Boletim Informativo Nº 11/2012

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 11 de março de 2012

A Primeira Perseguição
“Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.” Atos 8:1.
Aqui está um texto que evidencia a primeira perseguição à igreja cristã. A fonte dessa perseguição está relacionada à convicção dos cristãos. É nesse sentido que Lucas informa: “Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” (Atos 8:3). Nesse texto temos a informação de que a fonte da primeira perseguição à igreja estava numa relação de rejeição: “assolava a igreja… arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” (Atos 8:3). Esta é a maneira como Saulo tentava impedir o avanço da igreja: como alguém que deseja destruir toda possibilidade de progresso. O historiador Lucas nos ensina também aqui, nesta passagem, a importância de se ter convicções bem alicerçadas. Sendo assim, constitui-se em dever para o crente demonstrar sua confiança em Cristo, mesmo diante da perseguição. O texto diz que: “Saulo, porém, assolava a igreja.” O verbo grego é enfático, e significa não somente perseguição, mas um esforço para destruir a igreja (BG 1283). A frase “dispersos… pregando a palavra”, indica que através da perseguição, a mensagem foi espalhada mais longe e mais rapidamente (Atos 11:19). Essas palavras são empregadas para que se perceba que as nossas convicções seguem conosco, por onde andamos. O propósito solene do autor nessas notas editoriais é argumentar que os cristãos continuem espalhando a mensagem do evangelho. Conforme diz o texto: “Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.” (Atos 8:5). O propósito final da passagem é mostrar que “Filipe não se intimidou”. Esta santa instrução vista neste texto sobre a “primeira perseguição à igreja cristã” traz para nós uma série de lições. Aqui vai se mostrar algumas dessas lições acerca da nossa atitude diante da perseguição. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu não abandono minha convicção firmada em Cristo. O autor destaca o que precisa estar em apreço: estabelecer convicções profundas por Cristo. Nesse ensino veremos alguns aspectos perenes sobre a primeira perseguição à igreja cristã: em primeiro lugar, os cristãos passaram a cumprir a ordem de Jesus (Atos 1:8). Atendendo a ordem dada pelo Senhor Jesus e cheios do Espírito Santo (Atos 1:8), os cristãos passaram a testemunhar em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. Fosse por meio dos apóstolos ou de outros, a palavra de Cristo alcançava o mundo. Em segundo lugar, os cristãos foram forçados a sair de Jerusalém (Atos 8:1). Valdemar Alves da Silva Filho está correto quando diz que com a morte de Estevão uma grande perseguição se levantou contra a igreja, forçando a dispersão dos discípulos por toda parte. No entanto, à medida que eram dispersos eles “iam por toda a parte pregando a palavra”. A perseguição fez os cristãos se espalharem até a Fenícia, Chipre e Antioquia (Atos 11:19). Em terceiro lugar, os cristãos espalharam mais rapidamente a semente do evangelho (Atos 8:4). Tal foi o progresso do evangelho em Antioquia, que a igreja em Jerusalém enviou Barnabé para lá, a fim de instruir os novos convertidos. Muita gente se uniu ao Senhor (Atos 11:19-26).

Aniversariantes
 
Dia 11 Guaraci Aragão Oliveira, telefone 3358 3100.
Dia 11 Neide Maria C. Miranda, telefone 3397 2591.
Dia 13 José Farias Vieira, telefone 3202 5315.
Dia 14 Irani Angélica de Oliveira, telefone 3351 9071.
Dia 15 Vinícius Aragão Costa, telefone 3202 6542.
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 3ª – Presbitério
Artigo 91 O sínodo é a assembléia de ministros e presbíteros que representam os presbitérios de uma região determinada pelo Supremo Concílio.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 18 de março de 2012, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Cláudia e Elaene.
– 3 a 5 anos Patrícia.
– 6 a 9 anos Natália.
– 10 a 12 anos Ciça.
 
Resoluções do Conselho
 
- Toma-se conhecimento e aprova o relatório apresentado pela União de Mocidade Presbiteriana — UMP da 3ª IPT.
- Toma-se conhecimento da indicação do irmão Híbsen Arimatéia Lopes Palmeira para a vaga de conselheiro da UMP. O Conselho defere pedido e resolve estabelecer uma reunião com a diretoria da UMP.
- Toma-se conhecimento do projeto de implantação do Centro de Treinamento Teológico Cristão — CTTC, e aprova a sugestão de ementa apresentada e resolve aguardar melhores detalhamentos.
 
Encontro Regional de UPAs
 
A Regional Centro-Oeste e as Sinodais Matogrossense e Centro América de UPAs realizarão nos dias 7 a 10 de junho de 2012 o REUPA’s Centro-Oeste em Cuiabá. Inscrições pelo site upamatogrosso.blogspot.com. Participe!
 
Curso de Mobilizadores da APMT
 
A Agência Presbiteriana de Missões Transculturais — APMT, realizará, no dia 10 de março, durante todo o dia, no acampamento da 1ª Igreja Presbiteriana de Sobradinho, um treinamento para promover o bom engajamento da igreja na obra de expansão do Reino de Cristo e no envolvimento com os campos missionários, estratégias para evangelização urbana de cada localidade e, ainda, como começar um conselho de missões. Taxa de inscrição: R$ 10,00. Mais informações, acesse: www.ipbsobradinho.org.br
 
Aviso/Convite — SAF
 
Informamos que não haverá reunião departamental da SAF no dia 17 de março, sábado, em função da reunião de circulo das SAFs, que acontecerá no mesmo dia, em Alexânia, GO. Aproveitamos para convidar todas as sócias, tendo em vista que a missão da SAF da 3ª IPT é levar o maior número de sócias.

Convite Especial
 
Os irmãos Luís Fernando e Laís convidam toda a igreja para a cerimônia de bodas de prata de seus pais André Luís e Izabel Cristina, a realizar-se às 19h do dia 24 de março, na Igreja Cristã Evangélica Betesda, QR 122 conjunto 16 lote 01, Samambaia Sul, DF.
 
Igreja em Oração
 
A Secretaria de Espiritualidade da SAF convida as famílias da igreja para orar. Este programa de oração funcionará da seguinte maneira: uma família irá a residência de outra família para reunirem-se em oração. É necessário que as famílias participantes informem à irmã Lúcia com qual família irá se reunir em oração. Contamos com a colaboração de todos os membros da igreja. Lembre-se, “muita oração, muito poder”.
 
Celebração de Aniversário
 
A congregação do Areal convida você e sua família para os cultos em ações de graças que será realizado no dia 17 de março, sábado, às 19h, e no dia 18 de março, domingo, às 19h. Participação especial do coral jovem Puro Amor. 
 
Arrecadação de Donativos

A Junta Diaconal, em parceria com a secretaria de Ação Social SAF e a UPH, estará arrecadando materiais de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova e xampu), leite e frango para o Projeto Maanaim e para o Projeto IDE Crianças. Contribua!

País de Oração: Áustria

Localização Oeste da Europa
Capital Viena
Extensão territorial 83.879 km2
Idioma Alemão
População total 8.413.429 habitantes
PIB 379.047 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados