Boletim Informativo Nº 27/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 5 de julho de 2009

Santidade na Vida
“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmo 119:11.

Aqui está um texto que nos fala da experiência do salmista em guardar no coração as palavras do salmista. Ou seja, sua atitude pessoal para não pecar contra Deus. O salmista reconhece que esta é uma atitude geradora de santidade na vida. Diz ele: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmo 119:11). O salmista ensina que devemos conduzir as nossas vidas em obediência à palavra de Deus; e isso Deus abençoa. Agora, o salmista pergunta também qual a forma para o jovem guardar puro o seu caminho: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” Responde ele: “Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmo 119:9). São palavras de desafio e orientação para a vida cristã em qualquer fase da vida. Por que o salmista usa a expressão “não pecar contra ti?” Será que existem situações em que os pecados possam ser cometidos e não ser contra Deus? Certamente não existem. Todo pecado é pecado contra Deus primeiramente. É triste afirmarmos, mas há aqueles crentes que preferem seguir os princípios sociais, sem se importarem com o ensino da palavra. Os cristãos que querem santidade na vida não podem viver assim. A diligência e a obediência são necessárias à santidade. Este versículo 11 dos Salmos 119 reflete a verdadeira orientação para o nosso viver em santidade. Numa sociedade influenciada pela correria, pela conveniência pessoal e por uma perda constante de valores, é necessário cultivar os valores fundamentais da palavra de Deus. Esta santa instrução sobre o dever de se viver firmado na orientação divina revelada na palavra é fundamental para se obter santidade na vida. O salmista destaca o que precisa estar em apreço: a orientação da palavra de Deus precisa ser aplicada com diligência e sabedoria em nossa vida. Vamos aqui destacar como se pode tornar prático o dever de guardar no coração as palavras do Senhor para a santidade na vida, observando que, em primeiro lugar, a santidade é dirigida, antes de tudo, à consciência e às suas faculdades de cognição, contemplação, reflexão e discernimento (Salmo 119:11). Santificar-se é procurar cumprir a vontade de Deus e, para isso, o pecador, depois de reconhecer essa vontade na Escritura e a guardar no coração, deve manifestá-la em sua conduta, e isso é feito através do corpo. O corpo daquele que foi regenerado por Jesus é um instrumento de santificação. Esse processo é apresentado de forma poética no Salmo 119:11. É do coração que procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23). Em segundo lugar, a santidade consiste em ter a razão qualificada para o exercício do bem (1 Coríntios 2:14-15). O homem natural não entende as coisas do Espírito Santo de Deus, mas o homem espiritual, isto é, aquele cuja consciência é regenerada, santificada e iluminada discerne todas as coisas, pois tal homem, diz o apóstolo Paulo, tem a mente de Cristo. O apóstolo Paulo roga aos crentes de Roma: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente.” (Romanos 12:2). Em terceiro lugar, a santidade atinge a pessoa inteira (1 Coríntios 6:19). O corpo é o templo do Espírito Santo.

Aniversariantes

Dia 8 Márcia Silva Teixeira, telefone 3353 2149.
Dia 10 Geomário Moreira Carneiro, telefone 3563 4597.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

6º Encontro de Casais

A Igreja Presbiteriana Iawé Nissi e a 1ª Igreja Presbiteriana do setor “P” sul realizarão nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2009, no Privê Thermas Hotel, Caldas Novas, GO, o já tradicional Encontro de Casais. O preletor será o reverendo Misael Nascimento. Maiores informações com Anderson e Sirlene pelo telefone 3963 5681.

Resoluções do Conselho

– Recebe-se a ata da 39º Assembléia Extraordinária da 3ª IPT, realizada no dia 14 de junho para eleição de três diáconos e um presbítero, toma-se conhecimento da eleição dos irmãos Samuel Augusto Lins, Jônatas de Sales Macêdo Carneiro e Paulo Rodrigues Pereira para o diaconato e do irmão Jorge Afonso Marques de Souza para o presbiterato. Resolve-se homologar a ata e a eleição e estabelece o dia 5 de julho para ordenação e investidura dos oficiais eleitos e convida os irmãos candidatos ao diaconato que não foram eleitos para auxiliarem neste ofício.
– Toma-se conhecimento e aprova a revisão do planejamento realizado no dia 27 de junho. Resolve aprovar a realização do VIII Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça” nos dias 20 a 25 de julho, sob coordenação do Presbítero Edenir. Encaminha ao Ministério de Administração e Finanças as demais ações.

Herói, Só Existe Um

Você está convidado para ouvir muitas histórias sobre o verdadeiro herói e suas façanhas no dia 6 a 11 de junho (para os pré-adolescentes) e de 13 a 18 de julho (para os adolescentes). A taxa de inscrição é de R$ 250,00. Informações pelo telefone 3244 4049. Não perca esta chance, peça pro seus pais, chame seus amigos e venha!

Federação de UPH

No domingo dia 19 de julho, no período da Escola Dominical, receberemos a visita de uma comissão da Federação do Trabalho Masculino do PRDF. Na ocasião será apresentada a agenda de atividades e os projetos para os membros da nossa UPH. Compareça e abrace esta iniciativa.

Santa Ceia

Hoje, dia 5 de julho, no culto vespertino, será ministrada a Santa Ceia. Prepare-se, venha e participe deste momento singular.

Tome Nota

O Sínodo de Taguatinga fará sua 4ª reunião ordinária nos dias 10 e 11 de julho, no templo da 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia, às 19h30, nos termos do artigo 74, letra “b” da CI/IPB para verificação de poderes. Esteja orando.

IPB 150 Anos

Este é um ano especial na história de nossa igreja — completamos 150 anos. As celebrações do sesquicentenário encerrar-se-ão, oficialmente, no Rio de Janeiro, onde serão realizados dois grandes eventos: Culto de Gratidão, no dia 12 de agosto, às 19h30, na Catedral Presbiteriana. O pregador será o reverendo Roberto Brasileiro. E, no dia 29 de agosto, às 15h, na Praça da Apoteose, será realizada a Cruzada Nacional de Ações de Graças e intercessão pelas famílias.

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Para fins evangelísticos e para financiamento das programações do Sesquicentenário a Casa Editora Presbiteriana e o reverendo Roberto Brasileiro autorizaram a confecção de uma edição extra de Bíblias Comemorativas com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil. Reserve a sua na secretaria da igreja.

País de Oração: Etiópia

Localização África
Capital Adis-Abeba
Extensão territorial 1.104.300 Km2
Idioma Amárico
População total 85.219.109 habitantes
PIB 16.712 milhões de US$
Moeda Birr

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados