Boletim Informativo Nº 23/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 6 de junho de 2010

Raabe e sua Fé
“Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” Hebreus 11:31.

Aqui está um texto que nos fala da fé de Raabe. Ou seja, o autor aos hebreus ensina que Deus reconheceu a atitude de fé de Raabe. Logo, é preciso compreender esta declaração bíblica (Hebreus 11:31). O autor aos hebreus nos ensina aqui que a verdadeira fé não se torna inoperante nem infrutífera, mas inteiramente operosa: “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.” (Hebreus 11:30). O autor aos hebreus nos mostra, portanto, que, não é o que o homem afirma, mas o que pode realizar em seu caminhar que revela a sua fé (Hebreus 11:30). Agora, o autor aos hebreus nos aponta quais as implicações desse seu ensino: “a fé não é uma conquista humana”. E acrescenta: “a fé é um dom de Deus, como certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11:1,30-38). Essa declaração se fundamenta no princípio de que precisamos manter corretamente a nossa fé em Deus. Por que o autor aos hebreus usa a expressão: “não foi destruída” e “acolheu com paz aos espias”? Será que alguém poderia pensar que uma correta declaração de fé se faz apenas com palavras? É claro que alguns pensam que a fé em Deus seja apenas afirmação humana. Mas o autor aos hebreus aqui reafirma que para uma correta declaração de fé é preciso conhecer e obedecer a vontade de Deus (Hebreus 11:30-38). Esta santa instrução, vista nesta exposição da epístola aos hebreus, se constitui num ensino precioso ao nosso coração. Logo, temos a responsabilidade de conhecer as promessas e compreender a vontade de Deus estabelecida aqui com Raabe. Moisés destaca o que precisa estar em apreço: Raabe demonstrou sua fé em Deus. Vamos aqui destacar, nas atitudes de Raabe, a sua fé em Deus, observando a fidelidade de Deus em todas as circunstâncias: em primeiro lugar, os espias passaram a noite na casa de Raabe. Quando as autoridades de Jericó descobriram que eles estavam ali, ela os escondeu e os ajudou a fugir, estipulando apenas que sua vida devia ser salva quando Jericó caísse nas mãos dos israelitas, pois, como ela disse, as notícias da ação de Deus ao libertar Israel do Egito e conduzi-lo pelo deserto tinham chegado a Jericó e causado grande alvoroço (Josué 2:11). Em segundo lugar, os espias prometeram proteger Raabe. Quando a cidade de Jericó fosse invadida, Raabe e seus familiares seriam salvos, o que de fato ocorreu (Josué 6:25). A fé de Raabe triunfou. Os moradores de Jericó pereceram, mas ela e seus familiares foram poupados. Isso não significa que Deus tenha negligenciado a prática pecaminosa de Raabe em sua prostituição. Deus concedeu graça e salvação à Raabe. O arrependimento dela se evidencia em sua mudança de vida.

Aniversariantes

Dia 6 Emanuelle Silveira Nunes, telefone 8187 4041.
Dia 9 Mauro Roberto da Silva, telefone 8124 7876.
Dia 9 Patrícia Santos Ferreira, telefone 3563 2091.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Coral da Mocidade

O Coral da Mocidade está ensaiando para a cantata “Experiência com Deus – O Musical”, que será apresentada nos dias 12 e 19 de setembro, na Assembleia de Deus de Samambaia e aqui na 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, respectivamente, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Assembleia de Deus de Samambaia – OSADS. Participe dos ensaios aos sábados, às 18h, e aos domingos, após o culto vespertino. Venha cantar conosco!

Departamento Infantil

No mês de junho estão escalados os professores e auxiliares para as classes conforme a seguir:
Dia 6:
– 0 a 2 anos: Vera.
– 2 a 3 anos: Patrícia.
– 3 a 5 anos: Viviane e Natália M.
– 6 a 8 anos: Roberto Vieira.
– 9 a 12 anos: Eliene.

Projeto de gravação do CD

Venha ser um abençoador desse projeto: o primeiro CD do Ministério de Louvor Ônix da 3ª IPT, com orações, e com doações. Ore para que Deus continue abençoando o nosso Ministério de Louvor e para concretização desse projeto. Contribua fazendo doações mensais por sete meses para a realização da gravação do nosso CD.

Notas da Constituição da IPB

Capítulo II: Organização das comunidades locais
Art. 9
A assembléia geral da igreja constará de todos os membros em plena comunhão e se reunirá ordinariamente, ao menos uma vez por ano, e, extraordinariamente, convocada pelo Conselho, sempre que for necessário, regendo-se pelos respectivos estatutos.
§ 1º Compete à assembléia:
a) eleger pastores e oficiais da igreja;
b) pedir a exoneração deles ou opinar a respeito, quando solicitada pelo Conselho;
c) aprovar os seus estatutos e deliberar quanto à sua constituição em pessoa jurídica;
d) ouvir, para informação, os relatórios do movimento da igreja no ano anterior, e tomar conhecimento do orçamento para o ano em curso;
e) pronunciar-se sobre questões orçamentárias e administrativas, quando isso lhe for solicitado pelo Conselho;
f) adquirir, permutar, alienar, gravar de ônus real, dar em pagamento imóvel de sua propriedade e aceitar doações ou legados onerosos ou não, mediante parecer prévio do Conselho e, se este julgar conveniente, também do respectivo presbitério;
g) conferir a dignidade de pastor emérito, presbítero emérito e diácono emérito;
§ 2º Para tratar dos assuntos a que se referem as alíneas “c”, “e” e “f” do parágrafo anterior, a assembleia deverá constituir-se de membros civilmente capazes.

Resoluções do Conselho

– Toma-se conhecimento de pedido de reserva do templo para a realização do enlace matrimonial do casal Sabrina dos Santos Oliveira e Rafael Maione Teixeira, que será realizado pelos ministros reverendo Helder Nozima Pereira e reverendo Geomário Moreira Carneiro, no dia 25 de setembro do corrente, a partir das 18h. Resolve-se aprovar concessão.

Reunião da Junta Diaconal

A Junta Diaconal da 3ª IPT realizará sua reunião no dia 6 de junho, a partir das 15h e com encerramento previsto para às 16h30. Todos os diáconos estão convocados.

III Congresso Brasileiro de Capelania Escolar

A Rádio Trans Mundial, com o apoio a Associação Brasileira de Instituições Evangélicas – ABIEE, realiza o seu III congresso com o tema: “Desafios e Oportunidades”, nos dias 21 a 24 de julho de 2010, no Hotel Nacional Inn Campinas, SP. Traga seu filho, haverá área kids sob coordenação da APEC. Inscrições no site www.transmundial.com.br.

Departamental da SAF

Todas as sócias da SAF estão convidadas para participarem da reunião departamental, no dia 19 de junho, às 16h, na casa da irmã Marli Rachid, na Colônia Agrícola Samambaia chácara 96 lote 2A.

Ministério da Infância

A Secretaria Sinodal da Infância convida todos os professores do departamento infantil para o encontro sinodal e treinamento para líderes “Semeando a Palavra de Deus”, que se realizará no dia 19 de junho, na 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Serão realizadas duas palestras, sendo a primeira “Métodos de Evangelização de Crianças”, ministrada pela missionária Viviane das 9h às 12h. A segunda, “Como as crianças pequenas aprendem”, ministrada pela missionária Kelly, das 14h às 17h. Inscrições no valor de R$ 10,00, com almoço gratuito.

Evangelização e Discipulado

A Missão dos Setenta promove, no dia 13 às 20h, e no dia 14 das 9h às 18h, na 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia, EQNO 2/4, área especial “A”, o curso “Fazendo Discípulos”, com o reverendo Zinaldo Martins, de Londrina, PR. Capacite-se para evangelização e discipulado pessoal! Investimento de R$ 45,00. Informações pelo telefone 3585 3667.

II Congresso Jovem

A Igreja Presbiteriana do Guará II convida para o II Congresso Jovem, com o tema “Não jogue sua vida fora”, nos dias 19 às 9h e às 20h, e no dia 20 às 9h, com a preletora missionária Leninha, da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Participe!

Reunião de Planejamento

Venha planejar as atividades da sua sociedade interna! No dia 26 de junho, a partir das 9h, faremos a revisão do planejamento. Venha, traga suas ideias e participe!

Pais e Mães de Oração

Todos os homens e mulheres da igreja estão convidados para uma breve reunião, hoje, dia 6, após o culto vespertino, onde serão sorteados os filhos de oração. Participe!

Jovens e Adolescentes

No dia 26 de junho, às 19h, a SAF promoverá um rodízio de crepe em comemoração ao dia dos jovens e adolescentes. As mães e os pais de oração irão presentear seus filhos com um convite, os visitantes e convidados pagarão a taxa de R$ 13,00 pelo rodízio. O valor arrecadado será revertido para gravação do CD do Ministério Ônix. Venha, traga seus amigos e participe!

País de Oração: Malásia

Localização Sudeste asiático
Capital Kuala Lampur
Extensão territorial 329.749 Km2
Idioma Malaio
População total 27.467.837 habitantes
PIB 186.720 milhões de US$
Moeda Ringgit

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados