Boletim Informativo Nº 41/2013

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 13 de outubro de 2013

A Soberania de Deus

A soberania de Deus é o comando de Deus sobre todas as coisas. Tudo é mantido por ele. Ele dirige tudo em seus menores detalhes. Isso não nos faz robôs. A soberania de Deus e a responsabilidade humana são verdades cooperantes e não contraditórias, elas andam juntas e não lutam uma contra a outra. Há exemplos disso na Escritura: 1. No final do primeiro livro dos Reis (22:8ss), Micaías, um dos últimos profetas vivos de Deus em Israel, diz a Acabe que caso ele fosse para Ramote Gileade para lutar contra seus inimigos, ele seria assassinado. Ele faz isso logo após ter recebido uma visão do Senhor sobre o que aconteceria ao profetizar tal visão. Nesse texto há a combinação das duas verdades, isto é, a soberania absoluta de Deus e a responsabilidade humana. Acabe busca desviar a profecia ao se disfarçar e deixar Josafá entrar vestido como o rei. Os soldados sírios tentam matar Josafá, porque acham que ele era o rei de Israel. O texto diz que um homem disparou seu arco ao acaso e atingiu o rei de Israel, e este morreu. O controle de Deus e a providência soberana é nítida. Deus age sobre a situação sem comprometer ou contradizer a liberdade humana daquele homem. Essas duas coisas não são contraditórias. 2. No fim do livro de Atos (27:1ss), Paulo está no naufrágio. Ele diz para o centurião não prosseguir com a viagem, porque, caso eles fossem, haveria grande perda. Após isso, eles estão em uma tempestade e começam a tirar o peso do barco. Um anjo da parte de Deus chega a Paulo e diz para ele não temer, porque Deus salvaria a vida de cada um no barco. Mais tarde, os marinheiros buscam sair do navio. Paulo os vê baixando o bote e se aprontando para sair do navio. Paulo diz que se aqueles homens saíssem, todos morreriam. Deus havia dito que todos viveriam e Paulo disse que se eles saíssem, todos morreriam. Assim, os soldados cortam as cordas daquele bote e os marinheiros não conseguem sair. Dessa maneira, após a tempestade, todos estão vivos e em terra firme. É possível perceber aqui a junção da soberania de Deus e da responsabilidade humana. Paulo sabe que Deus está no controle, mas diz aos soldados que se eles não cortassem aquelas cordas todos morreriam. Há outros textos que ensinam tal verdade, tal como Atos 2 e Atos 4, por exemplo. Pedro está falando com o povo no pentecoste. Mais tarde, quando os cristãos primitivos estão orando em Atos 4, reconhece-se que os ímpios conspiraram para levar Jesus à morte na cruz e que tudo isso estava de acordo com a vontade soberana de Deus (Atos 4:24-28). Deus tinha predeterminado antes de qualquer tempo que aqueles homens de Israel crucificariam o ungido de Deus pelas mãos dos ímpios. Sendo assim, aqueles homens eram culpados de crucificarem o Messias e este era o plano de Deus para a redenção do mundo antes da fundação do mundo. Ao mesmo tempo, Deus é soberano e nós somos responsáveis. Não somos robôs. Nossas ações importam, porque Deus, em sua soberania, escolhe os meios para atingir os seus propósitos. Muitas vezes, nossas escolhas, ações e desejos são os meios que Deus usa para alcançar a sua vontade.

Aniversariantes

Dia 15 Nícolas de Sá Costa, telefone 3202 6542
Dia 15 Norma Santos, telefone 3563 2091.
Dia 15 Sara Cardoso, Silva telefone 3041 1336.
Dia 19 Pedro Silva, telefone 3353 3045.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Código de Disciplina
Capítulo VI
Processo
Seção 10ª — Do processo sumaríssimo perante conselho
Artigo 97
 O Conselho convidará o membro ou oficial da igreja a comparecer à reunião designada para tratar do fato.
Artigo 98 No dia e hora designados, perante o Conselho, o acusado fará suas declarações a respeito da acusação que lhe é imputada, devendo ser interrogado pelos membros do Conselho, a fim de elucidar as declarações feitas.
Artigo 99 Será assegurado ao acusado o direito de defender-se e de pedir investigações sobre fatos que não estejam bem esclarecidos.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de outubro será a direção do Ministério de Discipulado que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Resoluções do Conselho

 

1. O Conselho levanta a questão da troca do piso do salão e da entrada do templo. Para essa tarefa o Conselho decide nomear os presbíteros Roberto e Jorge visando à convocação dos diáconos, para incluí-los nesse trabalho.
2. O Conselho irá ponderar sobre soluções para nova contratação para o posto da secretaria.
3. Foi colocada em pauta a prestação de contas da tesouraria dos meses de julho e agosto de 2013, assunto avaliado pelo Conselho superficialmente por não contar com a presença do tesoureiro.

NAUPA para a Região Centro-Oeste

Congresso Nacional de Adolescentes da Igreja Presbiteriana do Brasil, de 3 a 7 de fevereiro de 2014, em Guarapari, Espírito Santo, no SESC. Inscrições no site www.upa.org.br.

Liderança da 3ª IPT

Reunião com a liderança da 3ª IPT para planejamento de atividades de 2014, no dia 26 de outubro, às 14h.

País de Oração: Islândia

Localização Norte da Europa
Capital Reykjavik
Extensão territorial 103.000 km2
Idioma Islandês
População total 328.290 habitantes
PIB 14.026 milhões de US$
Moeda Coroa islandesa

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados