Boletim Informativo Nº 34/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 24 de agosto de 2008

A Vida Pagã: Vaidade
“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos.” Efésios 4:17.

Aqui está um texto que revela a vida pagã na vaidade dos seus próprios pensamentos. O objetivo desta pastoral é mostrar que o cristão precisa lutar contra a vaidade em todas as áreas da vida. O cristão não deve pensar que pode viver da mesma forma que vivem os não cristãos. Nesta pastoral queremos enfatizar que o cristão deve se portar como um servo obediente a Cristo. Não podemos nos esquecer que é necessário entender que a vaidade é um pecado contra o qual o cristão deve lutar (Efésios 4:17). A vaidade é um dos grandes problemas vividos pela sociedade moderna. Não me refiro somente à vaidade das pessoas que não conseguem enxergar nada no mundo além de si mesmas, de seus desejos e de suas preferências. Esta pastoral enfatiza que o cristão deve romper com aquela vaidade que o leva a correr atrás do vento, atrás de coisas fúteis, ilusórias e vãs. Em Efésios 4:17 a ênfase está numa crítica feita à cultura gentílica: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos.” Os deveres do cristão quanto à vaidade estão aqui delineados. A carta aos Efésios apresenta o mesmo desfecho sob a perspectiva da ação humana: os que se desviaram é que “se entregaram” (versículo 19). Esse aspecto da vida pagã revela completa vaidade (Romanos 1:24-31). A vida pagã revelada na vaidade percebe-se claramente numa atitude de dureza de coração (Efésios 4:18). Qual é, porém, a origem das trevas nas mentes pagãs, quando o próprio Deus é luz, e está continuamente falando à humanidade através da sua criação, e tanto o céu quanto a terra declaram a sua glória? Em primeiro lugar, é devida à dureza dos seus corações, diz Paulo. A palavra que emprega é porosis, e quanto à sua derivação e história, Armitage Robinson fornece uma longa nota adicional. Poros era “um tipo de mármore” ou, em termos médicos, um “calo” ou uma “formação óssea nas juntas”. Logo, o verbo poroun significava “petrificar”, tornar-se “duro” e, portanto, “insensível”, e até mesmo (quando “transferido dos órgãos do tato para os da vista”) “cego”. Em segundo lugar, é devida à ignorância em que vivem, diz Paulo. Os gentios andam na vaidade mental; não possuem qualquer iluminação espiritual (veja Efésios 4:17); seu entendimento está entenebrecido; não recebem qualquer luz da parte do reino celeste, e tudo isso impõe sobre eles uma profunda “… ignorância…”. Em terceiro lugar, é devida à vida alheia de Deus, diz Paulo. Devemos compreender essa frase em seu sentido primário, “a própria vida de Deus”, e não em algum sentido secundário, como “a justiça de Deus” ou alguma outra virtude divina. Pois a grande mensagem do evangelho é a própria vida de Deus Pai é dada a seus filhos, como a autêntica imortalidade, a vida necessária e independente, que é uma modalidade de vida, a saber, a própria “vida divina”. Deste modo, a dureza de coração leva às trevas mentais, à insensibilidade e à vida desenfreada.

Aniversariantes

Dia 18 Edith Lopes de O. Vieira, telefone 3356 2888.
Dia 26 Carolina Aragão da Silva, telefone 3458 6584.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Energia Elétrica no Televisor

O televisor é responsável por cerca de 5 a 15% do consumo total de uma residência. Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Não durma com o televisor ligado. Evite acidentes. Não tente consertar o televisor: mesmo desligado existe o risco de choque.

Evangelização

Estamos montando equipes de visitação das famílias das crianças que participaram da EBF. Faltam cinco duplas para iniciação do projeto. Para participar procure a Soraia ou a secretaria da igreja. Envolva-se!

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para reunião do conselho no dia 27 de agosto, quarta-feira, às 20h30, aqui na igreja.

Reunião do Conselho Deliberativo do IPS

Os membros do Conselho Deliberativo do Simonton estão convocados para a reunião no dia 26 de agosto, terça-feira, às 21h, aqui na igreja.

1º Fórum Social

Inscreva-se já e participe das palestras: “As bases teológicas e históricas da responsabilidade social”, “Capelania: misericórdia em ação” e “Requisitos indispensáveis para o cumprimento da responsabilidade social”. As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro no valor de R$ 5,00 (inclui almoço e material).

Acamper e Vida

De 31 de outubro a 2 de novembro a Igreja Presbiteriana Renovada de Taguatinga realizará um acampamento voltado para o público jovem, oferecendo um ambiente descontraído e dinâmico. Os preletores serão o Pastor Raul Rocha e o seminarista Marlon Camacho. Participação especial da Banda Jó 42. Informações pelo telefone 8402 8716 ou 8554 1384.

País de Oração: Belize

Localização América Central
Capital Belmopan
Extensão territorial 22.965 Km2
Idioma Inglês
População total 287.698 habitantes
PIB 1.217 milhões de US$
Moeda Dólar do Belize

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados