Boletim Informativo Nº 18/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de maio de 2011







O Servo de Cafarnaum
“Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” Lucas 7:9.
Aqui está um texto que nos fala dos elementos da fé do centurião para obter a cura de seu servo. Ou seja, Lucas diz que Jesus ouviu as palavras do centurião e disse ao povo: “Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” (Lucas 7:9). Esta é a descrição dada por Lucas em relação aos elementos da fé do centurião. Lucas nos ensina aqui, neste seu relato dos elementos da fé do centurião, que isto causou admiração a Jesus. Assim os elementos da fé do centurião são narrados de propósito: “Só duas vezes se diz que Jesus ‘se admirou’ ou ‘se maravilhou’: aqui, diante da fé manifestada por um estrangeiro (conforme Mateus 8:10) e em Marcos 6:6, diante da descrença em Nazaré.” (BG 1192). Lucas nos mostra claramente que sua narrativa contém alguns elementos inesperados da fé do centurião. Agora, Lucas nos mostra também que os que foram enviados voltaram para casa. Assim somos informados: “E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo.” (Lucas 7:10). E o fato é: “que o centurião estava familiarizado com a autoridade exercida à distância” (BG 1192). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que o cristão precisa submeter-se à autoridade. O evangelista Lucas considera que os mensageiros eram importantes por mostrarem a humildade do centurião (Lucas 7:6-7). E Deus precisa nos ensinar que tal atitude de humildade pode se tornar um meio de receber as suas bênçãos. Aquele centurião era um líder de influência recomendada e precisava manter sua dependência de Deus: “meu rapaz será curado” (Lucas 7:7b). Esta santa instrução, vista nesta narrativa de Lucas sobre os elementos da fé do centurião, se constitui num ensino precioso, no sentido de mostrar alguns pontos acerca da fé do centurião. Deve haver essa convicção no coração do crente: uma palavra de Jesus é suficiente. Lucas destaca o que precisa estar em apreço: a vida cristã combina com atitudes de humildade. Nesse texto, vamos destacar duas lições importantes: em primeiro lugar, a profunda humildade do centurião (versículo 7). O senso de indignidade do centurião levou-o, a princípio, a não ousar aproximar-se de Jesus pessoalmente, e isso foi a inspiração para a “primeira delegação” (Lucas 7:1-6). Assim, ele creu que uma única palavra de Jesus podia produzir a cura desejada (Lucas 7:7). Em segundo lugar, o centurião revelou absoluta confiança no poder de Cristo (versículos 8-9). O centurião estava confiante no poder de Cristo sobre todas as forças invisíveis que flagelam a humanidade. Como a presença do chefe não é necessária para se executar uma ordem, Cristo, que é superior a todas as criaturas, poderia com maior facilidade ordenar e realizar milagres à distância. Fé como esta, que não demanda a presença corporal de Jesus, é que torna a oração eficaz (Tiago 5:15-18). Lucas relata o incidente para nos lembrar que a fé do gentio é aceitável a Jesus. Toda essa explicação tinha por intenção mostrar a base da fé do centurião. O centurião, por conseguinte, reconhecia em Jesus um homem dotado de imenso poder e autoridade.

Aniversariantes
 
Dia 1 Maria da Vera Cruz Santos, telefone 3562 3968.
Dia 4 Mariana Barreto Vieira, telefone 8180 7750.
Dia 6 Jônatas de Sales Macêdo Carneiro, telefone 3563 4597.
Dia 7 Maurício Arcanjo Vieira de Deus, telefone 3352 0126.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo IV – Oficiais
Seção 3ª – Presbíteros e Diáconos
Artigo 55 O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 8 de maio, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Vera.
– 3 a 5 anos Viviane e Natália.
– 6 a 8 anos Marlyene.
– 9 a 12 anos Jônatas.
 
X Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça”
 
No ano de 2011 realizaremos o X Simpósio de Evangelização, e para comemorarmos este feito, faremos uma reestruturação do material e treinamento das equipes, e contamos com o maior envolvimento da igreja. Participe das equipes de intercessão, recepção, acompanhantes, secretaria, louvor, culto infantil e cafezinho. Envolva-se com este trabalho!

3ª IPT: Família de Famílias
 
O Ministério de Casais trabalhará com as famílias da 3ª IPT em todos os sábados de maio. No primeiro será realizada a “Noite de Talentos”, no segundo sábado teremos uma palestra para toda família, no terceiro sábado teremos a “Igreja em Família” em que todas as sociedades internas participarão e estamos preparando a programação para o quarto sábado. Você faz parte deste corpo! Participe!
 
Acamps UPA
 
Nos dias 4 e 5 de junho, sábado e domingo, a partir das 9h, a União Presbiteriana de Adolescentes promoverá um acampadentro no Instituto Presbiteriano Simonton. Não perca!
 
Gincana FEMODF
 
A Federação de Mocidade do Presbitério do Distrito Federal promoverá no dia 7 de maio, a partir das 13h30, na 2ª Igreja Presbiteriana do Recanto das Emas, uma gincana de comunhão e ação social. Inscrição por UMP: 5 cestas básicas. Inscrição individual: R$ 2,00. Nesta gincana, a 3ª IPT fará parceria com a Igreja Presbiteriana Filadélfia. Participe!
 
75 Anos de UMP
 
A Sinodal de Mocidades de Taguatinga convida para a comemoração do Dia do Jovem Presbiteriano, que será realizada no dia 14 de maio, às 19h30, na Igreja Presbiteriana Central do Gama, e terá como tema “Ser testemunha. Ser forte na fé”. Nesta programação o jovem cantor Hiéricles estará lançando seu CD. Participe!
 
Reunião do Conselho
 
No dia 27 de abril, às 20h, nas dependências da 3ª IPT, será realizada a reunião ordinária do Conselho. Todos os pastores e presbíteros estão convocados.
 
Convite Especial
 
O Instituto Bom Samaritano — IBS tem a honra de convidar você e sua família para participar do Culto de Ação de Graças pelo 6º aniversário de funcionamento da Comunidade Terapêutica Maanaim. Dia 7 de maio de 2011, sábado, às 17h, na Quadra 71 lotes 1 e 2, bairro Pérola II, Águas Lindas, GO.
 
Resoluções do Conselho
 
– Toma-se conhecimento do projeto de implantação da 5ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga nas dependências do Instituto Presbiteriano Simonton, apresentado pelo reverendo Humberto. O Conselho aprova, apóia e homologa este documento.
– Toma-se conhecimento, através do reverendo Elioenai, das atividades desenvolvidas pela Junta de Missões Nacionais – JMN, e declara parceria da JMN na plantação da 5ª IPT. O reverendo Elioenai recomenda que o Conselho da 3ª IPT encaminhe documento informando sobre o projeto de implantação da 5ª IPT à JMN até o final de junho de 2011. O reverendo Elioenai informa que este projeto será formalizado apenas em 2012, mas não impede de dar início às atividades nas dependências do Instituto Presbiteriano Simonton. O reverendo Humberto toma a palavra e declara que o projeto será implantado mesmo sem o apoio da Junta de Missões Nacionais.
 
Convite
 

 

O Departamento Infantil da 3ª IPT tem a honra de convidar a igreja, sua família e seus amigos para a cantata infantil “A Verdadeira Páscoa!” Dia 1º de maio, às 18h30. Maiores informações na secretaria da 3ª IPT, pelo telefone  3352 7649. Jesus Cristo ressuscitou! Aleluia!

País de Oração: Senegal

Localização África
Capital Dacar
Extensão territorial 196.722 Km2
Idioma Francês
População total 12.860.717 habitantes
PIB 12.756 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados