Boletim Informativo Nº 24/2012

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 10 de junho de 2012

 

Silêncio

O dia de um ser humano pós-moderno é um dia em que ele começa a destruir a sua própria alma. O dia começa com o alarme a sacudir para que ele possa acordar. Alguns ligam o computador e vão checar imediatamente sua caixa de entrada do e-mail, seu Facebook, orkut ou Twitter para ver o que o aguarda. Outros, logo ao acordarem, vão imediatamente para debaixo do chuveiro. Outros seguem em busca das notícias do dia, seja no rádio, na televisão ou na internet. Indo rumo ao trabalho, a mesma coisa, se não for assim, a música é o som do ambiente de um carro rumo ao trabalho. No trabalho, a caixa de e-mail não pára em nenhum momento, são relatórios e trabalho o tempo todo, o telefone e o celular também estão ali a tocar praticamente a todo minuto. Ao final do trabalho, é hora de voltar para casa. Novamente, o rádio ou a música toma conta do ambiente, isto para impedir o barulho irritante do trânsito. Chegando em casa, é hora da janta e, logo mais tarde, hora de colocar as crianças para dormir. Logo após fazer isto, é tempo de ver televisão e cair no sono. Sim! É possível viver o resto de sua vida sem ter a experiência do silêncio. Este é o ser humano pós-moderno, que se esquece de que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu […] tempo de estar calado e tempo de falar.” (Eclesiastes 3:1,7). É o homem pós-moderno com sua falsa trindade: barulho, pressa e multidões. Jim Elliot, um missionário mártir, disse: “Creio que o diabo fez seu negócio para monopolizar em três elementos: ruído, pressa e multidões […] Satanás está bem ciente do poder do silêncio.” Será que se Jesus vivesse hoje ele iria estar disponível para todos os seus seguidores 24h por dia? Ele deixaria seu celular ligado durante a última ceia a interrompê-lo constantemente com chamadas desnecessárias? Será que ele falharia em parar e falar com os necessitados porque o choro deles não estaria mais alto do que a sua música ou porque estaria atrasado para uma reunião? São nestes momentos em que preciso orar, momentos em que preciso pedir a Deus por sua sabedoria e ajuda para me salvar de mim mesmo. Jesus lembra-nos de que muitas vezes ele esteve em períodos de oração e silêncio para ouvir o Pai e, assim, ouvir o que ele queria que ele viesse a fazer de real importância. Por exemplo, Jesus, antes de começar seu ministério público, passou quarenta dias de jejum de comida, pessoas e barulhos (Mateus 4:1,2). Tudo isso em esforço para preparar a si mesmo para cumprir completamente àquilo que Deus, o Pai, deu para ele fazer na terra. A partir de Lucas 5:16 é possível observar que Jesus foi para lugares solitários, ele passava tempos consideráveis apenas sozinho, em silêncio, orando, descansando, e focando nas prioridades que ele deveria devotar seu tempo e energia. Isto explica a razão de Jesus ter tido mais impacto do qualquer outro na história, e isto com apenas três anos de ministério. A Bíblia também descreve os múltiplos benefícios do silêncio proposital, que incluem: 1. Ouvir de Deus (1 Reis 19:11-13). 2. Aguardar pacientemente o Senhor agir (Lamentações 3:25-28). 3. Adoração a Deus (Habacuque 2:20). 4. Conhecer melhor a Deus (Salmo 46:10). 5. Orar efetivamente (Lucas 5:16). O barulho é um vício que o homem pós-moderno precisa deixar. É necessário cumprir a sua vida com o útil e relevante padrão de Cristo. Busque passar pelo menos cinco minutos por hora em silêncio. Busque pelo menos trinta minutos em silêncio diariamente. Busque um dia inteiro em silêncio uma vez por mês. Serão durante estes momentos que você ouvirá a Deus, momentos estes de oração silenciosa, e até momentos de nada fazer, sabendo que mesmo nestes momentos, fervorosamente creio que Deus está trabalhando mesmo quando eu não estou. Minha oração é que os culpados da dependência de barulho possam experimentar o dom regular do silêncio, que muitas vezes é onde Deus está esperando por nós. Houve silêncio antes de Deus falar para o mundo vir à existência, houve silêncio durante quarenta dias antes de Jesus iniciar seu ministério público, o que pode indicar que o silêncio é o que nos permite falar como Deus pretende.

Aniversariantes

Dia 15 Marta Helena Nunes Martins dos Reis, telefone 3351 2464.

Notas da Constituição da IPB

Capítulo VI
Comissões e Outras Organizações
Seção 1ª — Comissões Eclesiásticas
Artigo 98
 Podem os concílios nomear comissões, constituídas de ministros e presbíteros, para trabalhar com poderes específicos, durante as sessões ou nos interregnos, devendo apresentar relatório do seu trabalho.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 17 de junho de 2012, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Cláudia e Sandra.
– 3 a 5 anos Soraia.
– 6 a 9 anos Natália.

Convite Especial

A 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga tem a grata satisfação de convidar você e sua família para as celebrações do ano do seu cinquentenário. Nos dias 16 e 17 de junho, o reverendo Hermisten Maia será o pregador; nos dias 15 e 16 de setembro, ministrará a mensagem de Deus o reverendo Valdeci Santos; e nos dias 10 e 11 de novembro o reverendo Roberto Brasileiro será o palestrante. Participe!

Encontro de Casais

A 5ª IPT está organizando um encontro de casais no Hotel Fazenda Mestre D’Armas, no período de 21 a 23 de setembro de 2012, no valor de R$ 700,00. Inscrições com o reverendo Ricardo, telefone 8426 2620, ou reverendo Joseilson, telefones 8171 0590 e 8423 2143. 

Família Orando por Família

Você já pegou o nome da sua família de oração? Envolva-se nesse projeto. Pegue o nome com a irmã Lúcia e ore diariamente, intercedendo a Deus por essa família. “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” Jó 42:10.

Oração Pelos Enfermos

Senhora Maria do Socorro, nora da irmã Cornélia. “… Orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16.

Congresso Nacional APECOM

A Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação — APECOM, convida você para participar do congresso “Evangelizar é Preciso — Ordem de Deus, Missão da Igreja e Necessidade do Mundo”, nos dias 29 de junho a 1º de julho, em Águas de Lindóia, SP, no Hotel Monte Real. Preletores: reverendo Augustus Nicodemus, reverendo Roberto Brasileiro, reverendo Hernandes Dias Lopes e reverendo Ronaldo Lidório. Louvor: Josué Rodrigues. Inscrições: www.ipb.org.br/congresso. Informações: (11) 3255 7269.

Anote na Agenda

– 12/6 Culto Doutrinário.
– 15/6 Culto de Oração.
– 15 a 17/6 Inspirativa — Sinodal de SAFs.

Agradecimento

A 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga recebe, neste domingo, o reverendo Jorge Neves, missionário da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais — APMT. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados! 

Enlace Matrimonial 

O Casal Davi Silva e Eliene dos Reis convidam toda a igreja para a cerimônia de casamento a se realizar no dia 16 de junho, às 19h, no templo da 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. 

Pedido de Oração

O casal Denis Filho e Bárbara, e os avós Denis e Schirley, agradecem as orações dos irmãos pela recuperação do pequeno Bernardo, e informam que ele já saiu da unidade de tratamento intensivo — UTI. Continue orando!

Jovens, Atenção!

Nesse mês de junho a igreja está com várias programações. Fiquem atentos e participem! Para o mês de julho não teremos o Café com Fé devido as férias. Deus abençoe cada um de vocês!

Nota de Falecimento

Comunicamos com pesar o falecimento do irmão José Vieira. Oremos pela família enlutada. Mais informações devem ser dadas durante a Escola Dominical.

País de Oração: Brasil
Localização América do Sul
Capital Brasília
Extensão territorial 8.502.728 km2
Idioma Português
População total 196.655.014 habitantes
PIB 2.088.966 milhões de US$
Moeda Real

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados