Boletim Informativo Nº 28/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 3 de agosto de 2014

Depressão — Parte 1

Paul Tripp, contando a história de Sam, diz que esteve lá na semana que ocorreu. A esposa dele pediu para ver Paul Tripp. Chorando, ela disse que Sam entrou na igreja naquela semana e disse para sua equipe que estava terminado. Ele disse que não poderia pregar outro sermão e que tudo que ele queria fazer era fugir. Sam tinha 45 anos e era pastor de uma igreja vibrante e crescente. De acordo com Paul Tripp, há importantes mudanças necessárias na cultura pastoral e que a quantidade de pastores que se encontram na faixa de desencorajados a deprimidos dá evidência clara disso. Eis alguns potenciais do ciclo de depressão no ministério: 1. Expectativas irrealistas. Tripp conta que ensinou uma classe no Seminário de Westminster sobre cuidado pastoral e ficou impressionado sobre quão irrealistas eram as expectativas de seus alunos. Ano após ano, seus alunos pareciam esquecer duas coisas que fazem o ministério pastoral difícil: a. a dura realidade da vida em um mundo drasticamente arruinado; b. o que pecados remanescentes fazem aos nossos corações. Tais coisas tornam o ministério pastoral uma guerra espiritual diária. Há outra área de expectativas irrealistas: a expectativa irrealista da congregação quanto ao pastor. As igrejas esquecem que chamaram uma pessoa que é um homem no meio de sua própria santificação. Isso tende a levar o pastor a se esconder, ficar com medo de confessar o que é verdade sobre ele e todos aos quais ele ministra. Há uma conexão direta entre expectativas irrealistas e ciclos de aprofundamento de decepção. 2. Tensões familiares. Várias são ocasiões em que há um abismo significativo entre a pessoa pública da família do ministro e as realidades diárias das lutas em sua casa. Nós quase assumimos que o pastor se sentirá regularmente dividido entre ministério e família, e que será, na maioria das vezes, obrigado a tomar a decisão que for a menor dos dois males. No entanto, essa tensão não é um tema importante nas epístolas pastorais. Será que estamos pedindo muito de nossos pastores? Será que, como pastores, estamos buscando fazer as coisas fora do ministério que não devemos e, assim, fazendo escolhas que potencialmente prejudicam nossas famílias? Esta tensão entre família e ministério rouba do ministério pastoral a sua alegria e sua aparente intransponibilidade é certa preparação para a depressão.

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo VI
Profissão de Fé e Admissão a Plena
Comunhão com a Igreja
Artigo 12
 Todo aquele que tiver de ser admitido a fazer a sua profissão de fé será previamente examinado em sua fé em Cristo, em seus conhecimentos da Palavra de Deus e em sua experiência religiosa e, sendo satisfatório este exame, fará a pública profissão de sua fé, sempre que possível em presença da Congregação, sendo em seguida batizado, quando não tenha antes recebido o batismo evangélico.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de agosto é o Ministério de Evangelização e Missões que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Resoluções do Conselho

1. Examina os irmãos Paulo Rodrigues Pereira, Samuel Augusto Lins e Antônio Sinval Torres Guerreiro, e os considera aptos para concorrerem a eleição de diáconos. O presbítero Jorge também foi considerado apto para concorrer ao presbiterato.
2. Autoriza o pedido de R$ 60,00 para a UMP, com o objetivo de realizar atividade de comemoração dos aniversariantes do segundo trimestre de 2014.
3. Registra a oficialização do batismo infantil de Larissa e Victor pelo reverendo Geomário.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 3 Manhã: reflexão na escola dominical; noite: pregação no culto.
Dia 4 Folga.
Dia 5 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: simpósio.
Dia 6 Manhã: gabinete; tarde: simpósio.
Dia 7 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: simpósio.
Dia 8 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: simpósio.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 3 Manhã: reflexão para boletim, secretaria e aula para jovens.
Dias 4 a 7 Manhã: secretaria e atendimento pastoral; noite: simpósio.
Dia 8 Folga; noite: simpósio.
Dia 9 Noite: programação com a UPA.

Reunião do conselho

Dia 6, às 20h, no salão da igreja. Todos os presbíteros e diáconos estão convocados.

Reunião da UPA

Dia 9, às 19h30, na casa da missionária Izabel.

País de Oração: Nigéria

Localização África Ocidental
Capital Abuja
Extensão territorial 923.770 km2
Idioma Inglês
População total 166.629.383 habitantes
PIB 262.545 milhões de US$
Moeda Naira

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados