Boletim Informativo Nº 34/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 21 de agosto de 2011

Um Crente Atento à Voz do Senhor
“Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.” Mateus 2:13.
Aqui está um texto que evidencia a atenção de José à voz do Senhor. José foi um crente atento à voz do Senhor. Neste texto, o anjo do Senhor se apresenta como aquele que toma a iniciativa de avisar do perigo a José: é o anjo do Senhor quem fala com José para tomar o menino e sua mãe em fuga para o Egito: “Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.” (Mateus 2:13). Esta é a descrição dada de que Deus está dando um aviso solene a José. José nos ensina aqui, nesta sua atitude de atenção à voz do Senhor, como o crente tem o dever de atentar para o que Deus lhe fala. Sendo assim, constitui-se em dever o crente ter atração à voz divina: “Tanto os magos como José e Maria foram desviados do caminho de Herodes, pela mensagem mandada por Deus.” (BVN 6). Agora Deus ordena a José que apanhe a sua mulher e seu filho, e fujam para o Egito (Mateus 2:13). O aviso solene de Deus foi atendido por José. Conforme diz a Escritura: “Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito.” (Mateus 2:14). Assim somos informados de que Deus poupou o menino, devido à obediência de José. Era também pelo ensinamento de que foi assim “para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor”. “Mateus quer dizer que a história da redenção de Israel por Deus aponta para Jesus, o verdadeiro Filho de Deus” (BG 1103; Oséias 11:1). É Deus quem redime o seu povo do perigo. Esta santa instrução, vista neste texto do evangelho de Mateus sobre o aviso solene de Deus, se constitui num ensino precioso. Aqui vai se mostrar algumas lições acerca do crente atento à voz de Deus. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu quero conduzir a minha vida na perspectiva de ser atento à voz de Deus. O evangelista Mateus destaca o que precisa estar em apreço: o crente atento à voz de Deus livra os seus do perigo. Nesse texto, vamos destacar algumas lições, que deveremos observar e entender bem: em primeiro lugar, o crente precisa estar o tempo todo ouvindo o Senhor. O exemplo dado por José é este. Ele não descuida dos avisos dados pelo anjo do Senhor. Ele não negligencia o aviso solene do Senhor quanto ao perigo iminente. Por ocasião da gravidez de Maria, o anjo falou a ele que não era preciso temer ao recebê-la como mulher (Mateus 1:19-21). Em segundo lugar, o crente precisa ter consciência do perigo apontado. O anjo ordenou que José tomasse Maria e Jesus e fugisse para o Egito. Como diz Russel Shedd, o máximo que José e Maria podiam ter passado no Egito seria um período de dois anos, quando então receberam a ordem divina de voltar (Mateus 2:13,15). José deveria ficar lá até que o Senhor, por meio do anjo, o avisasse. Em terceiro lugar, o crente não pode se descuidar de ouvir o Senhor. Deus manda José voltar do Egito, pois não havia mais perigo. Agora o anjo ordenou que ele e sua família fossem para Israel. Não havia mais a ameaça contra a vida do menino (Mateus 2:19-20).

Aniversariantes
 
Dia 21 Elieth Pereira de Castro, telefone 3331 2521.
Dia 23 Schirley Portes de S. Tavares, telefone 3522 1828.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 71 Quando um Concílio tiver de decidir questões de doutrina e prática, disciplinares ou administrativas, a respeito das quais não haja lei ou interpretação firmada, resolverá como julgar de direito, devendo, contudo submeter o caso ao Concílio superior.
Parágrafo único ão considerados assunto dessa natureza:
a) casos novos;
b) matéria em que o Concílio esteja dividido;
c) matéria que exija solução preliminar, ou seja, do interesse geral.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 28 de agosto, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Vera e Cláudia.
– 3 a 5 anos Patrícia.
– 6 a 9 anos Francilene.
– 10 a 12 anos Jônatas.

Espaço SAF
 
Venha aprender a bordar em vagonite e crochê, toda terça-feira, a partir das 14h, no salão social da 3ª IPT. Inscrição na secretaria da igreja. Taxa: 1 kg de alimento não perecível.
 
Encontro de Casais 2011
 
A 5ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga realizará nos dias 28, 29 e 30 de outubro um encontro para casais no Hotel Fazenda Mestre Darmas. O tema do encontro é: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece…”. Os preletores serão o reverendo Ricardo e o reverendo Joseilson. Maiores informações pelo telefone 8426 2620, com Ricardo e Giane.
 
A Reforma Protestante Hoje
 
Esse é o tema da 2ª Conferência do Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil, que acontecerá nos dias 26 a 29 de outubro, em Anápolis, GO. Entre os preletores estarão o pastor John Barnett, reverendo Natanael Sallum, reverendo Wilson Santana, pastor Luiz César Nunes, pastor Christopher Marques e o ministro de louvor e pastor Tiago Leite. Maiores informações no site www.seteceb.com.br ou pelo telefone (62) 3318 1088. Participe!
 
Ação Global
 
No dia 17 de setembro de 2011, sábado, a congregação da 3ª IPT no Simonton realizará um grande evento, uma ação global evangelística, nas dependências do próprio Instituto Presbiteriano Simonton. Participe de uma das comissões: divulgação, música, teatro, oração, curso de evangelismo, lanches e alimentação, bazar e recepção. Maiores informações com o diácono Jônatas pelo telefone 3563 4597, e com Soraia no 3201 2435.
 
Missões: Missão de Todos
 
A Igreja Presbiteriana de Brasília tem o prazer de convidar você e sua família para a 21ª Conferência Missionária, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto, às 20h, e no dia 29 de agosto às 9h e às 19h. O palestrante será o pastor Darcy Sborwki Júnior, pastor da Igreja Batista Vila Mariana. Participe!
 
Reunião do Conselho
 
Todos os presbíteros e pastores estão convocados para a reunião do Conselho que será realizada no dia 24 de agosto, quarta-feira, às 20h, no salão social da 3ª IPT.
 
Culto do Bebê 2011
 
“Herança do Senhor são os filhos.” (Salmo 127:3a). Venha louvar a Deus pela vida dos bebês de nossa igreja. Os bebês são nossos convidados, juntamente com a mamãe, o papai e toda a família. O culto será realizado no dia 3 de setembro, às 19h30, na 3ª IPT.
 
Reunião Plenária Unificada

No próximo sábado, dia 27, a partir das 20h, todas as sociedades internas da 3ª IPT estarão reunidas em reunião plenária. A UPH está responsável pela liturgia desta reunião. Participe! 

País de Oração: Togo

Localização África Ocidental
Capital Lomé
Extensão territorial 56.785 Km2
Idioma Francês
População total 6.780.030 habitantes
PIB 3.175 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados