robson Ribeiro, pastor da 3ª Igreja Presbiteriana de Várzea Grande, MT. Inscrições até o dia 28 de fevereiro no valor de R$ 60,00. Caravana do Sínodo de Taguatinga: R$ 120,00. Maiores informações pelos telefones (61) 9124 2412 e (61) 3310 7114.
 
X Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça”

 


No ano de 2011 realizaremos o X Simpósio de Evangelização, e para comemorarmos este feito, faremos uma reestruturação do material e treinamento das equipes, e contamos com o maior envolvimento da igreja. Participe das equipes de intercessão, recepção, acompanhantes, secretaria, louvor, culto infantil e cafezinho. Envolva-se com este trabalho! 

País de Oração: Ruanda

Localização África
Capital Kigali
Extensão territorial 26.338 Km2
Idioma Francês, quiniaruanda e inglês
População total 10.277.212 habitantes
PIB 5.265 milhões de US$
Moeda Franco ruandês

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados