Boletim Informativo Nº 29/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 10 de agosto de 2014

Depressão — Parte 2

Eis outros potenciais do ciclo de depressão no ministério: 3. Temor do homem. A natureza pública do ministério pastoral torna o solo fértil para a tentação do temor aos homens. Pastores estão conscientes das críticas de pessoas a eles quando pregam. Eles conhecem a tentação de pensar o que os faria ganhar as pessoas enquanto preparam seus sermões. Temor ao homem é pedir a indivíduos o que só Deus pode oferecer. Temor ao homem faz com que prestemos atenção e nos importemos muito com as reações das pessoas. Agindo assim, acabamos nos sentindo como que recebendo mais críticas do que merecemos. Cada culto passa a ser visto como um lugar para receber crítica dos outros. Assim, a vida emocional do pastor começa a girar para baixo. 4. Confusão do reino. É tentador ao pastor fazer seu trabalho em busca de glórias que não sejam para Deus e seu reino. Aclamação pessoal, reputação, poder, controle, conforto, apreço e sucesso ministerial são ídolos que cumprimentam cada pastor. No ministério pastoral, o reino do eu é uma fantasia do reino, o qual é mascarado como reino de Deus, porque a maneira que se constrói o reino do eu no ministério é ministrando. A realidade é que o Deus que o pastor serve não tem fidelidade alguma com o pequeno reino do eu do pastor. Grande parte da oposição do ministério que atribuímos ao inimigo é realmente Deus ficando no caminho das pequenas intenções do reino do pastor. É Deus, em graça, resgatando o pastor de si mesmo. Enquanto o pastor quer reconhecimento, Deus quer transformação do evangelho. Enquanto Deus chama o pastor para a guerra espiritual, o pastor quer ser amado. Enquanto o pastor quer um pouco de controle, Deus mostra que ele está no controle. É desanimador e cansativo estar servindo a Deus. Esta confusão de reino rouba o pastor da profunda sensação de privilégio que deve motivar o serviço pastoral. Depressão pastoral pode vir pela cultura que o rodeia, mas é um pecado do coração para o qual contamos com a presença, promessas, e disposições do Salvador. Deus está com você. Ele se preocupa com o uso de seus dons. Ninguém se preocupa mais com seu sofrimento do que aquele que sofreu por você. E ninguém suportou o fardo da igreja como aquele que é cabeça da igreja, e que se entregou por ela. Em seu desespero, não corra dele, corra para ele. Jesus realmente nos oferece a esperança e cura que não podemos encontrar em nenhum outro lugar.

Aniversariantes

Dia 10 Sirlene de Jesus Macelino Macedo Sales de Souza, telefone 9251 9397.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo VII
Administração da Ceia do Senhor
Artigo 13
 A Santa Comunhão ou Ceia do Senhor deve ser celebrada com frequência e compete ao Conselho, ou ministro, tratando-se de congregação, decidir quanto às ocasiões em que deve ser administrada, para maior proveito e edificação dos crentes.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de agosto é o Ministério de Evangelização e Missões que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 10 Manhã: viagem; noite: culto.
Dia 11 Folga.
Dia 12 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 13 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 14 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: aconselhamento.
Dia 15 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 10 Manhã: reflexão para boletim, reflexão EBD, aula para jovens e secretaria; Noite: pregação e ceia em Samambaia.
Dia 11 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 12 Manhã: secretaria e atendimento pastoral; noite: estudo bíblico.
Dia 13 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 14 Manhã: secretaria e atendimento pastoral; noite: estudo bíblico em Samambaia.
Dia 15 Folga.
Dia 16 Noite: programação com a UMP.

Debate Sobre o Artigo do Reverendo Luís Fernando

Tema: “Imagem e semelhança: a contribuição do conceito de imago Dei para a imitatio Pauli e suas repercussões para vida cristã”. Disponível no site: ump.3ipt.org.br.

UMP — Programação da Secretaria de Esporte e Cultura

Piquenique no Taguaparque, dia 23 de agosto às 14h. Levar comida ou bebida. Escala da cantina:
Dia 24/8 Secretaria 1.
Dia 7/9 Secretaria 2.
Dia 21/9 Secretaria 3.
Dia 19/10 Secretaria 4.
Dia 9/11 Secretaria 5.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento de carta do reverendo Jooziel se apresentando como deputado distrital.
2. Toma conhecimento da carta e projeto enviados pela Igreja Presbiteriana de Brazlândia e resolve divulgar na Escola Dominical e dar oportunidade de serem recolhidas ofertas.
3. Recebe carta da Sociedade Bíblica do Brasil fazendo pedido de oferta e resolve contribuir com R$ 60,00.
4. Toma conhecimento de carta da Asas do Socorro pedindo oferta e resolve encaminhar para o Conselho de Missões.

País de Oração: Noruega

Localização Norte da Europa
Capital Oslo
Extensão territorial 323.780 km2
Idioma Norueguês
População total 4.960.482 habitantes
PIB 499.667 milhões de US$
Moeda Coroa norue

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados