Boletim Informativo Nº 23/2016

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 5 de junho de 2016

Cristo e a Ressurreição

Quem pode impedir a manifestação do reino de Deus? No último registro dos milagres que o Senhor Jesus fizera, fora manifestado o poder gracioso da ressurreição. Nisso, o próprio autor da vida reforçou o verdadeiro ensino da vida após a morte. “A maioria dos judeus daquela época, […] acreditava em uma ressurreição final: ou seja, que Deus cuidaria da alma após a morte, e, no último dia, daria a seu povo novos corpos, quando fosse julgar e refazer o mundo inteiro.” (N. T. Wright). Pelas Escrituras, não era errado a interpretação que Marta tivera da ressurreição (João 11:24). A restauração da vida é certa a todos que vivem a promessa redentiva revelada pelo próprio Deus nas Escrituras. Entrementes, em Betânia, no velório de Lázaro, o Verbo encarnado manifestou-se como a ressurreição e a vida (João 11:25). A tristeza era notória naquele velório. Judeus de Jerusalém foram consolar Marta e Maria. Possivelmente, durante os quatro dias em que Lázaro estava sendo velado, muitas perguntas e respostas surgiram sobre a situação que Lázaro se encontrava após ter morrido. Alguns judeus entendiam que não havia vida futura, outros, acreditavam que após a morte há um futuro glorioso apenas para a alma. Entrementes, Marta, em seu luto, cria na ressurreição do último dia. Todavia, as irmãs de Lázaro tinham a certeza que Jesus poderia ter impedido a morte de Lázaro (João 11:21,32). Diante da morte de seu irmão, Marta e Maria não entenderam que havia propósito na morte de seu irmão (João 11:4) e que o reino de Deus já se manifestava em Betânia na pessoa do Senhor Jesus. Em meio ao caos, o Senhor Jesus se revelou como a ressurreição prometida no AT: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Em Jesus Cristo, o corpo de Lázaro voltaria a ter vida e, quando viesse a morrer por outro motivo, continuaria vivo, pois “todo que crê nele não morrerá, eternamente” (João 11:26). Mesmo diante do luto, Marta creu corretamente na doutrina da ressurreição (João 11:27), mas não compreendeu que Jesus é a própria ressurreição. Diante do luto, as irmãs de Lázaro e muitos que se encontravam no seu velório começam a serem melhores esclarecidos sobre a pessoa de Cristo Jesus. Após quatro dias morto, Lázaro seria ressuscitado (João 11:23). Provas do poder do reino de Deus aconteceriam no corpo putrificado de Lázaro (João 11:39). Como nos comportamos quando estamos diante da morte? Muitos sentimentos podem nos perturbar quando a morte se aproxima. Contudo, o Deus Trino e uno é o nosso consolo. Se crermos em Cristo Jesus como nosso Senhor e Salvador, nossos momentos de instabilidade não nos impedirão de gozar a manifestação do reino de Deus que tem redimido todas as coisas no tempo presente, caminhando para a sua completude no último dia (João 5:24-28). Em Cristo Jesus podemos assegurar que a ressurreição do corpo faz parte dos propósitos de Deus a todos aqueles que nele creem. Ainda que nosso corpo mortal sofra com os efeitos do pecado, temos a certeza de que viveremos eternamente e que ressuscitaremos no último dia. Enquanto o Senhor Jesus não volta, podemos confiar em suas promessas estabelecidas, segundo o beneplácito da vontade de Deus (Efésios 15).

Aniversariantes

Dia 6 Emanuelle Silveira Nunes, telefone 98187 4041.
Dia 9 Mauro Roberto da Silva, telefone 98124 7876.
Dia 9 Patrícia Santos Ferreira Araújo, telefone 99303 5041.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Catecismo Maior de Westminster

37 Sendo Cristo o Filho de Deus, como se fez homem?
Resposta
 Cristo, o Filho de Deus, fez-se homem tomando para si um verdadeiro corpo e uma alma racional sendo concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria, da sua substância e nascido dela, mas sem pecado. João 1:14; Mateus 26:38; Lucas 1:31,35-42; Hebreus 4:15 e 7:26.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de maio, o culto de oração está sob a responsabilidade da junta diaconal. No mês de junho a responsabilidade é do Conselho da igreja.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 5 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 6 Manhã: gabinete; tarde e noite: cuidar dos pais.
Dia 7 Manhã e tarde: gabinete; noite: culto de ensino.
Dia 8 Manhã e tarde: gabinete; noite: reunião do Conselho.
Dia 9 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 10 Manhã e tarde: gabinete: noite: reunião de oração.
Dia 11 Atividades pastorais

Atividades da Semana:
Licenciado Weber

Dia 5 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 6 Manhã: quartel; tarde e noite: estudo.
Dia 7 Manhã e tarde: secretaria; noite: estudo.
Dia 8 Manhã: quartel; tarde: estudo; noite: reunião do Conselho.
Dia 9 Manhã e tarde: secretaria.
Dia 10 Manhã: quartel; tarde: estudo.
Dia 11 Estudo.

Dados dos Membros

A secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da igreja) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Avisos

 A Junta Diaconal está arrecadando mantimentos não perecíveis para doar aos nossos irmãos que estão necessitando. Não perca a oportunidade de ajudar o seu próximo.
 Informamos aos amados irmãos que a igreja está distribuindo folhetos evangelísticos para aqueles que interessam fazer evangelismo pessoal. Quem se interessar, procure o presbítero Weber.
 No dia 8 de junho, às 20h, haverá reunião do Conselho da igreja. Pedimos que todos os presbíteros e pastores estejam presentes na reunião.
 No dia 9 de junho, às 20h, no salão da igreja, haverá a primeira reunião com a liderança e equipes do 15º Simpósio.
 No dia 16 de junho, às 20h, haverá reunião do Ministério de Educação Cristã. Pedimos que todos integrantes do MEC não faltem.
 No dia 23 de junho, às 20h, haverá reunião do CD/IPS. É importante que todos os sócios vitalícios e eleitos estejam na reunião.
 No dia 24 de junho a igreja estará em oração a partir das 20h (vigília). Chamamos a todos aqueles que podem estar juntos em oração. “Muito pode por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16).
 No dia 25 de junho, às 8h, haverá reunião de planejamento da igreja. É importante que toda a liderança da igreja esteja presente.
 Lembramos aos amados irmãos que dos dias 25 a 30 de julho estaremos realizando o nosso 15° Simpósio. Convocamos toda a igreja a estar em oração e se preparando para participar.
 Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário ou o presbítero Weber.

Tião Gás, Revendedor Autorizado

O revendedor  autorizado Tião Gás dispõe-se a ajudar os membros da igreja, vendendo o gás no preço mínimo possível, abaixo de R$ 50,00. Para comprar, ligue para os telefones 3377 2840, 8156 4799 (Tim), 9205 8127 (Claro) e 8483 5979 (Oi), e informe a igreja em que comunga. A entrega é somente para a região de Taguatinga Sul, podendo ser expandido para outras cidades do DF.

Orientações para a Eleição de Oficialato na IPB

A Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil se preocupa com o caráter cristão dos seus oficiais. Assim, há exigências para aquele que deseja ingressar no ministério: o oficial deve ser “assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade na vida” [CI-IPB, artigo 53]. Além das exigências pessoais feita aos candidatos ao oficialato e ao diaconato, a CI-IPB estabelece diversos requisitos institucionais que devem ser observados pelos conselhos e assembleias na hora de eleger seus oficiais. Conforme o artigo 13 §1 e o artigo 112, há a afirmativa de que só poderão ser votados os maiores de 18 anos e civilmente capazes. O §2 lembra que “Para alguém exercer cargo eletivo na Igreja é indispensável o decurso de seis meses após a sua recepção; para o presbiterato ou diaconato, o prazo é de um ano, salvo casos excepcionais, a juízo do Conselho, quando se tratar de oficiais vindos de outra Igreja Presbiteriana”. Entrementes, cabe ao conselho e à assembleia verificarem cuidadosa e criteriosamente se os candidatos que se apresentam ou são apresentados atendem a estes postulados. Verifique, examine, ore, e participe votando conscientemente e buscando o bem da igreja. Analise a vida pessoal, familiar, social, econômica e eclesiástica daquele em quem você pretende votar.

País de Oração: Cazaquistão

Localização Ásia Central
Capital Astana
Extensão territorial 2.724.900 km2
Idioma Cazaque
População total 17.625.226 habitantes
PIB 216.036 milhões de US$
Moeda Tenge

Cazaquistão

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados