Boletim Informativo Nº 12/2012

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 18 de março de 2012

Deus Vem Socorrer
“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.” Salmo 107:1.


Aqui está o Salmo 107, que evidencia quatro retratos em palavras de más situações humanas e de intervenções divinas. Esses quatro quadros representam quatro provas ou tentações de um itinerário espiritual. É nesse sentido que o salmista canta: “Digam-no os remidos do Senhor, os que ele resgatou da mão do inimigo.” (Salmo 107:2). Nesse salmo temos a informação de que estes episódios são quatro meios diferentes de descrever a triste situação da qual fora libertada a nação: “e congregou de entre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do mar.” (Salmo 107:3). Esta é a maneira como o salmista tentava descrever estas cenas: como alguém que deseja representar a experiência de Israel. O salmista nos ensina também aqui, nesta passagem, sobre as grandes reviravoltas que Deus deleita em levar a efeito nos negócios humanos. Sendo assim, constitui-se em dever para o crente demonstrar sua confiança em Deus, mesmo diante das adversidades. O salmista diz que: “a sua misericórdia dura para sempre. A devoção de Deus à sua aliança, mediante a qual ele se faz cego diante de seu povo.” (BG 693). A frase “e congregou… do Norte e do mar”, parece indicar que está em pauta a situação depois do exílio babilônico (Salmo 107:3). Essas palavras são empregadas para que se perceba que as nossas adversidades seguem um curso, até que haja intervenção divina. O propósito solene do autor nessas notas poéticas é argumentar que os cristãos devem clamar a Deus para ser conduzidos ao caminho da fé. Conforme diz o texto: “clamaram ao Senhor” (Salmo 107:6). O propósito final é mostrar que “Deus os guiou”. Esta santa poesia vista neste cântico sobre a convicção de que “Deus vem socorrer” traz para nós uma série de lições. Aqui vai se mostrar algumas dessas lições acerca da nossa atitude diante das adversidades. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu confio no socorro que vem do Senhor. O autor destaca o que precisa estar em apreço: desenvolver convicções profundas em meio às adversidades. Nesse ensino veremos alguns aspectos perenes sobre as intervenções divinas: em primeiro lugar, os errantes são recuperados (Salmo 107:4-9). A condição de perdido, a fome, a sede e a exaustão — todas são figuras de más situações humanas. Por outro lado, o Senhor se apresenta como Caminho, o Pão e a Água da vida, e o Doador de descanso. Em segundo lugar, os prisioneiros são soltos (Salmo 107:10-16). Derek Kidner está correto quando diz que a culpa (cf. 11), a escuridão, a labuta maçante, e as restrições de cadeias, portas e trancas, criam outra dimensão de aflição. No entanto, somente o Senhor pode retirar o homem da condição de perdido e engaiolado, como consta no manifesto de Lucas 4:18-19. Em terceiro lugar, os enfermos são restaurados (Salmo 107:17-22). A triste situação descrita aqui é certamente a doença, mas não o tipo de doença que fica isento de culpa. A culpa, porém, ressalta a atividade libertadora de Deus como sendo a graça (Salmo 107:17-22). Em quarto lugar, os navegantes são salvos da tormenta (Salmo 107:23-32). Esta quarta parábola da triste situação humana fala não somente da nossa culpa como da nossa pequenez.

Aniversariantes
 
Dia 20 Sandra Lúcia Silva de Almeida Rodrigues, telefone 3352 7649.
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 3ª – Presbitério
Artigo 92 O Sínodo constituir-se-á de, pelo menos, três Presbitérios.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 25 de março de 2012, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Sandra e Andréia.
– 3 a 5 anos Soraia.
– 6 a 9 anos Eliene.
– 10 a 12 anos Ceiça.
 
Resoluções do Conselho
 
- Toma-se conhecimento da carta de transferência a pedido do casal Weber Rodrigues Milhomens e Miriam C. Pereira Milhomens. O Conselho recebe de acordo com o artigo 19. Recebe-se também o pedido de transferência da irmã Fernanda Sabino da Silva e de seu filho Mateus Sabino da Silva para a Igreja Presbiteriana de Pintatos, BA
- Toma-se conhecimento de negociação com a Via Engenharia através da Investcor Consultoria.
 
Encontro Regional de UPAs
 
A Regional Centro-Oeste e as Sinodais Matogrossense e Centro América de UPAs realizarão nos dias 7 a 10 de junho de 2012 o REUPA’s Centro-Oeste em Cuiabá. Inscrições pelo site upamatogrosso.blogspot.com. Participe!
 
Curso de Mobilizadores da APMT
 
A Agência Presbiteriana de Missões Transculturais — APMT, realizará, no dia 10 de março, durante todo o dia, no acampamento da 1ª Igreja Presbiteriana de Sobradinho, um treinamento para promover o bom engajamento da igreja na obra de expansão do Reino de Cristo e no envolvimento com os campos missionários, estratégias para evangelização urbana de cada localidade e, ainda, como começar um conselho de missões. Taxa de inscrição: R$ 10,00. Mais informações, acesse: www.ipbsobradinho.org.br
 
Convite Especial
 
Os irmãos Luís Fernando e Laís convidam toda a igreja para a cerimônia de bodas de prata de seus pais André Luís e Izabel Cristina, a realizar-se às 19h do dia 24 de março, na Igreja Cristã Evangélica Betesda, QR 122 conjunto 16 lote 01, Samambaia Sul, DF.
 
Igreja em Oração
 
A Secretaria de Espiritualidade da SAF convida as famílias da igreja para orar. Este programa de oração funcionará da seguinte maneira: uma família irá a residência de outra família para reunirem-se em oração. É necessário que as famílias participantes informem à irmã Lúcia com qual família irá se reunir em oração. Contamos com a colaboração de todos os membros da igreja. Lembre-se, “muita oração, muito poder”.

Arrecadação de Donativos
 
A Junta Diaconal, em parceria com a secretaria de Ação Social SAF e a UPH, estará arrecadando materiais de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova e xampu), leite e frango para o Projeto Maanaim e para o Projeto IDE Crianças. Contribua!
 
Convite
 
A 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, em comemoração aos seus cinquenta anos de organização, iniciará sua programação com um culto em ação de graças a Deus nos dias 17 de março, sábado, às 20h, e no dia 18 de março, domingo, às 9h e às 18h30, tendo como pregador o reverendo Edésio de Oliveira Chequer. Participe!
 
A Secretaria de Ação Social da SAF informa
 
O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo, e o maior em aplicações para o material reciclado. Esses são alguns dos resultados que podemos encontrar no Censo da Reciclagem do PET no Brasil. E você já separou o PET usado em casa para participar também dessa estatística? Vamos lá Famílias! Participem. Utilize os manuais recebidos para obterem mais dicas de como cuidar do nosso planeta.
 
Resoluções do CE-PRDF

O relatório da comissão de exame da tese do candidato à licenciatura, Luiz Fernando de Souza Alves, aprova, arquiva e aguarda o relatório da comissão de exame da exegese para marcar a data da licenciatura do referido candidato.

País de Oração: Azerbaijão

Localização Oriente Médio
Capital Baku
Extensão territorial 86.600 km2
Idioma Azerbaijano
População total 9.306.023 habitantes
PIB 51.797 milhões de US$
Moeda Manat

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados