Boletim Informativo Nº 11/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 15 de março de 2015

O Primeiro Milagre

Os milagres de Jesus relatado no evangelho de João têm uma finalidade: “para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (João 30:31)”. O primeiro sinal (milagre) que Jesus realizou aconteceu em uma celebração de casamento (João 2:1-11). Nessa cultura e período, “os casamentos eram celebrados com festas que podiam durar sete dias […]. As festas de casamento eram ocasiões alegres, durante as quais os convidados consumiam grandes quantidades de alimento e vinho.” (Kistemaker. Os Milagres de Jesus). Jesus e seus iniciantes seguidores (André, possivelmente João o evangelista, Bartolomeu e Filipe) foram convidados para irem à festa. Maria, mãe de Jesus, se encontrava lá como alguém responsável em ajudar nas bodas. O que não se esperava na celebração, aconteceu. O vinho acabou: “Não tem vinho”, disse Maria a Jesus. “O que tenho eu contigo”, respondeu Jesus, respeitosa e intencionalmente. Posteriormente, Jesus realiza o milagre da transformação de água no melhor vinho para o casamento dos noivos. Na analise hermenêutica bíblica do texto, o milagre da transformação da água em vinho é importante, mas a interpretação se centraliza em Cristo Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Diante da indagação de Maria a Jesus quanto à falta do vinho, Jesus também responde: “Ainda não é chegada a minha hora.” Essa resposta o Senhor Jesus repete quatro vezes em outras ocasiões (João 7:6,8; 7:30; 8:20). Todavia, do capítulo 12 em diante podemos ver Jesus mudando a perspectiva do tempo que ainda não tinha chegado: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.” (João 12:23; 13:1; 17:1). Stott, em seu livro “A cruz de Cristo”, comenta que “quando Jesus disse a sua mãe nas bodas de Caná, depois que o vinho acabara, e a seus irmãos, quando queriam que ele subisse para Jerusalém, e se manifestasse publicamente: ‘A minha hora ainda não chegou’, o significado era claro”, Jesus falava da necessidade de sua morte para o perdão dos pecados (João 1:29). Conseguinte, a transformação da água em vinho (resultado da manifestação da glória de Deus) beneficiou àqueles que estavam na festa: Maria, possivelmente, inicia-se no processo de maturação de que Jesus é o Messias, seu Senhor e Salvador; a fé dos discípulos em Jesus como o Messias fora reforçada e os noivos tiveram a provisão de vinho para dar continuidade à festa. Entrementes, João deixa claro que a manifestação da glória de Deus (vista pelos sinais registrados no evangelho) não fora arbitrária, mas teve o propósito para que todos cressem em Jesus como o Cristo (propósito transcultural e atemporal), os quais crendo, receberiam vida. Logo, um casamento ou qualquer união não poderão ser bem sucedidos se Cristo não for o provedor dessa unidade. A intervenção miraculosa de Cristo em Caná da Galileia também aponta, simbolicamente, para os resultados da morte e ressurreição de Cristo a todos que nele creem, para o presente século e para a era futura. Assim, a Igreja, preservada e provida, agora espera o encontro certo com o seu noivo, Cristo Jesus.

Aniversariantes

Dia 15 Vinícius Aragão Costa, telefone 3297 5697.
Dia 19 Nadir Miranda de Araújo, telefone 3201 2493.
Dia 20 Sandra Lúcia Silva de Almeida, telefone 9956 2217.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Regimento Interno do Supremo Concílio
Capítulo II
Das Sessões
b) Sessões Regulares
Artigo 5
 As sessões regulares dividirão o seu trabalho em:
I. Expediente
1) Somente serão submetidos à apreciação do concílio documentos encaminhados pelo plenário dos sínodos; presbitérios; comissões especiais; comissões permanentes; secretários de causas; autarquias; fundações estabelecidas pela Igreja Presbiteriana do Brasil; comissão executiva do Supremo Concílio; presidente e secretário executivo do Supremo Concílio, nos termos do artigo 14 deste regimento; representantes do Supremo Concílio em outras entidades, salvo em casos especiais a critério do plenário. As comissões; as autarquias; as fundações; os representantes em outras entidades, e os secretários de causas, somente serão submetidos à apreciação do Concílio documentos recebidos pelo secretário executivo até noventa dias antes da data fixada para instalação do Concílio.
a) A CE-SC/IPB distribuirá esses documentos pelas respectivas subcomissões, que apresentarão parecer ao SE-SC/IPB no prazo de um mês;
b) Integrarão essas subcomissões membros da CE-SC/IPB e outros por ela nomeados;
c) O SE reunirá os pareceres e os encaminhará ao plenário do SC para discussão final.
2) Nomeação das comissões de expediente (Artigo 35).
3) Registro de comunicações, consultas, propostas e outros papéis. Será dispensada a leitura destes documentos, devendo, entretanto, a mesa mandá-los à publicação no boletim diário, na íntegra ou, quando não prejudicar a compreensão geral, em resumo.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de março, o culto de oração estará sob a responsabilidade da UPA.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 15 Manhã: congregação do Areal; noite: culto solene.
Dia 16 Manhã: folga; tarde: cuidar dos pais.
Dia 17 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dia 18 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: reunião do conselho.
Dia 19 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 20 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: culto de oração.
Dia 21 Atividades pastorais.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 15 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 16 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 17 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 18 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 19 Estudo.
Dia 20 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 21 Quartel.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento e autoriza o pedido de materiais pedagógicos e de escritório para o departamento infantil.
2. Toma conhecimento e homologa a escala de professores para jovens e adultos do segundo trimestre de 2015, acatando que a última aula do segundo trimestre acontecerá em salas separadas (homens e mulheres).
3. Toma conhecimento do pedido de solicitação do uso das dependências da igreja pela Secretaria de Ação Social do Sínodo de Taguatinga-DF, para os dias 10 e 11 de abril, e solicita o detalhamento da programação.
4. Toma conhecimento do pedido do uso das dependências da igreja (cozinha e quadra de esportes) pelo Conselho de Missões, pelo Ministério da 3ª Idade, pela Sociedade Auxiliadora Feminina e pela União de Homens Presbiterianos para o dia 26 de abril, e autoriza com detalhamento da programação.

Avisos

• Do dia 23 ao dia 28 de março, o reverendo Geomário estará presente na reunião do Supremo Concílio, que acontecerá na Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo.
• Nos dias 28 e 29 de março, o Conselho reunido na hospedaria Divino Paraíso, em Santa Maria, para tratar do planejamento estratégico da igreja para os próximos anos. A reunião iniciará às 10h do dia 28 e terminará as 12h do dia 29.
• No dia 5 de abril, as crianças da igreja estarão apresentando a cantata de Páscoa na Escola Dominical. Venha também celebrar a ressurreição de Cristo Jesus.
• O Departamento Infantil avisa à igreja que no período do culto noturno será realizado ensaio da cantata de Páscoa com as crianças.

Simália

Posts Relacionados