Boletim Informativo Nº 35/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 31 de agosto de 2008

Promessas A Quem For Fiel À Aliança
“… cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. E habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo.” 1 Reis 6:12b-13.

Aqui está um texto que revela as promessas feitas a Salomão, se ele se mostrasse fiel à aliança com Deus. O objetivo desta pastoral é mostrar que o cristão precisa ser fiel à aliança com Deus. O cristão não deve pensar que pode viver da mesma forma que vivem os não cristãos. Nesta pastoral queremos enfatizar que o cristão pode se relacionar com a cultura de sua época. Mas o cristão não pode se esquecer que é necessário entender que as promessas de Deus se cumprem na vida de quem é fiel à aliança (1 Reis 6:12-13). A fidelidade é um dos grandes desafios vividos pela cristandade moderna. Não me refiro somente à fidelidade das pessoas que não conseguem enxergar as promessas divinas. Esta pastoral enfatiza que o cristão deve romper com aquela infidelidade que o leva a perder definitivamente as promessas divinas. Em 1 Reis 6:12b e 13 a ênfase está numa vida de fidelidade à aliança com Deus: “… cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. E habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo.” Os deveres do cristão quanto à fidelidade estão aqui delineados. O texto de 1 Reis 6:12 e 13 apresenta o mesmo desfecho sob a perspectiva da ação humana: nos que andam nos estatutos, executam os juízos e que “guardam todos os mandamentos” (versículo 12). Esse aspecto da vida cristã revela completa fidelidade (2 Samuel 7:8-17). A vida cristã revelada na fidelidade percebe-se claramente numa atitude de firmeza de coração (1 Reis 6:12). Quais são, porém, as promessas divinas para os cristãos, quando o próprio Deus exige que se cumpram os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos? Em primeiro lugar, Deus promete cumprir a sua palavra, diz o texto (1 Reis 6:12b). A palavra que emprega é dãbãr, e quanto à sua derivação e história, o Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento fornece uma longa nota adicional. A dãbãr é “às vezes o que é feito” e “às vezes um relato daquilo que é feito”. De modo que, o verbo dãbãr significava “falar”, “declarar” e, portanto, “conversar”, e até mesmo (quando “emitido por um soberano”) “ordenar”. Em segundo lugar, Deus promete habitar no meio dos seus filhos, diz o texto (1 Reis 6:13a). O templo de Jerusalém seria um lugar visível onde a presença invisível de Deus se manifestaria. Haveria a glória visível da shekinah. O sucesso de Israel, o cumprimento de seu destino, só poderia tornar-se realidade se a presença divina estivesse presente, guiando, inspirando e protegendo. Em terceiro lugar, Deus promete não desamparar o seu povo, diz o texto (1 Reis 6:13b). A existência do templo não garantia, por si mesma, a presença de Deus com Israel. A lealdade à Tora (lei mosaica) era a questão fundamental no relacionamento do povo de Israel com Deus (1 Reis 2:3; 9:6-9). Isso corresponde ao teísmo. Deus criou e não abandonou a sua criação. Ele está presente para recompensar e punir, guiar e proteger. Contraste-se isso com o deísmo, no qual Deus aparece como uma força.

Aniversariantes

Dia 2 Maria Masako Nozima Pereira, telefone 3386 6282.
Dia 2 Rodrigo Santos Mendes, telefone 3561 3220.
Dia 4 Tatiane Santana dos Santos Oliveira, telefone 3959 1152.
Dia 4 Francilene Santos Martins, telefone 3352 0200.
Dia 5 Sebastião Martins Vieira, telefone 3351 7356.
Dia 6 Natália Angélica de Almeida Vieira, telefone 3202 5315.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Energia Elétrica Na Geladeira

A geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo total de uma residência. Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas. Não use a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Não deixe aberta, nem fique abrindo desnecessariamente. Não coloque alimentos quentes na geladeira. Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado. Observe as recomendações do fabricante.

Resoluções do Conselho

– O Conselho define os campos de atuação ministerial para o ano de 2009, sendo definido que: o pastorado auxiliar da sede será exercido pelo licenciado Sandro Mariano Viana, a congregação do Areal ficará sob responsabilidade do reverendo Eliezer Tenório Lima e a congregação de Samambaia será dirigida pelo seminarista Izaías Sabino da Silva.
– O Conselho decide realizar eleição de dois diáconos no dia 12 de setembro de 2008 de acordo com o Art. 111, parágrafo 1º.

Viagem Pastoral

O Reverendo Geomário viajou na sexta-feira, dia 29, para Tangará da Serra, MT, onde será realizada a reunião da ANEP (Agência Nacional de Escolas Presbiterianas) e retornará hoje, no período da tarde. Esteja orando.

Plenária da SAF

Todas das irmãs da SAF estão convocadas para a reunião plenária que será realizada hoje, dia 31, às 17h, no salão da igreja. Participe!

1º Fórum Social

Inscreva-se já e participe das palestras: “As bases teológicas e históricas da responsabilidade social”, “Capelania: misericórdia em ação” e “Requisitos indispensáveis para o cumprimento da responsabilidade social”. As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro no valor de R$ 5,00 (almoço e material), na secretaria da igreja. Esta programação acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro na 1ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia.

País de Oração: Benin

Localização África
Capital Porto Novo
Extensão territorial 112.622 Km2
Idioma Francês
População total 9.032.787 habitantes
PIB 4.694 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados