Boletim Informativo Nº 43/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 23 de outubro de 2011

Uma Esperança Viva
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” 1 Pedro 1:3.

Aqui está um texto que evidencia a viva esperança do cristão. Essa descrição sobre a esperança viva do cristão é um recurso para que se tenha a esperança renovada no coração sempre que ela fora ameaçada. Neste texto, Pedro ensina que a esperança do cristão é viva: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro 1:3). Esta é a maneira como devemos encarar a vida: com esperança viva. Pedro nos ensina também aqui, nesta passagem, como é importante saber enfrentar as situações ameaçadoras. Sendo assim, constitui-se em dever para o crente manter uma viva esperança mesmo quando apanhado de surpresa: “Na Bíblia, esperança não é incerteza ou expressão de desejo, mas uma expectativa confiante de futura bênção, baseada em fatos e promessas.” (BG 1494; 1 Pedro 1:13,21; 3:15). A frase, “viva esperança”, indica caráter imortal e permanente dessa esperança. O propósito solene de Pedro para orientar a viva esperança do cristão é apresentado nesta passagem: vale seu peso em ouro. Conforme diz o texto: “nos regenerou para uma viva esperança” (1 Pedro 1:3). O propósito final da orientação é mostrar que “essa esperança é mesmo imortal e permanente”. Pedro quer também, pelo uso da palavra esperança, revelar que essa é uma palavra chave nesta carta. “Isso é claramente visto em 1 Pedro 1:13,21; 3:15”. Precisamos gostar de hinos sobre o céu e cantá-los de forma animada. Esta santa instrução, vista neste texto do apóstolo Pedro, sobre a esperança viva do cristão traz uma série de lições. Aqui vai se mostrar algumas dessas lições acerca do ensino de Pedro sobre a viva esperança. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu quero enfrentar a vida com uma esperança. O apóstolo Pedro destaca o que precisa estar em apreço: precisamos encarar o nosso viver com esperança. No ensino de Pedro veremos três atitudes relacionadas ao viver esperançoso: em primeiro lugar, o coração da esperança cristã é a nossa comunhão com Deus. Essa é a realidade essencial e eterna da vida espiritual; é disso que trata o céu e, se sou um cristão de verdade, é disso que a minha vida vai tratar desde já. Aqui e agora, a vida espiritual traz alegria, bem como um sentimento de paz e realização que não vem de outro lugar. Em segundo lugar, é um pecado tolo zombar da esperança do céu. C. S. Lewis está correto quando diz que a expectativa contínua da vida eterna não é (como algumas pessoas modernas pensam) uma forma de escapismo ou pensamento positivo, mas uma das coisas que os cristãos devem fazer. Não há razão para nos preocuparmos por causa das pessoas que zombam da esperança do “céu”. Em terceiro lugar, o nosso Deus gracioso empenhou o seu crédito ao nos contar sobre a vida futura. Aquelas promessas acerca do futuro têm o céu como objetivo constantemente. Seria um pecado tolo e insultaria a Deus se não acreditamos.

Aniversariantes
 
Dia 23 Laura Pereira da Silva, telefone 3356 3614.
Dia 23 Walter Miranda Borges, telefone 3561 4634.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 80 O pastor é sempre o representante legal da igreja, para efeitos civis e, na sua falta, o seu substituto.

Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 30 de outubro, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Andréia e Cláudia.
– 3 a 5 anos Soraia.
– 6 a 9 anos Paulinha.
– 10 a 12 anos Eliene.
 
Encontro de Casais 2011
 
A 5ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga realizará nos dias 28, 29 e 30 de outubro um encontro para casais no Hotel Fazenda Mestre Darmas. O tema do encontro é: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece…”. Os preletores serão o reverendo Ricardo e o reverendo Joseilson. Maiores informações pelo telefone 8426 2620, com Ricardo e Giane.
 
A Reforma Protestante Hoje
 
Esse é o tema da 2ª Conferência do Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil, que acontecerá nos dias 26 a 29 de outubro, em Anápolis, GO. Entre os preletores estarão o pastor John Barnett, reverendo Natanael Sallum, reverendo Wilson Santana, pastor Luiz César Nunes, pastor Christopher Marques e o ministro de louvor e pastor Tiago Leite. Maiores informações no site www.seteceb.com.br ou pelo telefone (62) 3318 1088. Participe!
 
Resoluções do Conselho
 
- Recebe-se candidatura do diácono Marcos André de Sales Macêdo Carneiro ao sagrado ministério. O Conselho resolve ouvir o candidato no domingo, dia 2 de outubro de 2011.
- Recebe-se do Centro de Saúde número 5 de Taguatinga a solicitação de uso de sala para realização de trabalho com idosos, às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30. O Conselho resolve conceder, desde que as atividades não sejam realizadas no templo.
- Recebe documento enviado pelo reverendo Elioenai informando a impossibilidade de comparecer a esta reunião. Dá-se conhecimento a este Conselho, que a Junta de Missões nacionais — JMN, aprovou a disponibilidade de recurso para efetivação dos trabalhos da congregação da QSE em janeiro de 2012.
 
Congresso Nacional da Escola Dominical
 
Os crentes presbiterianos reconhecem o valor inestimável da Escola Dominical, que ao longo de gerações tem preparado o povo de Deus dando-lhe sólido conhecimento bíblico. Por esse motivo, a 1ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte realiza nos dias 12 a 15 de novembro este encontro com o tema: “Fortalecendo os Fundamentos”. Serão realizadas oficinas, palestras e exposição da palavra. Maiores informações no site www.primeiraipbh.org.br/ipbhnovo/congressoebd2011/.
 
2º Encontro da Fé Reformada
 
As Confederações Sinodais da UMP, UPH e SAF realizam no dia 29 de outubro, das 9h às 20h, na 1ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia, palestra com o reverendo Fabiano Almeida sobre a cosmovisão reformada, com o tema: “Fé Reformada: Uma Visão Transformadora”. Investimento: R$ 10,00 (incluso material e almoço). Participe!
 
Noite do Pijama
 
A UPA da 3ª IPT realizará no dia 1º de novembro, a partir das 22h30, no salão social, a Noite do Pijama. Na oportunidade será realizada a eleição da diretoria para o próximo ano e comemoração dos aniversariantes do ano. Inscrições até o dia 23 de outubro. Traga seus amigos e participe!
 
Plenária da Mocidade

Neste domingo, dia 23, após o culto vespertino, a UMP fará uma reunião plenária para eleição da diretoria que irá trabalhar no ano de 2012. Todos os membros estão convocados! Desde já, oremos pela eleição. E que Deus abençoe a nossa UMP no próximo ano!

País de Oração: Uruguai

Localização América do Sul
Capital Montevidéu
Extensão territorial 177.414 km2
Idioma Espanhol
População total 3.372.222 habitantes
PIB 31.511 milhões de US$
Moeda Peso uruguaio

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados