Boletim Informativo Nº 36/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 7 de setembro de 2008

Exemplo de Cristo na Humilhação
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus.” Filipenses 2:5-6.

Aqui está um texto que revela o exemplo de humildade de Cristo. O objetivo desta pastoral é mostrar que o cristão, para ter uma auto-imagem correta, precisa baseá-la no conhecimento de Deus. O cristão deve se sentir motivado a corrigir as falhas que existam em sua auto-imagem. Nesta pastoral queremos enfatizar que só é possível termos uma auto-imagem correta quando olhamos para nós mesmos do ponto de vista de Deus (Filipenses 2:5-6). Uma auto-imagem deformada é sempre prejudicial para: a) a própria pessoa, que, por não se conhecer como Deus a conhece, não consegue desfrutar plenamente das inúmeras bênçãos da aliança, como, por exemplo, a paz de consciência e com Deus por ter os pecados perdoados; b) os relacionamentos pessoais da pessoa. A pessoa que pensa que é melhor que os outros é simplesmente insuportável e tem sérias dificuldades para fazer amizades verdadeiras, e, via de regra, seus amigos seguem o mesmo padrão de pensamento; c) o relacionamento da pessoa com Deus. Se ela acha que é boa demais e cheia de méritos, acaba removendo a graça para segundo plano; se acha que é ruim demais, acaba negligenciando a paz proveniente do perdão de pecados. O versículo 5 do capítulo 2 de Filipenses faz a conexão entre as exortações (versículos 1-4) e o hino (versículos 6-11). Abordando o orgulho que está na raiz da discórdia dos filipenses (1:27-2:4). Paulo aponta para Cristo como o exemplo supremo de humildade. Mas Cristo não é só um exemplo (Romanos 15:1-3; 2 Coríntios 10:1). Ele é, antes de tudo, Senhor e Salvador (versículo 11; 3:20). Quais eram, pois, as qualidades que o comportamento de Cristo demonstrou? Em primeiro lugar, seu comportamento altruísta, diz o texto (Filipenses 2:5). Cristo, em seu estado de pré-encarnação tinha a “mesma natureza de Deus”. Ele tinha uma “igualdade com Deus” que não se caracterizava por dimensões humanas. O apóstolo João disse que Cristo sempre existiu e que esteve com Deus e que era Deus. Prosseguindo, João diz que “todas as coisas foram feitas por intermédio dele” — inclusive o homem (João 1:1,3). Assim, Paulo escreveu aos filipenses que fossem como Cristo em suas atitudes para com os outros membros do corpo de Cristo. Sejam humildes: isto criará harmonia e unidade. Em segundo lugar, sua humildade sem precedentes, diz o texto (Filipenses 2:7). Outra atitude demonstrada por Cristo foi sua disposição de esvaziar-se, “assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens”. Assim, Paulo escreveu aos filipenses que fossem como Cristo em suas atitudes para com os outros membros do corpo de Cristo. Sejam humildes: isto criará harmonia e unidade. Em terceiro lugar, sua atitude sacrificial, diz o texto (Filipenses 2:6). Desistir das glórias do céu: isto é altruísmo. Nascer como homem: isto é humildade. Mas morrer na cruz pelos pecados do mundo: este é o maior sacrifício conhecido em qualquer parte do universo. Imitar esta atitude é o ingrediente mais significativo para a criação da unidade entre os cristãos. Por isso é privilégio sofrer por Cristo.

Aniversariantes

Dia 13 David Mendes de Oliveira, telefone 3561 3220.
Dia 13 Paulo Roberto Rachid, telefone 3353 4692.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Energia Elétrica na Máquina de Lavar

A máquina de lavar roupa é responsável por 2% a 5% do consumo total de uma residência. Procure lavar de uma só vez a quantidade de roupa indicada pelo fabricante. Utilize a dosagem correta de sabão para que você não tenha de repetir a operação enxaguar. Leia com atenção o manual do fabricante para tirar maior proveito de sua máquina de lavar.

Resoluções do Conselho

– Recebe, por transferência, o irmão Gustavo Carvajal Alvarado de acordo com o Art. 16 letra “C” da CI/IPB.

1º Fórum Social

Inscreva-se já e participe das palestras: “As bases teológicas e históricas da responsabilidade social”, “Capelania: misericórdia em ação” e “Requisitos indispensáveis para o cumprimento da responsabilidade social”. As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro no valor de R$ 5,00 (almoço e material), na secretaria da igreja. Esta programação acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro na 1ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia.

Informativo EBD

No dia 21 de setembro, domingo, os adolescentes, os jovens e os adultos estarão reunidos em classe única para debater e aprender sobre o tema: “Dízimos e Ofertas”. Convide seus amigos e parentes e venha tirar suas dúvidas.

União de Mocidade Presbiteriana

Participe do I Encontro sobre Grandes Temas da Juventude Cristã, promovido pela Igreja Presbiteriana de Brasília, no dia 13 de setembro das 8h às 17h. Investimento: R$ 10,00 (incluso café da manhã e almoço). Informações com Flávia pelo telefone 8406 5526, ou com André, no telefone 8136 5656.

Almoço Missionário

Faça missões provando de um delicioso almoço, com o objetivo de arrecadar fundos para compra de uma motocicleta para a missionária Auricilene. Este evento acontecerá no dia 21 de setembro, após a Escola Dominical, aqui na 3ª IPT. Compre seu convite com a irmã Marli Rachid ou com a irmã Ângela no valor de R$ 7,00 (adulto) e R$ 4,00 (crianças de 4 a 10 anos), incluindo o refrigerante. Participe!

País de Oração: Brasil

Localização América do Sul
Capital Brasília
Extensão territorial 8.514.876 Km2
Idioma Português
População total 191.790.900 habitantes
PIB 1.067.803 milhões de US$
Moeda Real

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesa/

Posts Relacionados